Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Doenças odontológicas

Úvula inchada: saiba tudo sobre essa condição!

uvula inchada

A úvula, também denominada como “sininho da garganta”, é uma estrutura formada por mucosa, tecido conjuntivo e muscular, localizada no fundo da garganta, próximo às amígdalas. Esta tem como principal função atuar como uma barreira no momento da deglutição, impedindo, assim, que alimentos entrem nas vias respiratórias. Sendo assim, uma úvula inchada pode significar grande desconforto, engasgos e até dificuldade na fala. 

Por isso, este artigo busca esclarecer as principais causas da úvula inchada, assim como métodos de prevenção, sintomas e tratamentos. Confira!

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Qual a função da úvula? 

Úvula é uma palavra que vem do latim e significa “pequeno cacho de uva” ou “pequena uva”. Mas afinal, para que serve essa estrutura? 

A úvula se localiza entre a orofaringe e nasofaringe, sendo como uma extensão do palato mole com o palato duro, formando o popularmente conhecido “céu da boca!”.

Dessa forma, no momento de deglutição a estrutura muscular é empurrada para trás e para cima, exercendo sua função de fechar essa comunicação entre as partes oral e nasal, para que o alimento não vá para via respiratória. 

Entretanto, apesar dessa função extremamente importante, estudiosos observaram que não são todos os vertebrados que apresentam essa extensão do palato mole, e mesmo assim consegue ingerir os alimentos sem que estes passem para cavidade oral. Por isso, compreenderam-se outras funções da úvula que os seres humanos conseguem viver sem esta. 

Isso acontece, por exemplo, em pessoas que apresentam uma condição chamada de apneia obstrutiva do sono. Como nessa condição o tratamento envolve a retirada da úvula, fica possível analisar as consequências dessa cirurgia e, assim, entender melhor outras funções, como: 

  • Lubrificação das pregas vocais: ao analisar a úvula retirada, cientistas analisaram que possui diversas glândulas que produzem uma saliva menos espessa, banhando a faringe, laringe e as pregas vocais. Dessa maneira, sem a úvula, pacientes relatam sensação de boca seca.
  • Função imunológica: também na análise microscópica, cientistas encontraram a presença de células do sistema imunológico, sugerindo uma função de defesa contra possíveis patógenos. 

Portanto, a úvula é uma estrutura importantíssima aos seres humanos, e condições como a uvulite requer atenção.  

Principais causas da úvula inchada:

Úvula inchada

A uvulite se caracteriza pelo inchaço da úvula e pode ser desencadeado por diversos fatores, como: 

Faringite bacteriana 

Também chamada de faringite estreptocócica, é uma infecção na faringe que tem como principais sintomas a úvula inchada, além de placas brancas e dor na garganta.

Essa condição, causada por vírus ou bactérias, tem curta duração e os sintomas desaparecem geralmente entre 5 a 7 dias. 

Amigdalite

De maneira parecida com a faringite, a amigdalite se trata de uma infecção que atinge as amígdalas que, por envolverem anatomicamente a úvula, acaba causando inchaço dessa região. 

A amigdalite viral e bacteriana se diferenciam quando na primeira muitas vezes os sintomas desaparecem sozinhos e na segunda podem chegar a meses causando casos crônicos. 

Refluxo gastroesofágico

Uma doença digestiva, na qual causa uma irritação na mucosa do tubo alimentar devido à volta do ácido do estômago ou da bile pelo esôfago. Com essa irritação, outros sintomas como úvula inchada, gosto amargo na boca e azia são comuns. 

Alergias

Como foi dito, uma das possíveis funções da úvula envolve uma proteção imunológica. Logo, algumas alergias, como a pólen e a poeira, podem causar um aumento de líquido na garganta e na boca, causando o inchaço da úvula. 

Angioedema hereditário

Como o próprio nome diz, de maneira hereditária, ou seja, por uma condição genética, pode levar a acúmulos de fluidos fora dos vasos sanguíneos, tendo como consequência o inchaço rápido de estruturas, dentre elas a úvula. 

