Procedimento Estético

Sculptra: conheça tudo sobre esse bioestimulador

sculptra

O Sculptra é o nome comercial de um produto bioestimulador chamado Ácido Poli-L-lático. Esse procedimento tem se tornado popular nos últimos anos e é eficiente para quem procura rejuvenescer a pele.

Isso porque o ácido é bioestimulador e biocompatível, ou seja, não prejudica o organismo, que promove a produção de fibras de colágeno nas regiões escolhidas para aplicação.

Vamos te contar um pouco mais sobre o procedimento no artigo de hoje, confira!

O que é Sculptra e como é feito o procedimento?

O Sculptra se trata de uma substância injetável na face em que se aplica em diferentes camadas do rosto, desde as mais superficiais até as mais profundas.

Já no início, para alinhar os resultados do procedimento com as expectativas do paciente, cabe ao dentista fazer o planejamento em conjunto. Nesse momento, o dentista realiza um mapeamento facial e se estipula a quantidade do produto que será utilizado.

Além disso, vale ressaltar que não é necessário nenhum tipo de preparação específica para a aplicação do produto, já que o tratamento não é complexo. Porém, pode haver a necessidade do uso de uma anestesia local e de um anestésico tópico.

A aplicação do Sculptra é feita de maneira diferente aos demais procedimentos estéticos feitos em consultório odontológico, como o de toxina botulínica. Isso se deve ao fato de ser utilizado na derme profunda, que é a camada intermediária da pele.

Sendo assim, no procedimento se faz o uso de uma agulha fina em pontos estratégicos do rosto, que por sua vez não provoca dor, já que o produto utilizado já apresenta anestésico em sua composição.

Após uma sessão de alguns minutos (média de 50 minutos), as micropartículas de ácido poli-L-láctico (PLLA) vão atuar reconstituindo o colágeno perdido pelo avançar da idade e contribuindo assim, no suporte estrutural da pele, fornecendo mais rigidez.

Para o uso da Sculptra não é necessário nenhum pré-teste, podendo o paciente voltar às suas atividades cotidianas após a realização do procedimento.

Qual o valor de uma sessão de Sculptra?

O valor do procedimento do Sculptra é bem variável e irá depender de uma série de fatores.

Sendo assim, entre as condições que podem fazer com que o preço do procedimento alterne estão a quantidade de produto necessária e o número de sessões estipuladas no planejamento.

Dessa forma, a média de preço de cada sessão do Sculptra pode variar entre R$1.000 (mil reais) a R$3.000 (três mil reais).

Qual o efeito do Sculptra no rosto?

Por ser um bioestimulador e grande objetivo do Sculptra é estimular o colágeno, é indicado para o tratamento de flacidez, volumização e definição do rosto.

Porém, o verdadeiro objetivo do tratamento é a prevenção. Dessa forma, a idade média ideal para realizá-lo seria em torno dos 30 a 40 anos, quando normalmente ainda não se possui uma flacidez excessiva. 

Mas, cabe ao dentista informar o paciente que isso não é uma regra, pois vai depender dos cuidados do paciente com a sua pele.

Em quais regiões do rosto pode-se aplicar o bioestimulador ?

Como o Sculptra é utilizado para redução de rugas e linhas de expressão, a aplicação do produto pode ser feita próximo às têmporas, para amenizar os famosos pés de galinhas. Além disso, podemos aplicar na região onde se forma o bigode chinês e próximo ao queixo ou na região onde houver flacidez excessiva.

Quanto dura o efeito do Sculptra?

O processo inflamatório responsável pelos benefícios do Sculptra dura em torno de 15 dias, tendo o intervalo de cada aplicação por volta de 30 dias. E, a absorção do edema vai acontecer por volta de 48 e 72 horas após a aplicação da Sculptra. 

Sendo assim, vai ser a partir do 15º dia que se iniciará o processo de sintetização do colágeno. E seu auge se alcançará entre 6 e 9 meses, e pode durar até 25 meses (entre 2 e 3 anos).

Quais os cuidados que devem ter após realizar o procedimento?

Primeiramente, vale lembrar que não há nenhum cuidado especial antes do tratamento, porém é importante chegar 30 minutos antes, para se aplicar o creme anestésico. Após a aplicação, o paciente, ao chegar em casa, deve fazer compressas de gelo nos locais tratados para diminuir a chance de edema (pequeno inchaço), que ocorre, muito raramente, e pode durar de dois a seis dias.

Portanto, o cuidado mais importante é massagear a área de aplicação, duas vezes ao dia, durante uma semana após o procedimento para distribuir uniformemente o produto e para que o resultado fique com aspecto natural. O uso de creme pode ajudar na massagem.

Além disso, alguns dias após as aplicações, podem ocorrer nódulos transitórios e que serão notados apenas à palpação, não sendo visíveis. Esses nódulos podem e devem ser massageados para desaparecerem.

Portanto, podemos afirmar que o procedimento tem a vantagem de não precisar de repouso, ou seja, não é necessário evitar exercícios físicos e o uso de maquiagens pode ser feito duas horas após a realização do procedimento.

Qual a diferença entre os bioestimuladores Sculptra e Radiesse?

O Sculptra é um bioestimulador de colágeno composto pelo ácido poli-L-láctilo enquanto o Radiesse é composto pela Hidroxiapatita de Cálcio e possui maior viscosidade, se assemelhando a um gel.

Além disso, o Radiesse possui um efeito preenchedor mais imediato e uma duração que pode variar de 12 a 18 meses, enquanto o Sculptra oferece um efeito volumizador suave em determinadas áreas e os seus efeitos são notados após algumas semanas, podendo ser sustentados por aproximadamente 25 meses.

Porém, por mais que ambos estimulam a produção de colágeno, eles possuem indicações diferentes, podendo inclusive ser combinados em uma mesma área de tratamento. O Radiesse, pela sua viscosidade maior, pode ajudar a mascarar imperfeições da superfície.

O Radiesse é indicado para a área das mãos e regiões que possuem veias aparentes, por exemplo, pois além de estimular colágeno, ajuda a mascarar as veias que trazem o aspecto envelhecido.

Dessa forma, a indicação pelo Sculptra ou pelo Radiesse irá se diferenciar tanto pelo local de aplicação quanto pelo tratamento desejado, não existindo um produto melhor e sim uma melhor indicação.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.