Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Empreendedorismo

Os 14 melhores Aplicativos Odontológicos em 2024

aplicativo odontologia

A odontologia vem passando por uma revolução tecnológica. Com a popularização dos smartphones e o avanço dos aplicativos odontológicos, temos hoje um poder enorme na palma da mão. Vários aplicativos com diferentes funcionalidades podem nos ajudar e nos impulsionar a ir além dos métodos tradicionais.

Antes de começar, vale ressaltar que os melhores softwares odontológicos possuem versões exclusivas para dispositivos móveis e esse é um bom critério a se considerar quando for escolher o seu software. Um software odontológico que, hoje, não disponibiliza uma versão mobile nativa, provavelmente está um passo atrás dos demais.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Nesse artigo vamos abordar aplicativos odontológicos que fazem parte de softwares odontológicos maiores e também aplicativos independentes, que podem facilitar a vida do dentista e de seus pacientes.


Trataremos exclusivamente de aplicativos de celular, caso vocês esteja procurando aplicativos de gestão no geral, recomendo verificar nosso artigo sobre os melhores softwares odontológicos em 2024.

1 – Codental

Aplicativo odontológico Codental
Aplicativo Odontológico do Codental

O aplicativo odontológico do Codental, disponível tanto para iPhone quanto para Android, é parte do ecossistema do software odontológico que a empresa disponibiliza.

Ao adquirir o software, você pode também utilizar o aplicativo para celular, muitos usuários do Codental utilizam somente o aplicativo, principalmente pela praticidade e simplicidade que ele oferece.

O Codental é um software odontológico de gestão de consultórios e clínicas, você controla tudo, agendamentos, financeiro, prontuários e todo o resto.

O aplicativo se destaca principalmente pela facilidade de uso, é possível agendar uma consulta em poucos passos. A interface é bem elaborada, com horários pré-definidos de consulta, possibilidade de adicionar observações e de enviar lembretes automáticos para o paciente não esquecer.

Mesmo sem experiência nenhuma com a utilização de aplicativos odontológicos, qualquer usuário consegue trabalhar com ele, a interface limpa e direta facilita bastante o uso.

Além de agendar consultas, você também pode bloquear a agenda com algum compromisso.

Uma função super interessante que oferecem é a exibição do horário livre disponível entre uma consulta e outra na agenda, simplesmente fantástico.

Até agora, falamos só da agenda, mas esse aplicativo também disponibiliza o prontuário de seus pacientes para consulta. Por meio de uma busca, é possível escolher o paciente e ter acesso a uma série de informações, além de poder adicionar evoluções, consultar débitos, abrir o WhatsApp com um clique para conversar com o paciente (função super necessária hoje em dia) e anexar fotos ao prontuário. Essa parte das fotos merece destaque, pois o aplicativo abre a câmera do celular e permite que a foto seja diretamente tirada e anexada ao prontuário de um jeito super simples.

O Codental disponibiliza planos a partir de R$ 79,90 mensal e pode ser uma boa opção para quem busca melhorar a gestão e organização do seu consultório.

2 – Dental Drugs

Aplicativo odontológico Dental Drugs
Aplicativo Dental Drugs

Aplicativo muito útil no dia-a-dia dos dentistas, facilita o acesso a 90 medicamentos prescritos mais comuns na odontologia, com instruções e precauções relevantes. Além disso, ele também fornece uma calculadora de anestésicos dentários e protocolos de gerenciamento de emergências. 

Não é necessário internet para acessá-lo, garantindo maior segurança ao profissional caso precise de uma informação rapidamente. Entretanto, este aplicativo está disponível somente em inglês.

Outra vantagem é por se tratar de um aplicativo gratuito.

Está disponível tanto para iPhone quanto para Android.

3 – Pro Doctor Medicamentos: Bulas

Aplicativo odontológico Pro Doctor Medicamentos
Aplicativo Pro Doctor Medicamentos: Bulas

Este App também busca auxiliar na pesquisa de medicamentos, contem bulas e informações de referência para genéricos e similares.

