Dicas

Congressos de odontologia: conheça a importância e os principais eventos

congressos de odontologia

Saber sobre as novidades que estão ocorrendo dentro da odontologia é fundamental, e essa é uma das vantagens de participar de congressos de odontologia. Afinal, com um mercado volátil e de constante inovação, fica fácil deixar alguma novidade passar.

A ciência odontológica se atualiza a cada ano, apresentando tecnologias inovadoras e cada vez mais modernas e eficientes para problemas bucais. Dessa forma, participar desses eventos é um momento de agregar conhecimento, novas ideias, trocar experiências, e conhecer as novas tendências.

Sendo assim, preparamos uma lista dos principais congressos odontológicos e explicamos a importância de participar.

Por que participar de eventos e congressos odontológicos?

No geral, os congressos são uma oportunidade única de conhecer as pesquisas que estão sendo feitas dentro da odontologia e as feiras que aquecem esse mercado, apresentando soluções inovadoras e modernas para os problemas bucais. Dessa maneira, é importante que o cirurgião dentista participe dos principais eventos da área, principalmente os da área que deseja se aprimorar, ampliando seu networking e conhecendo novos fornecedores.

Principais congressos odontológicos

Preparamos uma lista completa dos principais congressos odontológicos que ocorrem do Brasil e exterior. Dessa forma, se informe sobre as datas de realização e não deixe de aproveitar a oportunidade de participar desses eventos que servem como alavancas na sua vida profissional.

Congressos de odontologia nacionais:

Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP)

Um dos maiores eventos nacionais para dentistas é o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD). O evento ocorre há 60 anos, geralmente entre final de janeiro e começo de fevereiro, na cidade de São Paulo.

Segundo a organização do evento, a feira reúne pessoas do mundo todo, trazendo novidades para o setor, fóruns científicos e clínicos, onde os cientistas apresentam os resultados encontrados em suas pesquisas.

Saiba mais em: ciosp.com.br

Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro (CIORJ)

Assim como o evento de São Paulo, o Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, é um dos maiores eventos do tipo no Brasil, no ramo odontológico.

O congresso ocorre na cidade do Rio de Janeiro, normalmente a cada 2 anos, e conta com quase mil horas de cursos, 300 expositores e seis simpósios para divulgação cientifica.

O evento movimenta milhões de reais entre as empresas expositoras e também conta com pessoas do mundo todo. Para saber mais sobre o evento clique aqui.

Congresso Internacional SBOE — Brasil

É uma das maiores referências para os profissionais da área, o Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, ocorre no Brasil a mais de 20 anos, tradicionalmente nos meses de novembro, de maneira itinerante, já tendo percorrido diversas capitais do Brasil.

Saiba maias em: sboe.com.br

Congresso Brasileiro de Ortodontia

Considerado o maior congresso de ortodontia da América Latina, e é um dos principais eventos de odontologia do país. Afinal, o congresso aborda temas relevantes através de cursos e conferencias, ministrados por profissionais reconhecidos internacionalmente por serem referências da área.

Junto ao congresso, ocorre a ExpOrto, uma exposição de negócios que ocorre de forma paralela, reunindo centenas de empresas consagradas que utilizam o evento para lançarem seus produtos e serviços no mercado.

Saiba mais em: www.ortospo.com.br

Congresso Internacional de Odontologia Norte e Nordeste – CIONN

Ocorrendo a apenas dois anos, o CIONN pretende integrar ciência, indústria, acadêmicos e profissionais da área. Visando a inovação, e o compartilhamento de novos conhecimentos, o evento o acontece anualmente, de maneira itinerante.

Saiba mais em:  cionn.com.br

Congresso Internacional ABOR

Realizado pela Associação Brasileira de Ortodontia Facial, já ocorre a treze anos de maneira itinerante, sendo o último evento realizado no Ceará.

É considerado um dos principais eventos de ortodontia do país. Sendo assim, contem em sua programação painéis científicos e workshops com profissionais da área altamente qualificados e reconhecidos internacionalmente.

Saiba mais em: congresso2022.abor.org.br

COBRAC –  Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Considerado o maior evento de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do país, está na sua vigésima quinta edição, ocorrendo de forma itinerante e com profissionais referências da área. Sendo assim, é um evento imperdível para quem é especialista ou deseja se especializar nessa área.

Mais informações em: www.cobrac2022.com.br

Congressos de odontologia internacionais:

International Dental Show (IDS) — Alemanha

A Internacional Dental Show (IDS) é uma das principais feiras de odontologia do mundo, acontecendo a mais de 100 anos, normalmente nos meses de março. Ocorre a cada 2 anos na cidade de Colônia, localizada no interior da Alemanha, e tem como foco a reunião de expositores e congressistas inovadores do mundo inteiro.

Na edição de 2019, o evento ocorreu em um espaço de 170.000 m², a organização contabilizou cerca de 2.500 expositores e mais de 160 mil visitantes de 166 países.

Na última edição, como representante do Brasil na Alemanha, a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), marcou presença, coordenando pelo nono ano o projeto Brazilian Health Devices.

Saiba mais em: www.english.ids

ADA FDI World Dental Congress — EUA

O ADA FDI World Dental Congress reúne participantes e expositores de todo o mundo. Sendo organizada pela Federação Dentária Internacional (FDI) e a Associação Americana de Medicina Dentária (ADA) por mais de 20 anos.

O evento dá particular enfoque à formação contínua, contemplando um vasto leque de conferências, workshops e cursos práticos, organizados tanto pela FDI, como pela ADA. Sendo assim, a conferência de patologia do sono, a sessão sobre o futuro digital da medicina dentária, os workshops sobre cadáveres ou os encontros de team building são alguns exemplos. Além disso, o evento reúne profissionais experientes e expositores que trazem as últimas inovações para a saúde bucal.

Para mais informações: www.world-dental-congress.org.

Dental Expo Moscou — Rússia

O Dental Expo Moscou acontece na capital da Rússia, mas os seus efeitos reverberam em todo o mundo. Finalizando a nossa lista, o congresso internacional é um dos principais encontros para dentistas e inovadores da área odontológica.

Ocorrendo a mais de 20 anos, o Dental Expo e o Dental Salon reúnem empresas e participantes que discutem o futuro da ciência odontológica. Atualmente, são mais de 450 expositores e 30 mil congressistas, oriundos de mais de 30 nações distintas.

O evento oferece mais de 300 eventos, entre pagos e gratuitos, com discussões de diversas áreas que vão desde impressão 3D a ortodontia. Sendo assim, a feira é uma excelente oportunidade de crescimento profissional. Ocorre anualmente, realizada normalmente no mês de setembro.

Saiba mais em: en.dental-expo.com

Concluindo, há uma série de diferentes tipos de congressos e eventos brasileiros e internacionais de odontologia, cada um focado em uma área específica. Todavia, antes de ir em um congresso, pesquise mais informações para saber se aquele evento pode agregar algum valor para sua especialidade, pois, há custos.

Por fim, você já foi em algum congresso? Pretende ir? Conte para nós, deixe o seu comentário!

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.