Linha alba: tudo que você precisa saber!

linha alba

A linha alba se trata de uma linha queratinizada encontrada na mucosa jugal, geralmente bilateral e, apesar de não ser patológica, pode assustar alguns pacientes quando mais aparente.

Por se tratar de uma condição multifatorial, é de extrema importância que dentistas entendam melhor essa condição e suas possíveis causas, para correto diagnóstico e tratamento. Por isso, este artigo pretende tratar todas as dúvidas que cercam esse tema.

O que é linha alba?

A linha alba, quando se trata da área odontológica, é uma linha visível e palpável que surge nas bochechas devido a um processo natural de queratinização do local. Essa linha, geralmente bilateral e indolor, está associada a um trauma por pressão ou sucção entre a mucosa jugal e os dentes.

Dessa forma, o trauma causa uma queratinização da área como forma de proteção do organismo para deixar a área mais rígida.

A queratinização da área gera uma proeminência esbranquiçada devido a uma hiperqueratose.

Porém, existem casos que pacientes apresentam a mesma elevação vertical nas bochechas. Entretanto, não possuem coloração branca, sendo denominadas de linha oclusal.

Diagnóstico da linha alba:

Apesar de se tratar de uma linha bem visível, para o diagnóstico correto será sempre necessário uma avaliação clínica do dentista.

Inicialmente, a anamnese pré-consulta se faz muito importante!

Já no questionário, o profissional pode identificar alguma possível causa para o surgimento da linha.

Além disso, algumas perguntas como o tempo o paciente identificou a linha, ou se ele tem alguns hábitos parafuncionais podem ser importantes nessa fase.

Depois disso, o dentista utilizará de técnicas como inspeção e palpação na avaliação clínica, para certificar-se que se trata da linha alba.

A linha alba pode ser perigosa?

Quando se trata de algo anormal surgindo na boca, é normal que o paciente estranhe e se preocupe. Porém, cabe ao dentista tranquilizar o paciente em relação à linha alba, que se trata de uma queratinização sem riscos ao paciente.

Entretanto, apesar de não ser um problema, o profissional pode considerar a linha como um sinal de que há uma alteração ou disfunção bucal no paciente.

Sendo assim, se torna muito importante o diagnóstico e tratamento adequado.

Qual o público mais acometido pela linha branca?

Entender qual o público está mais suscetível ao surgimento dessa linha branca auxilia os dentistas a mapearem melhor os pacientes e identifica-lá mais precocemente.

Dito isso, a linha branca acomete mais os pacientes adultos com prótese dentária ou crianças e adolescentes que possuem o aparelho ortodôntico fixo.

Apesar de serem os casos mais comuns, não significa que são os únicos pacientes acometidos, sendo imprescindível uma cautelosa avaliação clinica sempre.

Por que surge a linha alba?

A linha alba ocorre devido ao contato constante dos dentes superiores com os dentes inferiores, que, por conta da pressão, acaba estimulando a queratinização da mucosa.

Portanto, sua causa é uma reação comum do organismo, que promove essa queratinização para deixar a região mais firme.

Dessa forma, essa condição não significando nenhum perigo à saúde do paciente.

Além disso, existem outras possíveis causas do aparecimento da linha alba, como:

Hábitos parafuncionais:

Alguns hábitos, muito relacionados a ansiedade ou estresse, como morder a parte interna da bochecha ou apertar com força os lábios, podem causar uma lesão bucal, dando origem a linha alba na região.

Má oclusão dentária:

A má oclusão, como dentes tortos ou mordida cruzada, causa um maior atrito entre dentes e bochechas, uma das principais causas da linha aparente na bochecha.

Aparelho ortodôntico:

Pacientes com uso do aparelho ortodôntico fixo possuem maior probabilidade de visualizarem a linha queratinizada, principalmente nas primeiras semanas de uso, que costumam surgir aftas e feridas na bochecha.

ATM:

A disfunção da articulação temporomandibular é caracterizado por má posição de repouso mandibular, mordida aberta e hábitos parafuncionais que podem ter relação com o surgimento da linha alba.

Bruxismo:

Por se tratar de uma condição na qual os pacientes ranger os dentes ao dormir, acaba por aumentar o atrito dos dentes com a bochecha, podendo iniciar também a calcificação da linha na mucosa jugal. A linha alba pode, inclusive, ser considerada um sinal de que o paciente possa ter bruxismo, acelerando o diagnóstico e tratamento.

Uso de próteses dentárias mal adaptadas:

O paciente pode não se adaptar ao uso das próteses, o que causa um atrito e pressão inadequado da prótese com a bochecha, podendo relacionar essa causa com o surgimento da linha alba.

Dor de cabeça crônica:

Dores de cabeça crônicas, ou seja, que surgem todos os dias, podem ter relação com o aparecimento das linhas queratinizadas, uma vez que o paciente pode, inconscientemente, tensionar os músculos da boca, aumentando a pressão e atrito nas bochechas.

Higiene bucal agressiva:

Muito se ala sobre a importância de uma higienização correta dos dentes, e o surgimento da linha alba pode ter relação com isto. Uma higiene muito agressiva de forma prolongada pode causar um atrito na região interna da bochecha, favorecendo a queratinização da área.

Sendo assim, fica claro que existem diversos fatores relacionados ao surgimento desta linha na bochecha, logo, cabe ao profissional saber identificar cada caso individualmente para orientação correta do tratamento.

Qual tratamento para linha alba?

Por se tratar de uma condição indolor e que não apresenta risco à saúde bucal do paciente, a linha branca não necessita de um tratamento direcionado.

Entretanto, como foi dito, existem diversas possíveis causas para o surgimento da linha alba na bochecha, e o dentista pode indicar o tratamento dessas causas, que, consequentemente, pode auxiliar no desaparecimento da linha.

Como exemplo, tem-se as placas para bruxismo, na qual o paciente usa ao dormir, para diminuir o atrito entre os dentes e, dessa forma, reduzir também a pressão e atrito na bochecha.

Portanto, fica clara a importância do dentista identificar a causa da linha alba, para correto tratamento.

Além disso, alguns profissionais podem também considerar a bichectomia um possível tratamento, para casos em que o atrito nas bochechas não sessam.

Porém, por se tratar de um tratamento mais invasivo que traz consequências também estéticas ao paciente, deve ser avaliado com cautela pelos envolvidos.