Procedimento Estético

Lentes de resina: tudo que você precisa saber!

lentes de resina

As lentes de resina são uma alternativa rápida e com resultados estéticos próximos à versão em porcelana. Ela é indicada para a correção da cor e forma dos dentes em várias situações sem necessitar desgastar os dentes. 

Essa técnica une a praticidade e a versatilidade plástica das resinas, pois elas possuem uma maior resistência a fraturas e ao amarelamento. Além disso, estes materiais resinosos trazem ainda como vantagens a facilidade na hora de realizar o reparo, além de possuir um valor mais acessível. 

Nesse artigo vamos te mostrar algumas curiosidades sobre as lentes de resina, veja:

O que é uma lente de resina?

As lentes de resina são finas camadas de resina composta, feitas sobre o dente, em uma única sessão sem a necessidade do uso de prótese, como acontece com as lentes de porcelana. Portanto, apesar das camadas serem finas, as resinas possuem propriedades que garantem maior resistência e um melhor resultado estético em virtude do brilho obtido por meio do processo de polimento. 

Além disso, as lentes de resina possuem a finalidade de devolver a estética de dentes escurecidos, corrigir imperfeições, corrigir espaços entre dentes separados, mal posicionados, manchados e quebrados. Dentre todas as vantagens da lente de resina, uma se sobressai: essa técnica na maioria das vezes não necessita de desgaste da estrutura dentária.

Como é feita a lente de contato dental em resina? 

A lente em resina é um tipo de faceta dentária que não necessita da realização de uma prótese dentária para ser confeccionada, sendo geralmente realizada em apenas uma única consulta. A técnica consiste em aplicar camada a camada sobre a superfície estética e visível dos dentes, e esse recurso é utilizado para reproduzir cores e transparências presentes em dentes naturais.

Iniciamos esse procedimento realizando a limpeza dos dentes, e logo após o uso de um agente químico que visa aumentar a aspereza da superfície dentária previamente à aplicação de adesivos que vão construir as camadas de resina. Feito isso, um delicado polimento confere texturas e brilhos semelhantes aos dentes naturais. O que vai aumentar a resistência ao amarelamento ou escurecimento por alimentos ingeridos, ou uso de escovas dentárias inapropriadas.

A técnica para confecção deste tipo de faceta dentária é semelhante à utilizada em restaurações dentárias em resina. As diferenças, entretanto, são vistas no uso de materiais resinosos mais específicos para o tratamento. Além do uso de dispositivos de simulação e controle de forma durante a realização do tratamento, deixando um aspecto mais natural.

Quem pode colocar as lentes de resina?

Qualquer pessoa que tenha completado o desenvolvimento ósseo facial, ou seja, tenha finalizado o crescimento dentário. Geralmente, isso vai ocorrer por volta dos 18 anos. Além disso, para ter a certeza que os dentes do seu paciente são permanentes, é necessário solicitar alguns exames de imagem para avaliar a possibilidade de realização do procedimento.

Quanto tempo duram as lentes de resina? 

A durabilidade das lentes de resina vai depender de fatores como a qualidade do material utilizado e da observação quanto às contra indicações. Além disso, condições como bruxismo severo podem acarretar a um desgaste no dente e podem causar até fratura nos dentes com a lente.

Ainda são recentes os estudos sobre a durabilidade da técnica de faceta em resina e ainda não há uma média de tempo estimado. Porém, atualmente acredita-se que estes dispositivos, tem duração semelhante à restauração dentária comum realizada com o mesmo material.

É importante ressaltar que indique seu paciente a realizar uma limpeza a cada seis meses mais ou menos para evitar problemas secundários. Além de efetuar o polimento das lentes de resina para ativar o brilho, aumentando a durabilidade da lente de resina.

Qual o valor de lentes em resina?

Os valores das facetas de resina são bastantes variáveis. Isso porque aí depender do tratamento necessário, exames solicitas e dos diferentes tipos de arcadas dentárias.

Mas, além de tudo já citado, valor para colocar uma faceta também irá variar conforme o tipo do material utilizado. O preço pode ir de R$ 200 a R$ 700 para cada lente de resina.

Quais os cuidados necessários para com as lentes de resina?

Para que as lentes de resina durem o melhor tempo possível, é necessário que o paciente siga as instruções quanto aos cuidados que deve ter, sendo eles:

  • Higiene bucal completa e adequada;
  • Escovação de 2 a 3 vezes ao dia – com uma escova de cerdas macias, movimentos suaves e creme dental pouco abrasivo;
  • Uso diário do fio dental;
  • Bochecho com enxaguante bucal (caso você indique);
  • Evitar comer alimentos e bebidas muito pigmentadas ou ricas em açúcar;
  • Controlar hábitos parafuncionais – como roer unhas e morder objetos;
  • Não abrir embalagens com os dentes;
  • Não fumar;
  • Realizar visitas periódicas ao seu consultório para avaliar se a lente de resina possui boas condições;

Vantagens e indicações do uso de lentes de resina

Lentes de resina

Dentre as vantagens e objetivos da lente de resina já citados, duas são as que mais influenciam o paciente na escolha do tratamento da lente de resina: 

 Rapidez no tratamento: na maioria das vezes é possível fazer todo o tratamento em consulta única. Enquanto nas lentes de contato dentais de porcelana, é preciso esperar alguns dias até que seus novos dentes sejam produzidos em um laboratório de prótese dentária.

Tratamento mais em conta: Por não precisar de serviços externos, como a confecção de uma prótese, por exemplo, o tratamento com as lentes de contato de resina costuma ser mais vantajoso na questão financeira do tratamento.

Além disso, as lentes de resina são indicadas para:

  • fechamento de diastemas (espaços entre dentes);
  • correções na cor e forma dos dentes;
  • recuperar pequenos desgastes dentários;
  • harmonização do sorriso.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.