Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Doenças odontológicas

Verrugas na língua: tudo que você precisa saber!

verruga na língua

A presença de verrugas na língua pode ser um sinal de preocupação entre os pacientes devido aos riscos de estarem relacionadas a HPV. As verrugas são pequenos tumores que se apresentam na superfície na pele, podendo acometer a região lingual. Dessa forma, elas podem apresentar diversos tamanhos, texturas e cores.

Os lugares mais frequentes do aparecimento de verrugas na boca são: lábios, céu da boca e borda lateral da língua. Entretanto, qualquer região pode ser afetada.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Por ser uma condição comum em consultórios odontológicos, é extremamente importante o dentista conhecer sobre as etiologias dessa condição, para devido diagnóstico e instrução dos pacientes. Confira tudo sobre verruga na língua nesse artigo!

O que é verruga na língua?

Verruga na língua

As verrugas na língua, geralmente se tratam de verrugas vulvares. A verruga vulvar localiza-se na superfície da pele, sendo lesões elevadas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada.

Entretanto, algumas verrugas podem apresentar um pontilhado escuro. As verrugas ainda podem se apresentar isoladas ou agrupadas, possuindo uma variação entre milímetros ou centímetros de diâmetro.

Tipos de verrugas mais comuns:

  • Verruga plana juvenil: são verrugas que atingem normalmente a face e os membros, sendo pequenas lesões de superfície plana e em grande número.
  • Verruga vulgar: podendo apresentar entre milímetros e centímetros de tamanho, são verrugas esbranquiçadas frequentemente encontradas em crianças e adolescentes.
  • Verruga plantar: são geralmente localizadas nos pés, sendo normalmente confundidas com calosidades, comumente dolorosas ao pisar.
  • Verruga filiforme: se apresenta frequentemente na face e no pescoço, sendo normalmente encontrada em pessoas idosas.
  • Verruga genital ou condiloma acuminado: encontrada região genital ou perianal, são lesões mais macias, variando em coloração esbranquiçada e escura. Geralmente, são manifestações encontradas em adultos, sendo adquiridas principalmente por transmissão sexual.

Tipos de verrugas na boca mais comuns:

As verrugas na boca podem ser das mais variadas, podendo ter aparência esbranquiçada, vermelha-clara, ou ainda possuir a mesma cor da mucosa, podendo ser confundida com aftas.

Dentre os locais de manifestação, os mais comuns são:

  • Verruga na língua: frequentemente confundida com aftas, são verrugas que se apresentam na lateral da língua;
  • Verruga no lábio: região mais comum de ser acometida, geralmente possui uma base mais estreita, sendo longa, firme e de cor clara;
  • Verruga na garganta: quando se apresentam nessa região, costuma-se observar irritações na faringe e amígdalas, gerando dor ao engolir.

Verrugas na língua por HPV

HPV

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível muito comum, sendo um de seus sintomas o surgimento de verrugas na mucosa nasal e bucal.

Portanto, muitos pacientes se apresentam no consultório preocupados da causa origem da verruga na língua ou na boca ser o HPV.

As verrugas motivadas pelo HPV são lesões benignas, causadas por diferentes tipos do vírus, sendo mais comuns em pacientes com o sistema imunológico comprometido, como pacientes portadores de HIV, por exemplo.

O que é e como ocorre a infecção por HPV:

HPV é um vírus que infecta a pele e/ou mucosas, provocando verrugas anogenitais e câncer, dependendo do tipo de vírus.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST), sendo dada pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada. Dessa forma, a principal forma de transmissão é sexual, incluindo os contatos oral-genital, genital-genital ou manual-genital.

Um ponto importante sobre essa infecção, é que muitos acometidos são assintomáticos, não sendo ciente da existência do vírus, o que facilita a transmissão do mesmo.

Prevenção do HPV

A medida mais eficaz contra HPV é a vacinação, sendo essa distribuída gratuitamente pelo SUS. Sendo assim, meninas entre 9 e 14 anos, e homens e mulheres que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos nas faixas de 9 a 45 anos devem ser vacinados.

Entretanto, a vacina não é um tratamento e não apresenta eficácia comprovada para infecções ou lesões de HPV já existentes. Ainda, a vacina não previne todos os tipos de vírus do HPV, sendo dirigida normalmente as variantes 6, 11, 16 e 18.

Outra importante orientação a ser repassada aos pacientes é o uso de preservativo durante as relações sexuais para prevenção.

Contudo, apesar de atuar como prevenção para diversas ISTs, o preservativo não impede totalmente a infecção por HPV, devido várias lesões estarem presentes em outras áreas como a vulva, região pubiana, períneo ou bolsa escrotal.

Tratamento para verrugas na língua

O tratamento de verrugas na língua geralmente consiste na sua destruição, realizada via os procedimentos cirúrgicos de eletrocoagulação ou raspagem, cauterização química das lesões ou medicamentos tópicos. Sendo assim, esses procedimentos consistem em:

Eletrocoagulação

A eletrocoagulação consiste em uma técnica que destrói essas lesões da pele através da eletricidade e calor. Dessa forma, se realiza o tratamento via impulsos elétricos, utilizando uma sonda microscópica, que aplica pequenos choques no tecido acometido pela verruga. Entretanto, normalmente costuma-se realizar várias sessões para eliminação total da verruga.

Raspagem

A raspagem consiste em um procedimento cirúrgico realizado através da remoção da verruga, com o auxílio de um bisturi ou vaporizar, ou com o auxílio de um lazer.

Cauterização química

O procedimento consiste em utilizar substâncias químicas para queimar e destruir o tecido da verruga, estimulando a cicatrização e a formação de um novo tecido saudável.

Portanto, primeiramente se aplica uma anestesia no local, minimizando o desconforto e em seguida aplica-se a substância utilizada.

É importante ressaltar que nesse procedimento é possível interromper o processo, com o auxílio de um neutralizador, após um período especifico, a depender da substância utilizada e da reação observada.

Medicamentos

Os medicamentos irão variar conforme a etiologia da verruga, podendo ocorrer a indicação de imunomoduladores, agentes antivirais, queratolíticos ou retinoides tópicos.

Dessa forma, antes da indicação do melhor tratamento para o paciente é importante lembrar a localização sensível onde a verruga se encontra, podendo o tratamento, causar danos que afetem funções como a fala e a alimentação do indivíduo.

Portanto, deve-se acompanhar constantemente o paciente durante o tratamento realizado, para garantia do sucesso da estratégia traçada e precaução de possíveis danos colaterais. Além disso, antes da indicação do medicamento para verruga na língua deve-se confirmar a eficácia e segurança do mesmo na área de tratamento.  

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.