Empreendedorismo

Aplicativo odontologia: 14 aplicativos que você precisa conhecer

aplicativo odontologia

Atualmente os aplicativos nos smartphones estão presentes em praticamente todas as ações do dia a dia, auxiliando e facilitando tudo com poucos cliques. Nesse ponto de vista, na área da odontologia não seria diferente! Ter aplicativo direcionado para área da odontologia, pode auxiliar os profissionais com acesso a informações na palma da mão a qualquer momento. 

Sendo assim, para auxiliá-los, este artigo traz diversos aplicativos que auxiliam dentistas de diversas maneiras, além de aplicativos que o profissional pode indicar para estagiários e pacientes. 

14 aplicativos para odontologia que todo dentista precisa conhecer: 

1. Dental Drugs:

É um aplicativo muito útil no dia a dia dos dentistas, pois facilita o acesso a 90 medicamentos prescritos mais comuns na odontologia, com instruções e precauções relevantes. Além disso, ele também fornece uma calculadora de anestésicos dentários e protocolos de gerenciamento de emergências. 

Não é necessário internet para acessá-lo, garantindo maior segurança ao profissional caso precise de uma informação rapidamente. Entretanto, este aplicativo está disponível somente em inglês.

2. Pro Doctor Medicamentos: Bulas

Este app também busca auxiliar na pesquisa de medicamentos, suas bulas e informações sobre medicamentos de referência, genéricos e similares. Diferentemente do anterior, o app está disponível em português e apresenta uma base de dados muito abrangente, com os medicamentos aprovados pela ANVISA e atualizada constantemente. 

Dentro do app existe a possibilidade de criar perfis, sendo assim, profissionais da saúde conseguem acesso exclusivo a bula do profissional, conseguem solicitar revisões e também adicionar medicamentos em uma lista de favoritos. Por outro lado, um ponto negativo deste app está na necessidade de conexão à internet para visualizá-lo. 

3. Easy Odonto:

Um aplicativo criado por um dentista, direcionado para odontologia, este é o Easy Odonto. Ele oferece a consulta a medicamentos de forma completa, incluindo apresentação, características, indicações, interações medicamentosas e modo de usar. E ainda, para facilitar a pesquisa, os medicamentos são separados em antifúngicos, antivirais, anti-inflamatórios, antibióticos, analgésicos e corticoides. 

Somado a essa função, o app também oferece auxilio na interpretação de exames laboratoriais, como hemogramas, função renal e hepática, etc. Ainda apresenta protocolos odontológicos, CID-10 completo e tudo off-line, ou seja, não necessita internet. 

4. CID-10 Odontologia 

Um guia prático e rápido direcionado para dentistas e estudantes, a fim de auxiliar a consulta de todos os códigos internacionais de doenças relacionadas a odontologia e estomatologia. 

O app possui um campo de pesquisa que facilita a pesquisa, sendo possível achar o código em poucos cliques e em segundos, além de ser gratuito e não necessitar internet para conectar. 

5. Endo 10

O aplicativo conta com informações para auxiliar o diagnóstico e planejamento endodôntico. Ele permite que estudantes e dentistas coloquem a anamnese, exame clínico e radiográfico realizados, e, depois de um questionários, oferece uma opção de diagnóstico e conduta. 

O app possui avaliação 5 estrelas no APP Store e pode ser uma ótima opção para estudos e auxílio para confirmação de diagnósticos. 

6. BoneBox

Esta é uma ferramenta de educação médica 3D em tempo real, com modelos detalhados da anatomia dentária. Com essa visualização na palma da mão, o profissional e estagiários estudantes podem utilizá-lo para estudar a anatomia e ter uma melhor visualização das raízes dos dentes.

E ainda mais, o dentista pode utilizar esse app para mostrar aos seus pacientes, ajudando-os a entender procedimentos, por exemplo. 

7. Atlas Odontologia:

Ainda com objetivo de auxiliar na visualização, esse app oferece uma coleção completa de imagens odontológicas de alta qualidade, muito utilizado para prática diária ou apresentações. 

Outro benefício deste aplicativo é que ele permite enviar as imagens por e-mail, facilitando ainda mais algumas situações ou apresentações. Porém, ainda não possui a opção de idioma em português.

8. Dental Trauma:

Um aplicativo avaliado com 5 estrelas, cujo objetivo é auxiliar profissionais e estudantes de odontologia no diagnóstico e condutas de traumas dentais. 

9. RadioXtudy

Este aplicativo foi criado para auxiliar estudantes e profissionais recém-formados da odontologia na interpretação radiográfica. Ele apresenta um design organizado, com as funções direta e funcionais, dividindo os assuntos de maneira didática, em: anatomia, patologia e alterações dentárias. 

Além disso, para auxiliar ainda mais o estudo, o app conta com uma área interativa entre os usuários e exercícios de fixação do conteúdo estudado. 

10. iDente- Cursos de Odontologia

Um app direcionado para estudantes e profissionais que buscam se atualizar na odontologia. Possui mais de mil cursos online, com acesso ilimitado, certificados e novos cursos toda semana. 

Possui conteúdo do ciclo básico e aulas de carreira e mercado direcionado para estudantes, cursos com protocolos de uso de materiais e técnicas de procedimentos para dentistas clínicos e também conteúdo direcionado para diferentes especialidades da odontologia. 

11. Bucal app

O Bucal app tem objetivo de facilitar os passos necessários para um diagnóstico correto, reforçando a correta anamnese do paciente, o cuidado do exame físico e listando os possíveis diagnósticos com base na propedêutica clínica. Contudo, vale pontuar que o app não se coloca como substituo dos compêndios de Estomatologia e Patologia Bucal, somente se propõe a facilitar e orientar o entendimento de alterações da boca.

Um ponto interessante dese aplicativo é que, quando não chegar a um diagnóstico definitivo, sugere possíveis exames complementares necessários ao caso clínico examinado. 

12. Brush DJ

Com uma proposta diferente dos demais aplicativos, o brush dj é um app vencedor de prêmios, adequado para todas as faixas etárias e, conforme a descrição, recomendado no National Health Service (NHS).

Ele possui um temporizador de escova de dentes que reproduz 2 minutos de música para que a escovação se torne mais divertida, principalmente para as crianças. Ainda, há também pequenos vídeos animados mostrando como realizar as tarefas básicas da higiene bucal, como uso do fio dental e a opção de personalizar toda a tela do aplicativo. 

Este app pode ser uma ótima opção para profissionais especializados em odontopediatria, não somente para utilizarem em seu consultório, mas também para recomendá-lo aos responsáveis. 

13. Google Alerts

O aplicativo do Google não é diretamente direcionado para profissionais da odontologia, porém merece destaque, afinal, está atualizado das notícias pode fazer diferença no dia a dia. 

Sendo assim, o aplicativo auxilia, pois permite que o dentista configure seu app para notificar quando notícias relevantes com as palavras-chave cadastradas forem divulgadas, e a frequência destas notificações também podem ser alteradas. 

14. Aplicativo de agenda odontológica

Manter a agenda do consultório organizada se tornou um ponto indispensável nos consultórios de odontologia. Sendo assim, aplicativos de odontologia que auxilie o controle da agenda e automatize as confirmações de presença são essências. Dessa forma, além de deixar a gestão mais organizada, diminui as chances de o profissional ficar esperando por pacientes que não confirmaram.

O codental é responsável por toda essa gestão de agenda, automatizando por mensagens via WhatsApp ou SMS as confirmações, possuindo fluxo de caixa e um sistema de integração com o prontuário digital e anamnese do paciente.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.