Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Sistema Odontológico

Odontograma para imprimir e entender

odontograma para imprimir

O odontograma é uma excelente ferramenta capaz de orientar o profissional, já que é ali que ele registra tudo a respeito do paciente.

A ferramenta também oferece mais qualidade, segurança e tranquilidade nos tratamentos, resultando em melhores resultados e condições de trabalho aos dentistas.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Entretanto, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre como utilizar, onde encontrar odontograma para imprimir e a forma correta de preenchimento.

Pensando nisso, preparamos um texto completo de tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Antes de começar, vale ressaltar que disponibilizados um modelo de odontograma para você imprimir e utilizar. Entretanto, imprimir um odontograma é sinal que seu método de organização é falho, lembre-se que organização é fundamental para seguir no concorrido mercado da odontologia.

Dito isso, para baixar o odontograma em PDF é só clicar aqui!

O que é um odontograma

O odontograma é um importante registro que faz parte da documentação odontológica do paciente, conhecido também como carta dentária, diagrama dental, dentograma ou periodontograma.

Na realidade, é um diagrama gráfico que representa a boca do paciente, com todos os dentes devidamente identificados, seja por números, letras maiúsculas ou pares numéricos, como no exemplo abaixo:

odontograma dentes permanentes
Odontograma

Ainda, no diagrama podem ser representadas as dentições primárias e infantis, essencial para os profissionais que atuam na odontopediatria.

odontograma deciduos
Odontograma de dentes de leite

A proposta da ferramenta, é que seja uma nomenclatura passível de interpretação e entendimento por qualquer dentista. Em suma, existem três tipos de odontograma: o geométrico, o anatômico e o de dois dígitos.

Para que serve o odontograma?

O odontograma, além de ser um instrumento muito importante para a prática clínica do dentista, também serve como proteção legal para o profissional, já que funciona como um documento da qualidade bucal de cada paciente e possui o compilado de todas as ações já realizadas pelo dentista.

Dessa forma, essa ferramenta indica quais os dentes precisam de tratamento, permite a evolução de todo o quadro do paciente e contém a indicação dos tratamentos que poderão ser realizados, além de informação dos procedimentos anteriores.

Dentre as suas principais funções podemos destacar a facilidade do entendimento do dentista quanto ao trabalho anterior realizado no paciente, o auxílio na identificação de cada paciente, além de possibilitar a troca de informação entre profissionais.

Um ponto importante, é a proteção contra processos judiciais, como já mencionado. Isso porque, caso ocorra alguma insatisfação por parte do paciente, e o mesmo recorra judicialmente, o odontograma pode ser utilizado como prova da saúde bucal do paciente, e dos tratamentos realizados anteriormente e pelo profissional que está sendo acusado.

Além disso, é um documento que pode ser utilizado para a identificação de corpos, especialmente os que se encontram em difícil estado de reconhecimento, como os carbonizados.

Tipos de odontograma

Como mencionado a cima, são três os tipos de odontogramas, sendo eles:

Odontograma Geométrico

O odontograma geométrico é aquele onde é possível representar todas as cinco faces dos dentes, por meio de formas geométricas, como, por exemplo, triângulos ou círculos.

Nesse modelo são representados todos os 2 dentes permanentes, assim como, os 20 dentes da fase dos dentes de leite. Porém, é importante mencionar que a forma de registro e preenchimento dos formulários variam conforme a preferência de cada profissional.

Odontograma geométrico

Odontograma Anatômico

O odontograma anatômico é aquele que há a representação do dente de maneira fidedigna a forma que encontramos na boca do paciente. Ou seja, os dentistas desenham ou digitalizam a estrutura bucal do paciente da forma que ela é.

Odontograma anatômico

Dois dígitos

O odontograma de dois dígitos foi proposto pela Federação Dentária Internacional. No mais, o primeiro número se refere ao quadrante e o segundo a posição do dente.

Quais informações deve conter no odontograma

Várias são as informações que devem constar no odontograma dos pacientes, por exemplo:

  • Estado de saúde de cada dente, contendo informações como presença de cáries, anormalidades, fraturas, dentre outros;
  • Histórico de procedimentos odontológicos como restauração, extrações, próteses, etc.;
  • Procedimentos odontológicos que serão realizados;
  • Resultado dos procedimentos concluídos;
  • Detalhes técnicos importantes, como materiais utilizados em restaurações, por exemplo

É importante ressaltar que para as informações serem completas e fidedignas, recomenda-se a utilização de dois modelos, sendo um anterior ao tratamento e um posterior a realização dos procedimentos.

Como preencher o odontograma de forma correta

Apesar de não existir uma técnica única para o preenchimento do odontograma, é importante seguir alguns padrões para que outros profissionais consigam entender de forma clara a informação presente na ferramenta.

