Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Financeiro

Descomplique e controle o fluxo de caixa da sua clínica ou consultório

O fluxo de caixa é uma ferramenta necessária para o dia a dia de qualquer empresa. Considerando clínicas ou consultórios odontológicos, a prática avalia a saúde financeira e auxilia as projeções do futuro, conhecendo melhor os gastos e entradas. Com o Codental, é possível registrar os recebimentos de pacientes, sejam pagantes ou inadimplentes, e somatório das receitas.

Já na saída de recursos, deve-se considerar todos os gastos, que vão desde energia elétrica, serviços de conveniência, materiais e pagamentos de colaboradores. Sendo assim, ao fim dos apontamentos você terá os valores que possui efetivamente de recursos. Outro aspecto agregador ao negócio é a organização que a ferramenta fornece, pois é possível analisar se há capital de investimento para equipamentos ou contratação de efetivo.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça
Como fazer?

É possível montar de forma manual o fluxo de caixa, utilizando um Livro Caixa. Contudo, não será possível gerar relatórios e gráficos. Mas por que não utilizar a tecnologia? Ela pode ser uma grande aliada para manter todos seus registros no computador em uma planilha de Excel.

Antes de colocar entre linhas e colunas os números reais de sua empresa, é preciso conhecer dois conceitos básicos da Contabilidade: Regime de Caixa e por Competência. No primeiro, é possível reconhecer as receitas, custos e despesas em suas contas no momento que há movimentação. Em contrapartida, o Regime de Competência identifica receitas, custos e despesas nos períodos em que acontecem, independente de movimentação financeira. Ambos são fundamentais e complementares.

Muitas organizações e entidades disponibilizam planilhas para baixar gratuitamente. Selecionamos três modelos para lhe auxiliar nesta tarefa:

  1. Site Tudo Excel: Explicação passo a passo para montar o fluxo de caixa no Excel, tanto mensalmente como anual. O autor defende que “não importa em qual mês você está começando a controlar os gastos. O importante é: comece agora!”. Disponível em: http://bit.ly/Planilha-Tudo-Excel
  2. Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas de Sergipe: O SINODONTO-SE também disponibiliza uma planilha para download acompanhado de um pequeno glossário para facilitar o entendimento de termos como Depreciação do Equipamento e Consumo Geral Mensal com base em Leis e números reais da classe. Disponível em: http://bit.ly/Planilha-SINODONTO-SE
  3. Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais: A Comissão de Convênios e Credenciamentos (CECC) do CRO-MG elaborou uma planilha detalhada para gastos comuns como aluguel, água, luz, telefone, funcionários, taxas, impostos e materiais para comparar posteriormente com os valores pagos por Convênios. Disponível em: http://bit.ly/Planilha-CRO-MG

Você conhece outra planilha disponível para download? Comente nesta postagem!

Sobre o Codental

O sistema odontológico Codental registra recebimentos de pacientes pagantes ou inadimplentes, além de realizar o somatório das receitas. Também será possível nas próximas atualizações acessar um fluxo de caixa simples, prático e inovador para os usuários, indo ao encontro da proposta da empresa. Enquanto isto, teste gratuitamente sem cartão de crédito durante 14 dias as demais funcionalidades, como integração da agenda de consultas com o WhatsApp. Saiba mais em www.codental.com.br.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.