Tratamentos odontológicos

Preenchimento labial: saiba tudo sobre essa tendência

Preenchimento labial

O preenchimento labial é umas das técnicas de HOF, e nos últimos anos tem aumentado a procura dos pacientes para a realização desse procedimento, motivados por pessoas na mídia que o realizam e divulgam os resultados em suas redes sociais.

Dessa forma, preparamos esse texto, com tudo que você precisa saber sobre preenchimento labial, assim como valores, tempo de duração e muito mais. Confira!

O que é preenchimento labial?

O preenchimento labial consiste em uma técnica onde se realiza a aplicação de uma substância para o preenchimento dos lábios, gerando mais volume nessa região. Ainda, esse procedimento pode ser realizado para hidratar, delinear os contornos dos lábios e dar projeção a eles.

Esse procedimento é considerado bem simples e minimamente invasivo. Entretanto, recomenda-se que o paciente tenha mais de 18 anos, e caso contrário, deve possuir autorização dos responsáveis.

Sendo assim, o preenchimento labial visa destacar e realçar as belezas dos lábios dos pacientes, conferindo maior simetria, conforme as características e objetivos do paciente, assim como, minimizando os efeitos do envelhecimento ao redor da boca e garantindo maior harmonização facial.

Como se realiza o preenchimento dos lábios?

Primeiramente, antes de realizar o procedimento, é necessário efetuar uma análise criteriosa dos lábios do paciente. Dessa forma, se faz possível analisar as proporções faciais, assim como, garantir que o aumento dos lábios irá gerar maior harmonia ao rosto. Entretanto, em muitos casos, apenas a definição do contorno dos lábios basta para atingir as expectativas do paciente.

Após a análise, é efetuada a aplicação do produto de preenchimento. Geralmente, o produto utilizado é o ácido hialurônico, pois é biocompatível e menos arriscado para o paciente. Inicialmente, é utilizado 1 ml do produto, visando evitar exageros, ou o chamado “bico de pato”.

Em seguida, se injeta o produto cuidadosamente e massageia com delicadeza, para conseguir um resultado estético agradável.

Um ponto importante a ressaltar, é que caso o paciente deseje uma boca maior após o procedimento, o ideal é esperar que o inchaço pós-procedimento desapareça por completo, pois o preenchimento gradativo fica mais bonito e natural.

Quanto tempo dura o preenchimento labial?

O preenchimento labial dura uma média de seis meses até um ano e meio, variando de pessoa para pessoa. Como o ácido hialurônico é uma substância que realiza o efeito de estimular o colágeno na região, os resultados podem permanecer no corpo por até três anos.  

Dessa forma, como não é um procedimento definitivo, se faz necessário a manutenção do preenchimento com aplicações periódicas.

Quais os cuidados necessários para a saúde dos lábios após o procedimento?

Alguns cuidados são necessários para manter a saúde dos lábios e prolongar o resultado do preenchimento labial. Dessa forma, é necessário orientar os pacientes com os devidos cuidados:

  • Uso de hidratante labial: a utilização de hidratante labial vai auxiliar no combate ao ressecamento, além de manter os lábios com aspecto mais lisa e jovial.
  • Visitas regulares ao dentista: é fundamental orientar o paciente a necessidade de retorno, para realizar uma avaliação da face, e se tudo está caminhando da forma adequada.
  • Aplicação de protetor labial: Os lábios, assim como nossa pele, sofrem com a exposição ao sol. Dessa forma, deve-se recomendar ao paciente a utilização de protetor labial com proteção (FPS) de no mínimo 30.

Recuperação do preenchimento labial

A recuperação do preenchimento labial é simples, não exigindo repouso após o procedimento. Entretanto, é normal o paciente observar inchaço na região de aplicação até 48 horas após a sessão, podendo aliviar esse sintoma com bolsa de gelo no local.

Quanto tempo aparecem os resultados do preenchimento labial?

Os resultados aparecem em alguns dias após a sessão, devendo as expectativas do paciente serem avaliadas com o dentista antes de realizar o procedimento. Dessa forma, é necessário ser sempre franco com o paciente sobre os resultados, e que mesmo que se tenha uma celebridade como inspiração, se faz necessário manter determinada proporção dos lábios com o restante da face.

Vantagens do procedimento

Uma das principais vantagens do preenchimento labial é corrigir as imperfeições labiais. Dessa forma, a técnica promove mudanças sutis nos lábios, levando a uma aparência agradável e natural.

Além disso, esse preenchimento melhora a estética facial de maneira geral, deixando os lábios mais proporcionais a face, podendo promover uma harmonização facial completa, com apena um procedimento.

Outra vantagem muito importante do procedimento, é possuir rápida aplicação, variando entre 30 e 60 minutos. Ainda, além de apresentar resultados efetivos, permite uma rápida recuperação.

Tipos de preenchimento nos lábios mais utilizados

O tipo de preenchimento labial é classificado conforme a duração dos efeitos do procedimento. Portanto, os tipos mais comuns são:

  • Temporários: é o tipo mais recomendado, onde o dentista efetua o preenchimento com ácido hialurônico, material que não possui efeitos colaterais aos pacientes. Entretanto, a gordura autógena, aquela retirada do próprio corpo que será efetuada aplicação, também pode ser utilizada.
  • Semipermanentes e permanentes: são técnicas que utilizam produtos feitos com substâncias sintéticas, como silicone, PMMA e hidrogel. Entretanto, esses dois preenchimentos são desaconselhados como preenchedores, pois não são naturalmente absorvidos pelo corpo, podendo causar inflamações crônicas, reações inflamatórias, podendo levar a necrose da região. Além disso, apesar de momentaneamente o procedimento com essas substâncias aparentar normalidade, as reações adversas podem se manifestar tardiamente.

Contraindicações do preenchimento labial

Apesar de ser um procedimento simples, algumas condições levam a contraindicação do preenchimento labial. São elas:

  • Portadores de doenças autoimunes;
  • Gestantes;
  • Pacientes oncológicos;
  • Pessoas com herpes ou feridas nos lábios;
  • Alérgicos aos componentes utilizados.     

Valores do preenchimento labial?

Vários são os fatores que irão variar os valores do preenchimento labial. Dentre eles, o propósito da aplicação, tipo de substância utilizada e a quantidade do produto que será utilizado.

Ainda, outros fatores como a região, técnica utilizada, dentista e clínica odontológica escolhida irão impactar nos preços. Sendo assim, precificar esse procedimento requer uma análise de múltiplos fatores.

Entretanto, utilizar matérias de procedência garantida, assim como investir em qualificação se faz necessário tanto para a segurança dos pacientes, como para o sucesso e retorno financeiro do profissional a médio e longo prazo.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.