Empreendedorismo

11 equipamentos odontológicos essenciais para seu consultório

Equipamentos odontológicos
Os equipamentos odontológicos são aqueles essenciais para a diária clínica do dentista. Dessa forma, são aparelhos que colaboram para o bom funcionamento do consultório, trazem segurança e ajudam no diagnóstico e tratamento dos pacientes. Quando se pensa em montar um consultório ou clínica odontológica, apesar de custoso, os equipamentos odontológicos são indispensáveis para o bom funcionamento do seu estabelecimento.

11 principais equipamentos odontológicos para consultório odontológico

Alguns equipamentos são itens básicos para abrir um consultório odontológico, confira todos eles:

1 – Cadeira odontológica

A cadeira odontológica é o grande destaque de um consultório. Portanto, ela deve apresentar conforto tanto ao paciente quanto ser bastante funcional ao profissional. Hoje, o mercado oferece cadeiras confortáveis e funcionais, com sistema antiesmagamento, braços anatômicos e rebatíveis, além de estofamento sem costuras para facilitar a limpeza. As marcas mais reconhecidas atualmente para este equipamento são Kavo, Dabi Atlante e Gnatus.

2 – Pedal de comando

O pedal de comando é complementar à cadeira odontológica. Portanto, é através dele que o dentista pode acionar funções da cadeira odontológica, controlar a rotação dos instrumentos e do refletor. Ainda, existem duas variações de pedal, o multifuncional e o multifuncional joystick, este último lembra um controle de videogame.

3 – Mesa do equipo

A mesa do equipo é um equipamento complementar à cadeira odontológica. Sendo assim, ela é basicamente, um suporte de apoio de instrumentos integrado à mesa (para seringa tríplice, mangueiras e bandeja), onde há encaixes específicos para cada uma dessas peças. No mercado existem modelos ergonômicos e com encaixe preciso para evitar queda dos instrumentos ao colocá-los nos terminais.

4 – Refletor

O refletor pode ser de lâmpadas de LED ou halógenas. Entretanto, os que utilizam lâmpadas de LED são mais econômicos e não aquecem o campo de trabalho. Os refletores mais modernos utilizam a tecnologia LED+, que usam lâmpadas que não têm luz azul na composição, evitando a polimerização precoce das resinas (feita com LED azul).

5 – Mocho

Os mochos mais adequados para a ergonomia do profissional, são os de estofado confortável, com rodízios e regulagem de altura.

6 – Compressor odontológico

O compressor odontológico é essencial para o funcionamento de alguns equipamentos, sendo ele quem fornece ar comprimido ao jato de profilaxia, sugador e micromotor. Os fabricantes recomendam que o compressor seja colocado em local ventilado, livre de poeira e protegido da umidade. Dessa forma, o Ministério da Saúde sugere instalação em local limpo, ventilado e com espaço livre de ao menos 30 centímetros, em uma área de ambiente seco, para evitar contaminações. A localização do compressor é importante para evitar a contaminação, que pode acontecer por poluição do ar atmosférico, umidade, dióxido e monóxido de carbono e outros gases contaminantes. Isso se deve, pois, é essencial que o ar produzido sob pressão seja puro, livre de impurezas e seco. Normalmente, este equipamento fica em um espaço designado somente para o funcionamento do mesmo, distante da sala clínica devido ao ruído, em torno de 60 decibéis. Entretanto, durante a escolha do compressor, é ideal optar pelo sem óleo, pois a substância pode contaminar o ar comprimido e desgastar os aparelhos.

7 – Fotopolimerizador

O fotopolimerizador é utilizado em restaurações diretas e indiretas, colagem de braquetes e acessórios ortodônticos. Dessa maneira, o mesmo emite onda na cor azul, de comprimento entre 395 nm e 480 nm, ativando os compostos da resina, endurecendo-os e fixando-os no dente. Na prática, ele transforma o que é líquido em massa. Dessa forma, por ser utilizado em muitos procedimentos odontológicos, o fotopolimerizador deve ser uma das primeiras compras para o seu consultório. No mercado, é possível encontrar diversos modelos e marcas, com diversas faixas de preço. As marcas mais famosas são Valo e Bluephase. O Fotopolimerizador Valo Cordless Bivolt possui LED de alta eficiência e polimeriza todos os materiais dentários, deixando-os resistentes a riscos e duráveis. O aparelho faz fotoativação de 3 a 20 segundos.

8 – Autoclave odontológica

A autoclave é utilizada para realizar a esterilização de instrumentais. A mesma trabalha com vapor sob pressão. Ao abrir um consultório é necessário se atentar as regulamentações, pois a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a utilização de estufa, pois exige um longo período de esterilização, o que pode comprometer a desinfecção e ser um risco. Além dessa, várias outras recomendações são feitas.

9 – Aparelho de raio-x odontológico

As radiografias odontológicas colaboram para um diagnóstico mais preciso, sendo assim, o aparelho de raio-x é um dos equipamentos mais utilizados na odontologia. Os melhores equipamentos de raios-x são os de coluna móvel, com braço articulável, que permitem fácil posicionamento. Além disso, apresentam controle do tempo de exposição, resultando em radiografias de qualidade e tempo de exposição exata. Com o aparelho de raio-x odontológico, é possível a realização de radiografias periapicais e interproximais. A radiografia periapical permite a visualização detalhada de um dente ou de um pequeno grupo de dentes, da coroa até a raiz. Já a interproximal, mostra imagens de dentes inferiores e superiores. É por ela que se identifica, com mais facilidade, cáries entre os dentes.

10 – Câmara escura

A câmara escura é utilizada para revelação de radiografias periapicais e interproximais. São portáteis e de revelação manual. Sedo assim, é um equipamento de manuseio simples, não oferece risco ao operador e nem utiliza energia elétrica.

11- Ultrassom / jato de bicarbonato

É um aparelho que faz profilaxia, através da remoção das placas bacterianas. É indicado também para remoção de pinos, coroas, dentre outras funções. Este equipamento é muito utilizado para remover tártaro supragengival, subgengival e região interdental, limpar o canal radicular, condensar guta-percha, abrir e alargar canais calcificado, remover pinos e de instrumentos fraturados, limpar o canal e remover o tecido cariado na região interdental.

Qual instrumento odontológico tem o valor mais elevado?

O item mais custoso para a montagem do consultório odontológico é o chamado equipo odontológico. Esse equipamento é formado por diversos itens essenciais no consultório. Dessa forma, esse equipamento é composto pela cadeira odontológico, refletor, unidade auxiliar, seringa tríplice, saídas de ar de baixa geração, cuspideira, sugadores e controle manual ou um pedal.

Importância de equipamentos odontológicos de qualidade

Investir em equipamentos de boa qualidade é essencial para abertura de um consultório odontológico. Sendo, o investimento destes garante a ergonomia necessária para evitar dores ou problemas que podem surgir por motivos repetitivos ou posturas inadequadas.

Ainda, a qualidade dos equipamentos garante conforto e confiança para os pacientes.

Como adquirir equipamentos odontológicos gastando menos?

Procurar equipamentos com bom custo-benefício é o segredo para abrir um consultório odontológico gastando menos.

Alguns profissionais costumam buscar por equipamentos seminovos por um bom preço. Entretanto, é importante lembrar que a qualidade do item vem em primeiro lugar, devendo sempre procurar equipamentos usados, mas em perfeitas condições.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.