Os medicamentos estão categorizados tanto pelo nome original como pelo comercial, além disso, ele disponibiliza diversos laboratórios que comercializam essas medicações.

Diferentemente do anterior, o App está disponível em português e apresenta uma base de dados muito abrangente, com os medicamentos aprovados pela ANVISA e uma base de informações atualizada constantemente. 

No aplicativo existe a possibilidade de criar perfis, sendo assim, profissionais da saúde conseguem acesso exclusivo a bula do profissional, conseguem solicitar revisões e também adicionar medicamentos em uma lista de favoritos. Por outro lado, um ponto negativo está na necessidade constante de conexão à internet para utilizá-lo.

Disponível para iPhone e Android

4 – Easy Odonto Para Dentistas

Aplicativo odontológico Easy Odonto
Easy Odonto – Consulta de medicamentos

Um aplicativo criado por um dentista, direcionado exclusivamente a odontologia, este é o Easy Odonto. Ele oferece a consulta a medicamentos de forma completa, incluindo apresentação, características, indicações, interações medicamentosas e modo de usar. E ainda, para facilitar a pesquisa, os medicamentos são separados em antifúngicos, antivirais, anti-inflamatórios, antibióticos, analgésicos e corticoides. 

Somado a essa função, o App também oferece auxilio na interpretação de exames laboratoriais, como hemogramas, função renal e hepática, etc. Ainda apresenta protocolos odontológicos, CID-10 completo. Uma característica que vale ressaltar é o fato de não precisar de internet para funcionar.

Algumas áreas do aplicativo, como a relação de antivirais, analgésicos, antibióticos, dentre outros, está disponível somente para pagantes do plano Pro, onde o valor é a partir de R$ 9,90 por mês.

Disponível somente para iPhone.

5 – CID-10 Odontologia

Aplicativo odontológico CID-10
Aplicativo CID-10 – Consulta de referência

Um guia prático e rápido direcionado para dentistas e estudantes, a fim de auxiliar a consulta de todos os códigos internacionais de doenças relacionadas a odontologia e estomatologia. 

O app possui um campo de pesquisa, onde você pode encontrar facilmente o código da doença. Funciona sem a necessidade de conexão com a internet.

É totalmente gratuito e apresenta uma interface bem simples. Disponível somente para iPhone.

6 – BoneBox Imagens 3D

Aplicativo odontológico BoneBox
Aplicativo BoneBox

Esta é uma ferramenta de educação médica 3D em tempo real, com modelos detalhados da anatomia dentária. Com essa visualização na palma da mão, tanto o profissional quanto estagiários e estudantes podem utilizá-lo para analisar a anatomia e ter uma melhor visualização das raízes dos dentes.

Trata-se da ferramenta perfeita também para o dentista utilizar para mostrar aos seus pacientes em detalhes o procedimento que será realizado.

Infelizmente não disponibiliza uma versão totalmente em português. Está disponível para Android e iPhone.

7 – Atlas Odontologia

Aplicativo odontológico Atlas Odontologia
Aplicativo Atlas Odontologia

Ainda com objetivo de auxiliar na visualização da estrutura dentária, esse App oferece uma coleção completa de imagens odontológicas de alta qualidade, muito utilizado para prática diária ou apresentações. 

Outro benefício deste aplicativo é que ele permite enviar as imagens por e-mail. Porém, ainda não possui a opção de idioma em português.

Está disponível tanto para iPhone quanto para Android.

8 – Dental Trauma

Aplicativo odontológico Dental Trauma
Aplicativo Dental Trauma

Um aplicativo avaliado com 5 estrelas, cujo objetivo é auxiliar profissionais e estudantes de odontologia no diagnóstico e condutas de traumas dentais. 

9 – RadioXtudy

Aplicativo odontológico RadioXtudy
Aplicativo RadioXtudy

Este aplicativo odontológico foi criado para auxiliar estudantes e profissionais recém-formados da odontologia na interpretação radiográfica.

