Atendimento

Música para consultório odontológico: como escolher uma playlist?

Musica para consultório odontológico

Publicado por

Yuri

Certamente, os sons dos aparelhos e equipamentos, contribuem com os anseios de quem precisa buscar um dentista. Sendo assim, a música para consultório odontológico é uma ferramenta poderosa!

Além de agir sobre os sentimentos, a música ajuda a diminuir os sons ambientes, reduz a ansiedade e, simultaneamente, desenvolve uma experiência marcante para os pacientes. 

Afinal, é melhor que o paciente associe o consultório aos ruídos de um aparelho odontológico ou a um ambiente onde ele se sente confortável e relaxado?! 

Pensando nisso, vamos te mostrar o grande diferencial que a música pode trazer para o seu consultório e como encontrar a melhor opção.

Como escolher a melhor música para um consultório odontológico?

De uma maneira geral, uma boa música para consultório odontológico tem ritmos mais lentos, sem batidas acentuadas e repetitivas

Isso por a música consegue regular os sentimentos e tornar a experiência em um ambiente mais acolhedora e positiva. 

Desse modo, é possível escolher músicas distintas para cada ambiente do consultório, a fim de criar um clima apropriado. 

Por exemplo, a música da recepção pode ser alegre e animada, fortalecendo o trabalho da secretária ao entregar um atendimento receptivo, caloroso. 

Em contrapartida, canções calmas e harmoniosas, como MPB, Bossa Nova e Blues, ajudam a aliviar o estresse dos pacientes que aguardam uma consulta ou tratamento. 

Além disso, monte uma lista de músicas com uma variedade de faixas com as indicações acima, uma vez que você e outros membros da equipe passarão os dias acompanhados pela seleção de sons.

Esses detalhes contribuem com uma odontologia mais humanizada, essencial para que os seus pacientes sintam-se mais seguros e confiantes para criar uma relação de fidelidade com o seu consultório!

3 dicas de música para Odontologia

Agora que você já sabe qual a melhor opção de músicas para consultório odontológico, confira essas três dicas para aprimorar sua estratégia: 

Músicas internacionais para consultório

De antemão, as músicas internacionais fazem parte das playlists, rádios e até em filmes e séries brasileiras.

Entretanto, é preciso ter atenção às letras das músicas antes mesmo da sonoridade!

Uma vez que não se trata do nosso vocabulário de origem, alguns termos podem ser ofensivos e tratar de temas delicados.

Conforme citamos anteriormente, ritmos como a MPB e Bossa Nova são peças-chave para criar um ambiente mais harmônico com a música no consultório odontológico.

Música para propaganda de clínica

Não é segredo que o marketing odontológico faz parte do planejamento da maioria das clínicas e consultórios. 

Por isso, é importante escolher apropriadamente as músicas para propaganda do consultório em redes sociais, como o Instagram, por exemplo. 

Nesse sentido, a melhor alternativa é verificar as faixas disponíveis e escolher uma sonoridade que se relacione com o conteúdo.

Só para exemplificar, em um conteúdo sobre o dia a dia do consultório as músicas de jazz e MPB continuam sendo uma boa escolha, uma vez que transmitem a sensação de movimento e leveza. 

Já para a divulgação de eventos, é possível utilizar boas opções de músicas electro, house e POP disponibilizadas pela plataforma.

Música para estética

Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado da estética no Brasil cresceu mais de 560% no país em 2021.

Como resultado, a Odontologia Estética está em alta e, atualmente, é a área que mais movimenta buscas sobre tratamentos odontológicos.

Consequentemente, os pacientes estão em busca de profissionais qualificados e que entreguem uma experiência única. 

Desse modo, músicas POP e, que estão em alta, podem ser uma alternativa para se conectar com um público mais jovem, por exemplo. 

Vale destacar alguns pontos que citamos anteriormente:

  • fique alerta sobre as letras das músicas internacionais;
  • independente do estilo musical, preze sempre por uma sonoridade mais calma.

Destaque seu consultório com estratégias inovadoras!

Nós do Codental estamos juntos com dentistas de todo o Brasil e sabemos que a falta de tempo é um grande empecilho para colocar todas as estratégias em prática. 

Pensando nisso, separamos um artigo com indicações de playlist prontas, que atendem todos os perfis de pacientes. 

Entretanto, se preferir, montamos uma playlist completa para seu consultório odontológico. É só soltar o play e deixar o ambiente do seu consultório mais acolhedor para sua equipe e seus pacientes!

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.