Tratamentos odontológicos

Aparelho transparente: saiba tudo sobre

aparelho transparente

Dentre os vários aparelhos que existem para tratamentos ortodônticos, está o aparelho transparente. Apesar do aparelho metálico ser o mais antigo no mercado da Odontologia, atualmente há uma grande procura por aparelhos transparentes. 

O aumento da procura por esse tratamento é devido ao fato dele ser muito mais discreto e proporcionar, também, maior estética. Além disso, esses aparelhos possuem diferentes formas, ou seja, podem ser fixos, usando bráquetes translúcidos ou removíveis, aparelhos de placa invisível.  

Dessa forma, esse acessório é indicado para aquele paciente que deseja realizar o alinhamento dos dentes e um sorriso mais harmônico.

O que é o aparelho transparente?

Conhecidos também como aparelhos estéticos, o aparelho transparente é feito com materiais translúcidos, como porcelana, policarbonato e safira. 

E, diferente dos aparelhos convencionais, que possuem braquetes e fios metálicos, além das famosas borrachinhas coloridas, o aparelho transparente é um modelo produzido em materiais que permitem uma estética mais discreta e agradável. 

Quem pode usar o aparelho transparente?

O aparelho transparente ortodôntico pode ser utilizado por qualquer pessoa, incluindo crianças e adolescentes, sendo indicado para o seu paciente conforme o tipo de problema. No entanto, é importante sempre orientá-los quanto aos cuidados com o aparelho, por exemplo, quanto ao uso de cafeína, fator que pode escurecer as borrachinhas.

Quais são os tipos de aparelhos transparentes?

Conforme a procura, que foi crescendo nos últimos tempos, foram desenvolvidos vários tipos de aparelhos transparentes, variando segundo a necessidade. Dessa forma, cabe a você realizar a avaliação do paciente e indicar qual é o melhor modelo para ele. Os modelos atuais e mais utilizados são:

  • Aparelho estético;
  • Aparelho autoligado;
  • Aparelho lingual;
  • Invisalign.

Qual é o melhor tipo de aparelho transparente?

Quando tratamos de durabilidade do material do aparelho, resistência e eficácia nos resultados, tanto os alinhadores quanto os aparelhos fixos estéticos são ótimas opções. Postando, o que vai ser decisivo para determinar qual a melhor opção para seu paciente vai ser a avaliação de cada caso.

A primeira observação a se fazer é o desalinhamento dos dentes, essa vai ser a principal avaliação a ser feita para determinar o modelo. Sendo assim, caso o desalinhamento não seja muito acentuado, por exemplo, é possível indicar as placas alinhadoras. Já se o cenário for ao contrário, maior desalinhamento, talvez você tenha que optar pelo uso do aparelho fixo transparente, já que serão necessárias correções mais expressivas.

Quais  as vantagens do aparelho transparente?

Listamos algumas vantagens de se trabalhar e indicar o aparelho transparente para os seus pacientes, veja:

1. Muito mais discretos

A maior vantagem desse modelo, como já mencionamos, é sua forma discreta. Portanto, sem a presença das borrachinhas, o aparelho conta com uma trava metálica junto aos bráquetes para fixar o fio ortodôntico. Além disso, os bráquetes são menores, o que o torna ainda mais discreto, sendo solicitado cada vez mais por pacientes mais maduros que costumam prezar por um visual mais simples. 

2. Possuem uma alta resistência

Uma dúvida frequente quando falamos sobre os aparelhos transparentes é em relação à resistência do sistema. Porém, os materiais utilizados na produção dos aparelhos transparentes são altamente resistentes e não vão se soltar dos dentes ou quebrar com facilidade, o que garante uma boa durabilidade, tanto o fixo quanto os móveis.

3. Corrige os mais variados problemas

Outra vantagem ligada aos aparelhos transparentes é a sua versatilidade para tratar diferentes problemas dentários. Como eles possuem a mesma funcionalidade dos aparelhos metálicos convencionais, eles conseguem corrigir o posicionamento dos dentes, atendendo muitos casos ortodônticos, desde os mais simples até os mais complexos.

Dessa forma, estes são alguns dos problemas dentários que podem ser tratados com os aparelhos transparentes:

  • Diastemas
  • Mordida cruzada
  • Mordida aberta
  • Sobremordida
  • Apinhamento dentário
  • Alinhamento dental

4. Sem alteração na cor do aparelho

Uma das grandes preocupações dos pacientes é se os aparelhos transparentes vão ficar amarelados ao longo do tempo, pois isso costuma acontecer com as borrachinhas brancas utilizadas no tratamento com o aparelho metálico tradicional.

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os materiais utilizados nesse tipo de aparelho conseguem manter a mesma coloração do início ao fim do tratamento.

Porém, é claro que para isso é necessário que seu paciente possua alguns cuidados como manter uma boa higiene bucal e observar se ao comer algum tipo de alimento com frequência, por exemplo, a cafeína, sua coloração vai apresentar mudanças.

Cuidados do seu paciente com o aparelho durante o tratamento

Outra dúvida muito frequente dos pacientes antes de escolher o melhor aparelho dental é com relação aos cuidados durante o tratamento. Dessa forma, deve-se informar aos seus pacientes que os cuidados com aparelho ortodôntico transparente são os mesmos que os com o aparelho convencional, principalmente se o aparelho transparente for do tipo fixo.

Sendo assim, quanto ao aparelho fixo, é preciso ter mais atenção com os alimentos ingeridos, como, por exemplo, alimentos muito duros, fibrosos ou gordurosos, já que eles podem danificar as peças. Além disso, deve-se instruir a higienizar bem o dispositivo, utilizando as próprias escovas para aparelhos fixos, como forma de não gerar problemas bucais ao decorrer do tratamento.

Mas, se o paciente for utilizar o aparelho transparente alinhador móvel, não é necessária tanta atenção aos alimentos ingeridos, já que pode removê-lo para comer. Entretanto, também é necessário realizar a higiene correta do dispositivo. 

Além dos cuidados em casa no dia a dia, informe ao seu paciente que a consulta ao dentista, na maioria das vezes em casos de aparelho fixo, mensalmente é de extrema importância, uma vez que é necessário acompanhar o tratamento e fazer intervenções quando forem necessárias.

Custo-benefício: quanto custa um aparelho transparente?

Em geral, devido ao material utilizado, a alta tecnologia envolvida, o planejamento personalizado e o benefício estético do aparelho transparente, o custo do acessório pode se tornar mais caro, em comparação com o aparelho ortodôntico normal. 

Assim, como os demais modelos de aparelho odontológico, o preço do aparelho transparente varia, principalmente, pelo material utilizado em sua confecção. Dessa forma, o valor pode variar entre R$250 a R$1 mil, e essa diferença vai depender do modelo do aparelho que será confeccionado para o seu paciente.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.