Algumas dicas importantes para preenche-lo são:

  • Colorir de verde os dentes que não precisam de nenhum tipo de tratamento;
  • Colorir de vermelho os dentes que precisam de tratamento;
  • Colorir de azul, em cima do vermelho, os dentes com tratamento concluído;
  • Colorir de preto ou fazer um X em dente ausente;
  • Assinalar com um traço vermelho na região do conduto radicular os dentes, com indicação de algum tratamento endodôntico;
  • Circular de azul o dente decíduo presente no arco dentário;
  • Assinalar com um traço vermelho na região do colo dentário, quando existir doença periodontal;
  • Os dentes que possuírem prótese fixa, preencher totalmente com tinta azul e indicar nas observações o tipo de prótese utilizada.

Outras informações importantes:

Em relação aos achados clínicos, além do descrito acima, o dentista deve preencher com algumas ilustrações, sendo:

  • Efetuar dois riscos verticais em azul em caso de diastemas;
  • Fazer zigue-zague em vermelho em caso de excesso de restauração;
  • Traçar dois riscos diagonais em verde quando há desgaste dental sem a necessidade de restauração;
  • Realizar riscos diagonais em vermelho quando há desgaste dental com necessidade de restauração,
  • Traçar um semicírculo vermelho posicionado para cima e com traçado contínuo quando houver lesão de cárie ativa com cavidade;
  • Fazer semicírculo vermelho posicionado para cima com traçado pontilhado quando há lesão de cárie ativa sem cavidade;
  • Efetuar um semi-círculo verde posicionado para cima e com traçado contínuo em caso de lesão de cárie inativa com cavidade;
  • Traçar um semicírculo verde posicionado para cima com traçado pontilhado, em caso de lesão de cárie inativa sem cavidade;
  • Efetuar um círculo pintado de verde para restauração satisfatória que não necessita de intervenção;
  • Realizar um círculo pintado de vermelho no caso de restauração insatisfatória que necessita de intervenção;
  • Fazer um círculo vermelho sem pintar o interior para restauração provisória;
  • Traçar duas setas azuis em posições contrárias no caso de extrusão dental;
  • Traçar setas em formato de U para cima ou para baixo em azul no caso de inclinação dental;
  • Fazer setas em vermelho apontando para o centro para envolvimento de furca;
  • Fazer triângulos vazados em vermelho indicando para o centro para envolvimento de furca classe 2;
  • Traçar triângulos pintados de vermelho indicando para o centro para envolvimento de furca classe 3;
  • Marcar número no mapa oclusal para mobilidade (1,2 ou 3);
  • Fazer um asterisco verde quando há problema mucogengival.

Porque imprimir um odontograma pode não ser uma boa ideia

Se você é um profissional da odontologia e imprimir documentos é parte da sua rotina, recomendamos repensar alguns processos que podem inclusive facilitar sua vida e a de seus pacientes.

O ideal nesse caso é utilizar algum mecanismo digital para armazenar seus prontuários eletrônicos e consequentemente, ter um odontograma para cada paciente com as devidas sinalizações. Isso facilitará a vida de todos os dentistas da clínica, além de ser uma representação gráfica possível de ser utilizada para dar informações aos pacientes.

Odontograma em um software odontológico

No software odontológico Codental, no prontuário de cada paciente, você tem disponível um odontograma para realizar os apontamentos necessários, veja:

Odontograma de dentes permanentes
Odontograma no Codental

No caso deste odontograma online, o dentista está tratando os dentes permanentes, mas é possível alternar para o odontograma de dentes decíduos apenas clicando sobre o seletor logo acima da imagem dos dentes:

Odontograma de dentes decíduos
Odontograma de dentes de leite

Adicionando informações ao odontograma digital

A grande vantagem do odontograma digital é a facilidade em adicionar ou remover determinada informação. Caso seja necessário remover um dente por exemplo, basta clicar sobre ele e selecionar a opção “Marcar como removido”. No exemplo abaixo, cliquei sobre o dente 18 e marquei essa opção:

Sinalizando um dente como removido no odontograma
Observação no odontograma

O odontograma disponível no Codental é uma versão simplificada, por isso, possui apenas funções básicas e extremamente úteis no dia-a-dia do dentista. Uma das características mais utilizadas na ferramenta é a inclusão de observações referentes ao dente. O sistema permite que ao clicar no dente, você utilize um campo de texto para adicionar quantas informações quiser. Veja:

Adicionando observações no odontograma
Observação no odontograma

Agora, toda vez que abrir o prontuário desse paciente, sem muito trabalho é possível ver facilmente quais dentes foram removidos e em qual deles existe alguma observação. Perceba que os dentes 21 e 35 estão em negrito, indicando que existe uma observação ali, basta clicar para ler. Simples e extremamente útil.

