Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

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Atendimento

Lide e contorne uma reclamação de paciente

Não importa o tamanho de sua clínica ou consultório, seu sucesso sempre estará na mão dos clientes. Contudo, lide e contorne uma reclamação de paciente com essas dicas. Afinal, em uma época onde as pessoas têm muitas opções, um dos fatores que podem definir o diferencial da marca é a ênfase no bom atendimento.

Recentemente o Codental constatou que para fidelizar um consumidor é necessário encantá-lo. Nesse sentido, o Marketing de Experiência é uma ótima tática. Contudo, aqui abordamos uma questão muito mais de gestão e organização. O caminho inicial e o melhor para lidar e contornar a situação é se colocar no lugar do cliente.

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Abaixo temos situações de pacientes reclamando e formas de lidar e contornar a situação.

Dificuldade para agendar uma consulta

Ao ter dificuldades para agendar um horário ou até mesmo esperar muito tempo para que sua equipe dê um retorno, o paciente pode se irritar e, consequentemente, reclamar. Portanto, é imprescindível oferecer mais de um número de telefone e até mesmo um agendamento otimizado. Nesse caso, contar com um software odontológico pode ser uma boa saída.

Não ser atendido na hora marcada

Se o paciente marcou horário é porque quer e se programou para ser atendido naquele tempo. Portanto, quando o dentista atrasa a consulta a possibilidade de reclamação cresce. Sendo assim, deve ser revisada a rotina e a organização da clínica ou consultório. Uma possibilidade é calcular o tempo médio entre atendimentos, garantindo um intervalo para lidar com imprevistos.

Atendimento que deixa dúvidas

Seu paciente sai da clínica ou consultório odontológico cheio de dúvidas sem saber quais os próximos passos do tratamento. A situação deixa o paciente inseguro e com medo. Consequentemente as reclamações chegam e ele nunca mais aparece para finalizar o tratamento.

Para lidar e contornar a situação, comece a mudança dentro de sua sala. Forneça o máximo de informações, explicando causas, consequências e tratamentos disponíveis. Esses são princípios do atendimento humanizado muito importante em um mercado competitivo como o da Odontologia.

Aproveite as críticas para evoluir

Os feedbacks são os melhores termômetros para indicar o que precisa ser melhorado em sua clínica ou consultório odontológico. Normalmente os retornos são vistos de fora, e quando se está dentro a visão fica bem limitada. Dessa forma, o melhor a se fazer é aproveitá-las e desenvolver ainda mais o negócio.

Lide e contorne uma reclamação de paciente com essas dicas. Não deixe de conferir outros materiais de Codental sobre como desenvolver seu consultório ou clínica odontológica. Até a próxima!

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