Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Atendimento

De que forma tornar sua clínica ou consultório mais sustentável

Para tornar sua clínica ou consultório mais sustentável é necessário entender o que é isso, de fato. Primeiramente devemos entender que é aquela gerenciada de maneira que possibilite melhoras sociais e estruturais como um todo. Ao mesmo tempo, deve-se pensar na satisfação dos pacientes, segurança dos colaboradores e preservação do meio ambiente. Por isso, acompanhe o mais novo conteúdo do Blog Codental para entender de forma tornar sua clínica ou consultório mais sustentável.

Ao tornar sua clínica ou consultório mais sustentável, você estará cumprindo a Legislação, deixa o financeiro mais eficiente e, mais do que tudo, torna a experiência do paciente mais agradável. Nesse cenário, fica mais fácil encatá-lo e, como consequência, fidelizá-lo.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Sendo assim, separamos cinco dicas que podem ser colocadas em práticas rapidamente.

Distribua aviso de convivência pela clínica ou consultório

Uma atitude muito comum é distribuir avisos de convivência e boas condutas nos ambientes com maior circulação, como banheiros e cozinha. As mensagens, que servem mais como pedidos, devem ser curtas e educativas. Espalhe pela sua clínica ou consultório odontológico avisos como “Feche bem a torneira antes de sair”; “Utilize duas folhas de papel para secar as mãos” e “Não esqueça de desligar a luz antes de sair”.

Vale ressaltar que 65% da energia elétrica no Brasil vêm das usinas hidrelétricas, que usam a água para movimentar as turbinas. Nesse cenário, economizar energia é também poupar água e vice-versa. Como um investimento maior e a longo prazo, pode-se considerar também um sistema de energia solar, muito em alta no Brasil nesses últimos anos.

Descarte corretamente os lixos

Essa dica não serve restritamente ao ambiente de trabalho. O ideal é que em nossas residências aconteça também o descarte correto dos lixos. Por isso, preste atenção: separe os lixos orgânicos dos inorgânicos para que tenham seus destinos corretos. É inevitável a produção de lixo. Porém, com muito diálogo e instrução é possível mudar rotinas e culturas.

Escolha produtos de limpeza biodegradáveis

O uso de produtos de limpeza biodegradáveis contribui para a diminuição do acúmulo de substâncias tóxicas na natureza. Além disso, são bons investimentos porque rendem mais e limpam com eficiência as superfícies. Para quem limpa, também tem benefícios. Produtos desse nível têm menos chances de causarem lesões ou alergias na pele.

Disponibilize copos reutilizáveis

É muito interessante considerar o uso de copos e até canecas reutilizáveis. Inclusive, podendo virar presente. Você pode oferecer como uma forma de reconhecimento (e também de conscientização) um copo ou caneca reutilizável personalizado com nome da empresa e até identificação do colaborador. Dessa forma, a equipe não usará quase nada de descartáveis e, consequentemente, impactarão positivamente com o meio ambiente.

Economize papel!

O papel está no topo da lista de itens mais consumidos na Odontologia. Receitas, fichas, prontuários, atestados e até realização da gestão financeira e administrativa. Além de ser um risco ao meio ambiente, também é perigoso para sua clínica ou consultório porque:

  • É fácil perder arquivos em papel;
  • É difícil para organização;
  • É improdutivo.

Mas é muito simples resolver esse problema e tornar sua clínica ou consultório mais sustentável. Basta contratar um software odontológico que disponibiliza e emite prontuários, atestados e fichas de pacientes em um só lugar. O Codental, por exemplo, fornece aos seus futuros parceiros um teste gratuito de 14 dias, onde é possível constatar imediatamente as transformações que o sistema causa na rotina da clínica ou consultório. Experimente!

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.