Empreendedorismo

Papel de parede no consultório odontológico: como escolher

papel de parede consultório odontológico

Uma nova tendência de decoração é o uso de papel de parede no consultório odontológico, ele pode ser utilizado em diversos ambientes dentro da clínica, tanto na sala de atendimento quanto no ambiente de espera. 

Sendo assim, os papéis de parede possuem diversas cores, estilos e padrões diferentes, então fica muito mais fácil achar uma opção que tenha a ver com a identidade visual da sua clínica e com a mensagem que você queira passar. Além disso, uma boa decoração consegue ampliar visualmente os consultórios, dando maior amplitude ao ambiente decorado. 

Confira algumas ideias e dicas de decoração para o seu consultório.

Pode ter papel de parede em consultório odontológico?

Sim, você pode e deve ter essa decoração no seu consultório! Porém, os locais permitidos para colocar o papel de parede são em áreas como nas salas de espera, recepção, alguns locais das salas de atendimento, entre outros, que auxiliam na decoração do seu consultório odontológico.

Além de deixar o ambiente mais dinâmico, o papel de parede auxilia na decoração do consultório, produz a sensação de calma, a depender da cor escolhida, e consegue promover maior acolhimento ao seu paciente.

Mas, para que você acerte na escolha da cor de imagem que você quer passar, indicamos que você realize uma análise de colorimetria, para que assim você possa escolher o papel com a tonalidade mais adequada para o seu empreendimento.

Veja o significado de algumas cores, logo abaixo:

  • Azul: responsável por transmitir calmaria, tranquilidade e confiabilidade;
  • Marrom: cor relacionada a terra, demonstra aconchego e remete ao natural;
  • Cinza: cor relativa à calmaria, sofisticação e serenidade;
  • Verde: indica o frescor relacionado às plantas, evocando a tranquilidade e auxiliando no alívio do estresse;
  • Laranja: ligado a ousadia, aventura e entusiasmo, essa cor pode provocar a energia e ativar a atenção;
  • Roxo: remete ao luxo e à nobreza. Entretanto, na decoração para consultório odontológico, a tonalidade lilás é considera confortável e serena;
  • Vermelho: cor vibrante relativa à paixão, adrenalina e força. Talvez essa não seja a cor mais indicada para um papel de parede de consultório odontológico;
  • Amarelo: o amarelo traz muita alegria e energia, fique atento e tome cuidado com certas tonalidades enjoativas.

Dicas para a decoração com papel de parede no consultório

Listamos para você algumas dicas gerais sobre os papéis de parede, para você se inspirar e analisar qual sera a melhor opção para seu consultório.

  • Estampas verticais provocam a sensação de pé-direito mais alto;
  • Estampas horizontais dão a sensação de ambiente mais largo;
  • Investir em cores mais claras no papel de parede fazem o lugar parecer maior;
  • A parede, antes de realizar a instalação, deve ser analisada e não deve ter buracos ou irregularidades;
  • Se suas paredes forem coloridas e você optar por decorar apenas um lado, deverá utilizar um papel de parede que tenha a mesma cor da tinta, para promover uma combinação entre a cor da parede com o modelo do papel de parede.
  • Os papéis de parede vinílicos ou de TNT podem ser limpos com esponja úmida e duram até dez anos.

Observação: Antes de definir a decoração do consultório, é preciso pensar em quem são os seus pacientes e decorar o local de acordo com o seu público.

Como deixar um consultório aconchegante?

Além disso, muitos pensam em, além do papel de parede, utilizar outras formas de deixar o consultório mais receptivos e, com a decoração da parede, você também pode investir em:

Coloque o estilo do seu público alvo no papel de parede do consultório e na decoração

Os gostos do seu público-alvo devem ser considerados, na hora de escolher a decoração do seu consultório odontológico. Pois, ao perceberem elementos que remetem às suas preferências, eles irão se sentir mais confortáveis.

Sendo assim, se o seu público-alvo for o público infantil, procure colocar papéis de parede coloridos e itens de decoração que apresentem personagens infantis famosos.

Ofereça algum tipo de entretenimento

As salas de recepções costumam ser tediosas devido à longa espera. Porém, alguns itens, como uma TV transmitindo a programação local, pode ajudar a aliviar o tédio da espera pelo atendimento.

Outra dica valiosa é disponibilizar acesso gratuito de conexão wifi para os seus clientes. Dessa forma, eles poderão conferir as suas redes sociais, enquanto esperam a sua vez de ser atendido.

Invista em iluminação indireta

Quem nunca se sentiu incomodado com a clássica iluminação branca das clínicas e consultórios odontológicos? Esse tipo de iluminação é desconfortável, pois remete a ambientes hospitalares.

Dessa forma, para garantir uma recepção mais aconchegante, invista em iluminação indireta, usando luzes de LED na cor amarela, para transmitir a sensação de conforto, além de usar luminárias.

Leve mais vida para a sua recepção

As plantas são uma excelente decoração para consultório odontológico. Elas levam vida e transmitem naturalidade e beleza para a recepção, quebrando a sensação de ambiente hospitalar.

Porém, devemos nos atentar quanto a escolha das espécies que vão enfeitar a recepção, essa escolha requer bastante cuidado para garantir a praticidade do dia a dia. Por essa razão, procure por plantas que não vão necessitar de água diariamente, como as espadas-de-são-jorge.

Invista em mobílias confortáveis

Vale muito melhorar e aumentar o aconchego de um ambiente de espera, sendo assim, opte do que móveis práticos e confortáveis. Como, por exemplo, poltronas e sofás com estofamento.

Pois, a sala de espera precisa ser acolhedora, e dificilmente um paciente se sentirá confortável e acolhido, tendo que esperar em cadeiras desconfortáveis.

Móveis planejados

Investir em móveis planejados é deixar o seu consultório todo equipado conforme a disposição do espaço para otimizar os ambientes, para que assim haja um maior conforto no local. Além de oferecer muitas vantagens na área da praticidade, eles são esteticamente bonitos em um consultório odontológico.

Sendo assim, busque por uma empresa de confiança para fazer o projeto e instalação dos móveis planejados para o consultório, deixando-o mais espaçoso e elegante.

Dessa forma, mostramos algumas dicas de como deixar seu consultório mais aconchegante e decorado, utilizando papel de parede, decorações minimalistas e naturais, dentre outras formas. Para que com isso você receba e acolha ainda mais os seus pacientes, e que eles tenham uma ótima experiência em seu consultório.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.