Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Procedimento Estético

Harmonização orofacial (HOF): tudo que você precisa saber!

Harmonização orofacial HOF

Atualmente a harmonização orofacial (HOF), vem conquistando cada vez mais espaço no mercado odontológico, sendo criado diversos cursos e técnicas de aprimoramento. Com a crescente exponencial dos procedimentos de harmonização orofacial, a área vem se mostrando um excelente nicho de negócio para cirurgiões dentistas e se tornando cada vez mais acessível à população em geral.

O que é a harmonização orofacial (HOF)?

A harmonização orofacial — HOF, consiste em uma série de procedimentos que visam melhorar as proporções faciais, promovendo maior simetria do rosto, reduzindo os sinais de envelhecimento e valorizando pontos específicos. Entretanto, esses procedimentos não se relacionam apenas com questões estéticas, podendo melhorar questões funcionais, promovendo maior qualidade do sono e relaxamento facial prolongado.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Após o Conselho Federal de Odontologia (CFO) ter emitido as resoluções 176/2016 e 198/2019, os cirurgiões-dentistas ficaram autorizados a aplicar toxina botulínica e ácido hialurônico em pacientes, fazendo com que a HOF, área direcionada a estética facial, se tornasse uma área de grande interesse da odontologia.

Mas como funciona a harmonização orofacial — HOF?

Primeiramente é necessária uma consulta com o dentista, para ser avaliado cuidadosamente todas as estruturas da face, sorriso e arcaria dentaria e, principalmente, procurar entender sobre as queixas e necessidades do paciente, efetuando uma anamnese completa. Após a avaliação, é possível entender o que será necessário para realizar a harmonização do rosto, elaborando um plano personalizado, trabalhando sempre com a união entre procedimentos estéticos faciais e dentários.

É importante ressaltar a importância da aptidão do profissional antes de realizar algum dos procedimentos em pacientes, se fazendo necessário a busca por especializações na área.

Quais são os principais procedimentos da HOF?

Vários são os procedimentos realizados na harmonização orofacial, e sua escolha dependerá da necessidade de cada paciente. Veja quais são os principais procedimentos:

Toxina botulínica

Muito conhecida pelos pacientes como “Botox”, está entre os principais procedimentos da HOF, e consiste na aplicação dessa neurotoxina por via intramuscular, inibindo a liberação de acetilcolina (responsável pela contração muscular). Uma vez que o músculo não recebe estímulo para contração, ocorre a paralisação da musculatura, evitando a formação de rugas.

É um procedimento utilizado de maneira corretiva ou preventiva, sendo combinado com outros procedimentos para um resultado mais satisfatório.

Ácido hialurônico

A princípio o preenchimento com ácido hialurônico é aplicado com o intuito de devolver o volume perdido em determinada área, que em conjunto, promove uma hidratação profunda na região. Pode ser utilizado para tratamento de assimetrias faciais e também para fins estéticos, como o preenchimento labial, por exemplo.

Bioestimuladores

Os bioestimuladores têm a função de estimular a produção de colágeno no organismo, reposição de volume e diminuição de flacidez a longo prazo. Eventualmente indicado após os 30 anos, possui diversas maneiras de aplicação, utilizando-se hidroxiapatita de cálcio ou fios de PDO, por exemplo.

Microagulhamento com dermaroller

Tem como principal objetivo melhorar a textura da pele, suavizando manchas e rugas mais finas. No procedimento são utilizadas dezenas de micro agulhas, de até dois milímetros de comprimento, acopladas em rolinhos que deslizam na área a ser tratada. Os ativos utilizados podem ser a base de ácido hialurônico, vitamina C, clareadores para pele, entre outros.

Bichectomia

Procedimento cirúrgico que consiste na remoção do tecido adiposo presente na mucosa jugal, também chamado de Bola ou Gordura de Bichat. O procedimento ganhou destaque na harmonização, pois possui a finalidade de estreitar o rosto, melhorando a estética facial em algumas situações. A maioria dos resultados são sutis e devem ser combinados com outros procedimentos para resultados mais satisfatórios, como preenchimento de malar ou bioestimuladores de colágeno.

Lipo Enzimática de Papada

É um procedimento de harmonização orofacial que visa a diminuição da gordura submentual leve à moderada. É feito com micro injeções, utilizando ácido deoxicólico, que consiste em uma enzima capaz de romper as membranas das células de gordura, levando-as a morte. Um de seus benefícios é a morte celular da gordura, que irá impedir o retorno da papada, reaparecendo apenas se ocorrer ganho excessivo de peso.

Como foi possível observar, a harmonização orofacial tem vários protocolos e formas de aplicação, além de ser uma área crescente na odontologia. A utilização dos procedimentos pode ocorrer de maneira associada, sendo sempre necessário atenção as expectativas e necessidades do paciente diante aos possíveis resultados dos procedimentos.

Para isso, você deve estar preparado para oferecer qualidade, segurança e modernidade aos pacientes.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.