Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Doenças odontológicas

Ferida na garganta: tudo que você precisa saber!

Ferida na garganta

Uma ferida na garganta pode ser responsável por causar bastante desconforto no paciente e também pode representar diversos problemas de saúde.

A ferida pode ser decorrente de uma inflamação, irritação, aftas e até mesmo doenças mais graves.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

A afta na garganta é uma condição caracterizada pelo surgimento de pequenas feridas arredondadas, esbranquiçadas no centro e avermelhadas por fora. Essas feridas causam dor, desconforto, febre, mal-estar geral e aumento dos gânglios do pescoço.

Mal-estar, incluindo febre e desconforto geral, pode estar presente em situações específicas, como infecções pelo vírus do herpes labial, e deve ser avaliado por um especialista. Por isso, é muito importante que o dentista responsável sempre se atente à garganta e aos sintomas relacionados para realizar um diagnóstico rápido e eficiente.

Pensando nisso, este artigo trará as principais causas do surgimento de feridas na garganta, assim como outros sintomas relacionados e também formas de cuidar da saúde da garganta.

Ferida na garganta: o que pode ser? 

Como dito, o surgimento de ferida na garganta não tem somente uma causa específica, uma vez que pode ser um dos sintomas várias condições. Dito isso, a ferida na garganta tem como principais causas:

Baixa imunidade:

Quando se fala de ferida na garganta e boca, uma das principais causas sempre será uma baixa imunidade, pois com um sistema imunológico comprometido não consegue regular os mecanismos de defesa do corpo, favorecendo, assim, o surgimento de feridas.

Pensando nisso, pacientes que apresentam feridas na boca e garganta frequentemente, devem melhorar a alimentação e verificar os níveis de vitaminas e minerais. Além disso, períodos de estresse podem contribuir para o surgimento dessas feridas.

Herpangina:

A herpangina é uma doença viral, muito comum em crianças com idade entre 3 e 10 anos e tem como principais sintomas: feridas parecidas com bolhas na garganta e boca, dor de garganta e febre. Dessa forma, devido ao desconforto na garganta, algumas crianças também apresentam dificuldade para engolir, alteração na voz, e maior recusa alimentar.

O diagnóstico pode ser feito por médicos ou dentistas e os sintomas persistem em média 2 semanas. Durante o diagnóstico, o profissional responsável deve se atentar, pois a herpangina é frequentemente confundida com a febre aftosa, se diferenciando somente por alguns locais do surgimento das bolhas.

Os tipos de lesões que surgem na herpangina são bolhas dolorosas na garganta e boca.

Entretanto, o tratamento não exige nenhuma especificidade, sendo utilizado principalmente remédios para aliviar os sintomas, que costumam desaparecer após 15 dias.

Câncer na garganta:

Dentre os principais sintomas do câncer na garganta está o surgimento de feridas persistentes ou inchaço na garganta, que também pode acompanhar perda de peso repentina e dor de ouvido.

Quando se fala de câncer muitas pessoas se assustam e se preocupam, mas, primeiramente, é válido ressaltar que os sintomas do câncer na garganta também podem ser causados por condições benignas.

Refluxo:

O ácido digestivo que volta até a região da garganta no refluxo pode ser responsável por causar ferida na garganta, deixando-a mais sensível. Apesar de, geralmente, a ferida não ser visível, o paciente que possui refluxo constante relata incomodo e irritação na garganta.

Isso acontece, pois as cordas vocais e a laringe podem ser feridas pelo ácido, gerando todo esse desconforto.

Herpes na garganta:

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, as feridas do Herpes não se localizam somente na boca, podem também surgir na garganta. Nesse contexto, o principal vírus é o HSV-1 e sua transmissão acontece através do contato com a salva de outra pessoa infectada.

Os principais sintomas são: gânglios inchados, feridas com líquido, vermelhidão e inchaço visíveis e febre.

Entretanto, como os sintomas podem ser confundidos com outras condições, pode-se realizar o diagnóstico do herpes na garganta com testes de PCR ou teste de anticorpos.

Uso de medicamentos:

O uso de medicamentos, como alguns anti-inflamatórios e anti-hipertensivos, podem ter como efeito colateral, o surgimento de ferida na garganta. Por esse motivo, é de extrema importância que o dentista pergunte em sua anamnese quais medicamentos o paciente etá utilizando, podendo entender a causa mais rapidamente.

Doença celíaca:

A doença celíaca também pode ser uma causa de feridas na garganta, devido à inflamação crônica que afeta o sistema digestivo, podendo se manifestar em outras partes do corpo, incluindo a garganta.

Como saber se a ferida é afta na garganta ou câncer?

Como foi citado, existem diversas causas para o surgimento de ferida na garganta, podendo ser feridas inofensivas como aftas ou até mesmo um câncer. Dessa maneira, se faz relevante entender as principais diferenças entre ambos, agilizando, assim, o diagnóstico.

Primeiramente, a principal diferença está no fato das feridas do câncer não resultarem em dor ao paciente, diferentemente das aftas que geram bastante dor e desconforto. As aftas podem ocorrer no céu da boca, causando ainda mais incômodo.

Além disso, as aftas irão melhorar dentro de, no máximo, 14 dias, logo, caso não cicatrizem, o paciente deve ser orientado a realizar outra consulta mais detalhada.

Por fim, pode ser realizar uma biópsia para diferenciar de vez ambos, uma vez que o tumor terá como resultado uma diferenciação celular, e a afta não. Um diagnóstico correto é crucial para a qualidade de vida do paciente.

Como evitar ferida na garganta? 

Uma ferida na garganta pode surgir por conta de diversos fatores, por isso, não é possível realizar um tratamento eficaz sem entender a causa. Entretanto, existem diversas maneiras de evitar o surgimento de feridas e manter a garganta saudável, como:

Ter uma alimentação rica em nutrientes:

Como uma das principais causas do surgimento de feridas é uma baixa imunidade, nada melhor do que cuidar da saúde para evitá-las. O consumo de alimentos naturais, ricos em vitaminas e minerais, fortalece o sistema imune, diminuindo as chances de infecções virais, como herpes.

Uma alimentação rica em nutrientes também contribui para uma melhor qualidade de vida, ajudando a controlar complicações e melhorar os sintomas.

Quando se fala de alimentação, os pacientes que apresentam ferida na garganta por conta do refluxo também devem tomar cuidado com café e bebidas ácidas, pois podem piorar o caso.

Fumar

Uma das principais causas do câncer de garganta é o tabaco, logo, evitar esse hábito propiciará uma garganta mais saudável.

Além disso, o tabaco também favorece o acúmulo de pigarro, pois destrói cílios da garganta, sendo ainda mais maléfico para saúde.

Hidratação adequada

Sem dúvidas outra forma de manter uma garganta mais saudável é ingerindo mais água durante o dia, uma vez que, hidratada, a garganta fica menos propensa a irritações.

Para aqueles pacientes que apresentam maior dificuldade ou resistência para beber água, a ingestão de chás também deve ser aconselhada, trazendo os mesmos benefícios

Umidificador de ar

Principalmente em épocas do ano mais secas, como outono, muitas doenças surgem devido ao clima mais seco, que pode prejudicar as vias aéreas e também a garganta. Logo, o uso de umidificadores do ar podem ser úteis para evitar e diminuir catarros na garganta que causam tosse e, consequentemente, irritação.

O uso de óleos essenciais também são aconselháveis, como de eucalipto ou hortelã, pois aliviam ainda mais uma possível irritação na área.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.