Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Tratamentos odontológicos

Lente de contato dental: saiba tudo sobre

lente de contato dental


Para indivíduos que almejam um sorriso mais bonito e brilhante é muito comum a utilização de lente de contato dental. O procedimento de colocação dessas lentes, ficou ainda mais popularizado com a utilização das mesmas por muitas celebridades que almejam seus benefícios: dentes mais brancos e brilhantes de aspecto visual limpo e simétrico.

Além disso, as lente de contato dental são muito utilizadas para reversão de processos de enfraquecimento e possíveis manchas, além de corrigir imperfeições como: formato, cor, tamanho e alinhamento dos dentes.

Devido aos seus ótimos benefícios, é um procedimento extremamente recorrente e procurado nos consultórios odontológicos. Devido a isso, é de fundamental importância o domínio total do dentista dos conhecimentos a respeito desse procedimento.

Sabendo disso, preparamos um artigo com tudo o que é necessário saber sobre a lente de contato dental. Fique por dentro já e tire suas dúvidas!

O que são as lentes de contato dental e como funciona sua colocação

A lente de contato dental, caracteriza-se por um material de porcelana transparente colocado sobre os dentes a fim de corrigir possíveis imperfeições dos mesmos. São lentes finas feitas mediante a prévia moldagem e planejamento estético para segurança do procedimento.

Antes da introdução das lentes nos dentes, os mesmos devem ser desgastados para que a fixação das lentes de contato dental sejam mais eficientes. Ademais, após a colocação do material, o mesmo fica bem semelhante a cor natural do dente.

Para qualquer paciente que possua saúde bucal adequada, recomenda-se esse procedimento. Aqueles pacientes que possuem cáries ou gengivites, devem realizar previamente o tratamento dessas patologias antes da colocação das lentes.

É importante ressaltar que o procedimento pode ou não depender de anestesia conforme a prévia avaliação da profundidade de desgaste do dente. Caso haja profundidade grande (chegando até a região da dentina) necessitará de anestesia, caso contrário, não necessitará de anestesia. Sendo assim, se trata de um procedimento indolor.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Detalhes do procedimento e tipos de lente de contato dental

Para instalação das lentes é fundamental a realização de consultas prévias para o planejamento das mesmas e para sua confecção, além dos possíveis ajustes na cimentação. Tal procedimento realiza-se por completo em cerca de 1 mês. Isso ocorre, pois, as lentes são feitas sob medida para cada paciente, garantindo perfeito encaixe dos dentes.

Os tipos de lentes de contato são definas especificamente por várias técnicas de facetas de porcelana, amplamente utilizadas em tratamentos ortodônticos. Entretanto, as lentes, ao contrário das facetas tradicionais, não precisam de desgaste nos dentes para sua fixação. O desgaste para colocação das lentes é mínimo quando comparado a colocação das facetas (sendo mais espessas).

Ademais, é importante ressaltar a inviabilização da remoção das lentes. Isso deve ao fato de que para sua prévia colocação há o processo de desgaste dos dentes, dessa forma, por baixo das lentes existe a presença de dentes desgastados, prejudicados em características estéticas e funcionais.

Indicações das lentes de contato dental

São variadas as possíveis indicações de colocação das lentes. Podendo ser colocadas em pacientes que buscam:

  • Melhora estética geral; promovendo sorrisos brilhantes, brancos e funcionais.
  • Ajuste nas dimensões dentais de comprimento e largura;
  • Reparo no desgaste por bruxismo;
  • Ajuda em diversos tratamentos ortodônticos;
  • Correção de ângulos;
  • Restauração da resina;

Contraindicações e comentários

Entretanto, há algumas contraindicações a serem observadas durante colocação das lentes. Sendo eles:

  • Indivíduos que estejam em fase de crescimento facial. Ou seja, indivíduos menores de 18 anos;
  • Pacientes portadores de dentes com extensas restaurações em resina e desgastes (advindos principalmente do bruxismo);
  • Dentes que possuem disfunções em diâmetro ou forma. Como, por exemplo: dentes apinhados, tortos ou em giro;

É de fundamental importância citar que as lentes de contato dental não envolvem nenhum tipo de risco durante a colocação das mesmas, se forem feitas por um profissional capacitado.

Além disso, é muito incomum o amarelamento das lentes. Isso se deve ao fato de que as lentes são confeccionadas com porcelanas ortodônticas específicas que inviabilizam ao máximo processos de degradação. Entretanto, não é motivo para descuidar da higiene bucal.

Conservação e funcionalidade das lentes de contato dental

A higiene bucal é fundamental para a manutenção e conservação das lentes, bem como para evitar complicações bucais graves como periodontite e gengivite.

Além disso, é importante citar que além da promoção das características estéticas promovidas por esse tratamento, o mesmo atua positivamente na manutenção das características fundamentais relacionadas a boca, como a mastigação e a fala.

Sendo assim é de fundamental importância ouvir as recomendações do dentista sobre esse tratamento concomitante a higienização dental. Dessa forma, com cuidado redobrado a esse mecanismo (já que essas lentes são mais frágeis que os dentes normais), o sucesso do tratamento é garantido.

Durabilidade e preço

Uma dúvida muito comum entre os pacientes, é sobre o tempo de duração das lentes de contato dental. Devido a sua fragilidade e baixíssimo diâmetro, aparenta durar pouco, entretanto a mesma dura cerca de 20 anos, com os cuidados adequados empregados. Caso isso não ocorra, esse procedimento pode durar menos tempo.

Devido a sua grande durabilidade, e variando de acordo com consultório ou dentista disponível que faça esse procedimento, o preço normalmente gira em torno de 1600 a 3500 reais.

Considerações finais

Dessa forma é de fundamental relevância citar que o efeito estético produzido por essas lentes, vai além da correção de possíveis imperfeições, ela devolve a vontade de sorrir e a autoestima de muitas pessoas, sendo um dos procedimentos mais fundamentais na ortodontia estética.

Portanto, é fundamenta que bons profissionais dentistas tenham domínio das técnicas utilizadas nesse tratamento a fim de que os resultados nos pacientes sejam duradouros, eficazes e que tragam bons resultados. Tornando o procedimento rápido e garantindo aspecto natural aos dentes.

Por fim, é importante alertar a população geral que a visita a um dentista de forma periódica é fundamental não só para realização de certos procedimentos estéticos e funcionais, como também para melhoria da saúde bucal.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.