Porém, se trata de uma doença rara, na qual o paciente deve ser acompanhado por imunologistas especialistas. 

Tabagismo

Dentre as diversas consequências prejudicais a saúde do tabagismo, está a irritação da garganta e consequentemente o inchaço das úvulas. Isso acontece, pois as substâncias químicas presentes no tabaco podem causar uma irritação e inflamação em tecidos da garganta. 

Doença do beijo

A mononucleose, mais conhecida como doença do beijo, é uma infecção viral causada pelo vírus Epstein-Barr. Dentre os diversos sintomas, tem-se inchaço da úvula e amígdalas, dor de garganta, dor ao engolir, além de febre, mal-estar, irritação na pele e fadiga. 

É uma condição que pode causar diversas complicações mais graves, como câncer, anemia hemolítica, e até condições neurológicas. 

Em vista disso, conclui-se que a úvula inchada pode sinalizar tanto infecções que passam rapidamente quanto doenças que desencadeiam complicações graves.

Por isso, o paciente que detectar este sintoma deve recorrer o mais rapidamente ao profissional responsável e o dentista procurar averiguar as causas para iniciar o tratamento adequado. 

Sintomas da úvula inchada: 

Muito importante para uma boa anamnese é entender os sintomas relatados pelo paciente e conseguir, o mais rápido possível, ligá-los a possíveis condições.

A úvula inchada, por si só, acaba sendo considerada um dos sintomas de algumas condições, como as mencionadas anteriormente. Porém, outros sintomas podem acompanhar a úvula inchada, como:

  • Vermelhidão
  • Dor na garganta
  • Dificuldade de engolir
  • Dor ao falar
  • Tosse seca
  • Salivação excessiva ou secura na boca
  • Engasgos 
  • Febre
  • Queimação

Como tratar a úvula inchada? 

Primeiramente o profissional deve analisar todos os sintomas e buscar a causa principal desse inchaço anormal, pois diferentes causas requerem diferentes tratamentos. 

Dito isso, quando causada por infecções bacterianas, recomenda-se o uso de antibióticos para redução dos sintomas.

Já em casos de alergias, o uso de anti-histamínicos se faz necessário, para impedir o bloqueio total das vias respiratórias causado pelo inchaço da úvula. 

Entretanto, como foi dito, em muitos casos, como em infecções virais, os sintomas podem desaparecer sozinhos em poucos dias. Por isso, uma boa análise do profissional se faz necessária, para compreender a individualidade de cada caso e, assim, orientar o melhor tratamento. 

Como cuidar da úvula inchada? 

Melhor do que tratar, é prevenir. Dessa maneira, dentistas devem sempre prezar pela saúde dos pacientes e orientá-lo como cuidar da úvula e também prevenir contra casos mais graves de infecção. 

Mesmo não sendo possível escovar a úvula, outros cuidados além de uma higiene bucal adequada são passíveis de serem executados pelos pacientes como forma de cuidado, como:

  • Prescrever gargarejos regulares, lembrando que enxaguantes bucais não são anti-inflamatórios
  • Recomendar ao paciente a ingestão de bastante líquido
  • Instruir o paciente a evitar uso de tabaco e outras substâncias químicas
  • Recomentar ao paciente não forçar a voz ou gritar
  • Instruir sobre o consumo de bebidas ou comidas muito quentes, bebida alcoólica ou irritantes para a garganta
  • Prescrever spray anestésico para garganta para aliviar o desconforto 
  • Recomendar o consumo de alimentos macios em pequenas refeições e mastigar bem os alimentos

Úvula inchada é perigoso?

Apesar da alteração preocupar alguns pacientes, geralmente não se trata de um problema grave.

Dessa forma, após o exame físico é possível indicar o melhor tratamento para o caso, sendo a uvulite resolvido, normalmente, com a prescrição de medicamentos e tratamento da causa base.

Por fim, o dentista deve sempre prezar pelo bem-estar do paciente e orientá-lo, além dos cuidados mencionados, a importância de uma higiene correta, e a busca de um consultório odontológico ao sentir algum dos sintomas citados. 

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.