Ele apresenta um design organizado, direto e funcional, dividindo os assuntos de maneira didática, segmentados em: anatomia, patologia e alterações dentárias. 

Além disso, para auxiliar ainda mais o estudo, o app conta com uma área interativa entre os usuários e exercícios de fixação do conteúdo estudado.

Disponível para iPhone e Android.

10 – iDent – Cursos de Odontologia

Aplicativo odontológico iDent Cursos
iDent – Plataforma de cursos

É um aplicativo odontológico direcionado para estudantes e profissionais que buscam se atualizar na odontologia. Possui mais de mil cursos online, com acesso ilimitado, certificados e novos cursos toda semana. 

Possui conteúdo do ciclo básico e aulas de carreira e mercado direcionado para estudantes, cursos com protocolos de uso de materiais e técnicas de procedimentos para dentistas clínicos e também conteúdo direcionado para diferentes especialidades da odontologia. Vale a pena conferir.

Disponível para Android e iPhone.

11 – Bucal App

Aplicativo odontológico Bucal
Aplicativo Bucal App

O Bucal App tem objetivo de facilitar os passos necessários para um diagnóstico correto, reforçando a correta anamnese do paciente, o cuidado do exame físico e listando os possíveis diagnósticos com base na propedêutica clínica. Contudo, vale pontuar que o App não se coloca como substituo dos compêndios de Estomatologia e Patologia Bucal, somente se propõe a facilitar e orientar o entendimento de alterações da boca.

12 – Brush DJ

Aplicativo odontológico Brush DJ
Aplicativo Brush DJ

Com uma proposta diferente dos demais aplicativos, o Brush DJ é um App vencedor de vários prêmios, adequado para todas as faixas etárias e, conforme a descrição, recomendado no National Health Service (NHS).

Ele possui um temporizador de escova de dentes que reproduz 2 minutos de música para que a escovação se torne mais divertida, principalmente para as crianças.

Este app pode ser uma ótima opção para profissionais especializados em odontopediatria.

13 – Endo 10

Aplicativo odontológico Endo 10
Aplicativo Endo 10

O aplicativo conta com informações para auxiliar o diagnóstico e planejamento endodôntico. Ele permite que estudantes e dentistas coloquem a anamnese, exame clínico e radiográfico realizados, e, depois de um questionários, oferece uma opção de diagnóstico e conduta. 

O App possui avaliação 5 estrelas no App Store e pode ser uma ótima opção para estudos e auxílio para confirmação de diagnósticos. 

14 – Ilustrações dentárias

Aplicativo odontológico Ilustrações Dentárias
Aplicativo Ilustrações Dentárias

Um aplicativo criado para que dentistas possam mostrar como determinados procedimentos são realizados. Uma enorme coleção de imagens em 3D de procedimentos dentários classificadas por grupos, todos muito bem organizados.

Fácil de usar e muito conveniente, ajuda os dentistas que, até hoje, desenham no papel quando precisam explicar a seus pacientes o processo que será realizado durante o tratamento.

Para ter acesso a tudo é necessário adquirir o plano pago. Disponível tanto para iPhone quanto para Android.

Aqui vale uma ressalva, na App Store esse aplicativo se chama Dental 3d Ilustrations, mas na Google Play é possível encontrá-lo com o nome de Ilustrações Dentárias.

Outros Aplicativos odontológicos [Bônus]

Aplicativo negatoscope: É um App para dentistas que ajudam em casos de emergência. Ele Substitui o negatoscópio quando estiver analisando uma imagem radiográfica. É só posicionar a radiografia sobre o smartphone. Disponível para iOS e Android

Dudu App: Um aplicativo destinado a fotografias odontológicas. Nele você pode padronizar as imagens e categorizar, com vários recursos que ajudam você a registrar e organizar a galeria. Disponível para iOS e Android.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.