Tratamentos odontológicos

Invisalign: preço, vantagens e dúvidas comuns

invisalign: preço

Publicado por

Yuri

Os alinhadores Invisalign são a principal tendência na odontologia. Logo, diversas dúvidas surgiram, entre pacientes e dentistas, sobre o Invisalign: preço do tratamento, indicação, benefícios, entre outras.

À medida que as placas invisíveis se apresentam como uma alternativa eficaz, e visualmente mais estética aos aparelhos fixos tradicionais, a inovação tem se popularizado.

De acordo com dados da Align Technology, até 30 de setembro de 2022, mais de 14 milhões de pessoas já haviam utilizado os alinhadores ao redor do mundo.

Para te ajudar a conhecer essa tecnologia revolucionária, preparamos um guia completo com as principais dúvidas. Boa leitura! 

O que é Invisalign

Invisalign é um tratamento ortodôntico inovador que corrige os dentes por meio de alinhadores invisíveis, ou seja, sem o uso dos tradicionais aparelhos metálicos.

O procedimento utiliza placas transparentes desenvolvidas através de um scanner 3D, garantindo a modelagem de uma placa de acrílico feita sob medida.

Desse modo, as placas Invisalign puxam suavemente os dentes para a posição adequada ao longo do tempo.

Além disso, com a análise digital 3D, o dentista estabelece um plano de tratamento personalizado dentro das expectativas do cliente.

Por isso, a cada 2 semanas, em média, o paciente retorna ao consultório para trocar as moldeiras conforme a evolução do caso.

Invisalign funciona

Mesmo que a liberdade e discrição tenham sido fatores fundamentais para a popularização do Invisalign nos últimos anos, a tecnologia que envolve todo o tratamento corrobora com um processo eficaz, seguro e confortável para o paciente.

Assim sendo, o Invisalign funciona tanto para correções ortodônticas estéticas e funcionais, como, por exemplo, nos casos de:

  • Dentes abertos e apinhados;
  • Mordida cruzada e aberta;
  • Sobremordida.

Vale observar que o tratamento não é indicado para todas as condições e deve sempre ser avaliado e prescrito por um ortodontista especializado na inovação. Não apenas pela habilidade técnica, como também, pela experiência para avaliar o comprometimento do paciente com os processos.

Afinal, existe um fator de extrema relevância sobre o Invisalign: preço! 

Por isso, preze por uma odontologia humanizada e converse francamente sobre a responsabilidade com o procedimento.

Com essa relação de confiança, o paciente se sente livre para adotar outro tratamento que considere mais justo para a sua realidade, ou avançar com o alinhador invisível. 

Quem pode usar Invisalign

O tratamento com Invisalign pode ser indicado para crianças, a partir dos 6 anos, adolescentes e adultos. 

Qual a forma correta de uso do Invisalign

A recomendação de uso do Invisalign é de 20 a 22 horas, para resultados mais rápidos e promissores.

Em outras palavras, o aparelho é essencialmente retirado somente para a alimentação, higienização bucal e breves períodos durante o dia. 

Quanto tempo dura o tratamento com Invisalign?

O tratamento dura entre 6 meses a 2 anos, dependendo da complexidade de cada caso. Entretanto, os primeiros resultados são perceptíveis já nas primeiras semanas.

A princípio, os alinhadores se ajustam perfeitamente, cedendo à medida que os dentes se movem para uma nova posição. 

Por isso, é necessário retornar ao consultório a cada duas semanas para trocar as placas durante todo o tratamento. 

Prós e contras dos alinhadores invisíveis 

Ao passo que a odontologia estética é uma das áreas de maior destaque atualmente, essa tecnologia tem conquistado cada vez mais pacientes por ser mais discreto, além de confortável e eficaz. Confira três benefícios ao usar o aparelho:

Bem-estar

A primeira vantagem do Invisalign, são as placas transparentes desenvolvidas sob a medida do dente, tornando-as quase invisíveis.

Nesse sentido, o Invisalign garante mais autoestima e segurança, principalmente para os adultos, ao cuidar da saúde e da estética. 

Inovação

Da mesma forma, a fabricação personalizada para cada paciente permite que o Invisalign se adapte perfeitamente à boca e aos dentes do paciente, garantindo o máximo conforto.

Além de diminuir o risco de lesões nos dentes ou na gengiva, o movimento dos dentes é mais preciso em comparação com os aparelhos tradicionais.

Praticidade

Visto que o Invisalign é completamente removível, é mais fácil manter uma boa higiene dental diária, bem como conservar o aparelho limpo. 

Sob o mesmo ponto de vista, o alinhador invisível economiza tempo para paciente e dentista! 

Ao contrário dos aparelhos tradicionais que exigem visitas mais frequentes ao consultório, com o Invisalign as consultas agendadas são geralmente para adaptar a placa, ou seja, a cada 15 dias.

Assim, o dentista consegue organizar a agenda para intercalar atendimentos rápidos, com os mais extensos, bem como definir os momentos de descanso. 

Invisalign desvantagens

De imediato, não existem desvantagens reais no tratamento com Invisalign, mas conforme destacamos ao longo do texto, é necessária uma maior cooperação por parte do paciente.

Apesar de ser móvel, as moldeiras precisam ser usadas quase constantemente (de 20h a 22h), para um bom resultado. 

Cuidados com o Invisalign

Acima de tudo, o Invisalign é um aparelho ortodôntico móvel e exige cuidados diários para estender a vida útil do dispositivo e garantir mais saúde de forma integral. 

Sendo assim, elencamos alguns pontos para indicar ao paciente: 

  • Seguir as recomendações diárias do tempo de uso; 
  • Transportar o aparelho em recipiente próprio;
  • Escovar os dentes antes do uso;
  • Higienizar o aparelho com uma escova própria, com cerdas mais finas e macias;
  • Não lavar com água quente;
  • Retirar o aparelho antes de comer ou beber;

Invisalign: preço para o dentista e para o paciente

Entre tantos benefícios, vamos falar sobre uma das dúvidas mais comuns, o preço do Invisalign.

A princípio, a especialização em ortodontia é um requisito fundamental para quem pretende oferecer tratamento com Invisalign. Por isso, vale colocar no planejamento.

Em seguida, o profissional realiza um curso ministrado pela empresa Invisalign, onde é certificado e credenciado como um parceiro Invisalign Doctor.

Nesse sentido, o preço do Invisalign para o paciente, é determinado pela experiência do profissional, complexidade do caso e duração do tratamento.

Só para exemplificar, o preço do Invisalign em 2022 relatado, por pacientes, varia entre R$ 6.000 e R$ 18.000.

Invista em novas tecnologias para o seu consultório

Por mais que o custo do Invisalign seja elevado para o bolso de boa parte dos pacientes, os alinhadores móveis são uma tendência da área de odontologia, e oferecer essa inovação em seu consultório, pode ser um verdadeiro diferencial para o seu negócio.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.