Odontograma do Codental
Observação no odontograma

Odontograma integrado aos tratamento do pacientes

Outra característica importante ao se utilizar um software odontológico é a integração entre as funções, falando assim parece algo complexo, mas não.

Imagine que nesse odontograma, caso esteja sendo realizado um tratamento sobre um determinado dente, ele ficasse em destaque, dessa forma, ao abrir o prontuário, você já vê que existe um tratamento sendo realizado em um dente específico ou em toda a arcada dentária.

Veja esse exemplo:

Dentes sendo tratados
Observação no odontograma

Perceba que os dentes 13, 14, 15, 16 e 16 estão destacados com a cor vermelha, indicando que existe ali algum tratamento sendo realizado, para conferir que tratamento é esse, basta clicar sobre o dente e o sistema exibe as informações:

Representação de um dente com tratamento em andamento
Observação no odontograma

Ao finalizar o tratamento, no caso do software odontológico Codental, a representação gráfica no odontograma digital fica em verde, veja:

Representação de um dente com tratamento finalizado
Observação no odontograma

Odontograma no orçamento

De modo geral, podemos justificar o uso do odontograma como um elemento visual que ajuda tanto o dentista quanto o paciente a representar graficamente o que será/foi feito.

Muitos profissionais da odontologia, principalmente o cirurgião dentista, gostam de imprimir seus orçamentos com um odontograma, dessa forma, podem realizar marcações, geralmente a caneta, antes que o paciente leve o orçamento. Veja um exemplo de como o Codental disponbiliza os orçamentos para impressão:

Odontograma no orçamento
Odontograma no plano de tratamento

Outras formas de organizar seu consultório

Além do odontograma digital, o Codental oferece uma série de outros recursos que podem ajudar e muito na organização da sua clínica ou consultório. Se você chegou até aqui, vou deixar um bônus exclusivo de 50% de desconto por 3 meses, basta utilizar odontograma50 depois que seu período de testes acabar.

Conheça alguns recursos que, além de úteis, são extremamentes simples de serem usados dentro da plataforma do Codental:

Controle de Evoluções: É possível manter um prontuário completo, com todo histórico evolutivo do paciente contando ainda com o recurso de assinatura digital a cada nova informação adicionada.

Anamnese inteligente: Todo software odontológico tem esse recurso, porém, no Codental, você ainda conta com a possibilidade de enviar a anamnese para o paciente responder antes mesmo da consulta, ele recebe no celular e quando terminar, o dentista é alertado. Quando ele chegar, é só conferir.

Financeiro completo: Financeiro com registro de entradas e saídas, controle de inadimplentes emissão de boletos e carnês. Seu cliente pagou? O sistema da a baixa automáticamente.

Consulta ao Serasa: Você pode consultar o score do seu paciente sem sair do sistema.

Upload de fotos: Envie quantas fotos quiser para compor o prontuário do paciente. Tire fotos através do nosso aplicativos disponível para iPhone e Android.

Site exclusivo: valorize sua marca com um site exclusivo para sua clínica ou consultório. Você pode personalizar com fotos, depoimentos e o melhor, uma área onde o próprio cliente pode marcar suas consultas. Isso tudo integrado a sua agenda principal, disponibilizando somente os horários que estão livres.

Chat interno: Converse com sua secretária e com os outros dentistas sem sair do Codental. Um recurso fantástico para partilhar informações sobre seus pacientes sem ter que utilizar outros apps.

Suporte e treinamento: O Codental reconhecido por seus clientes por oferecer um suporte sem igual. Faça um teste e se surpreenda com nossa equipe.

Agenda: Agenda com confirmação de consultas automáticas via WhatsApp ou SMS, além de vários recursos como, alertas de retornos, etiquetas para clissificar o tipo de atendimento, confirmação manual de consultas (abre o WhatsApp da sua clínica para facilitar o envio da mensagem).

Caso tenha interesse em fazer um teste, converse com nosso time de suporte.

Conclusão

Como pode ser observado no decorrer desse artigo, a principal finalidade do odontograma é manter um registro das ações realizadas junto ao paciente.

Por meio do odontograma, o profissional consegue também reconhecer os procedimentos odontológicos previamente realizados nos dentes do paciente, mesmo que executados por outros profissionais.

Um ponto que não foi abordado nesse artigo é a utilidade do odontograma na identificação e confirmação de indivíduos falecidos.

Todos esses pormenores destacam a importância de efetuar o registro e a atualização periódica do odontograma do paciente, bem como armazená-los de maneira segura, preferencialmente em nuvem.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.