Tratamentos odontológicos

Tudo sobre sedação com óxido nitroso no consultório odontológico

Sedação com óxido nitroso

A sedação com óxido nitroso vem sendo muito empregada nos últimos anos, surgindo como alternativa a anestesia e principalmente nos casos em que pacientes tem medo intenso de dentista, necessidades especiais ou alguma limitação. Sendo assim, preparamos um texto com tudo que você precisa saber sobre esse tipo de sedação.

Óxido Nitroso o que é

O óxido nitroso, também conhecido como gás hilariante, é um gás incolor, atóxico e não inflamável em temperatura ambiente. Ele atua no sistema nervoso central, causando relaxamento e trazendo alívio para a ansiedade.

Sedação com óxido nitroso

A sedação realizada no consultório odontológico, permite que o paciente ainda esteja consciente e responda a estímulos físicos e verbais, conhecida por sedação consciente. O método baseia-se na mistura dos gases oxigênio e óxido nitroso inalado pelo paciente durante todo o procedimento.

Esse tipo de procedimento contribui para uma maior liberação do hormônio endorfina (hormônio que promove analgesia com efeito ansiolítico), com isso, o paciente estará com os batimentos cardíacos reduzidos e com a ansiedade controlada.

Realização:

Para realizar a sedação com óxido nitroso é necessário o uso de uma máscara, por onde o paciente irá inalar a mistura do gás oxigênio com o óxido nitroso. É o dentista quem vai acompanhar a sedação e controlar a sedação.

Caso seja necessário suspender a sedação, o profissional precisa apenas interromper o fluxo de óxido nitroso e liberar oxigênio puro para o paciente. Dessa maneira, em poucos segundos, o efeito da sedação é cessado por completo.

A sedação com óxido nitroso é um procedimento seguro, simples, rápido, não invasivo e indolor. Além disso, esse tipo de tratamento não apresenta riscos para o paciente e muito menos sintomas resultantes da inalação do gás.

Curso de capacitação:

A sedação consciente é um processo bastante simples, porém, para ministrá-la, o dentista deve ser capacitado e habilitado. As certificações podem ser obtidas por meio de cursos práticos e teóricos. Esse procedimento é autorizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) desde 2004.

Benefícios sedação com óxido nitroso:

Vários são os benefícios da sedação com óxido nitroso, alguns deles são:

  • Paciente sedado perde a noção do tempo: o paciente, sob efeito do óxido nitroso, perde a noção do tempo. Com isso, o paciente tem a sensação de que o tratamento durou menos tempo, causando-lhe um conforto e tranquilidade.
  • Proporciona relaxamento durante o procedimento: além de ter a sensação de que o procedimento é mais rápido, a inalação do gás faz com que o paciente consiga relaxar durante o tratamento odontológico.
  • A sensação de bem-estar perdura após o tratamento: paciente não terá lembranças ruins do procedimento.
  • Procedimento seguro: O óxido nitroso começa a agir no sistema nervoso em questão de segundos após a inalação, ou seja, a sensação de relaxamento é imediata. Assim, possibilita o profissional realizar seu trabalho com facilidade.
  • Efeito anestésico: A inalação desse gás tem efeito anestésico, devido à liberação de endorfina. Dessa forma, o paciente aumenta sua tolerância à dor e pode passar pelo tratamento com menos necessidade de anestesia local.
  • Rápida recuperação: assim que o procedimento acaba, o profissional pode interromper a liberação do gás e o paciente já retorna ao seu estado normal. Não há riscos de nenhum efeito pós-inalação, já que o organismo não metaboliza o óxido nitroso.
  • Contribui com a manutenção da saúde bucal: A sedação com óxido nitroso ajuda o paciente a perder o medo dos tratamentos odontológicos, impedindo que ele se afaste do consultório para realizar o tratamento necessário.

Indicações

Todos os tipos de pacientes, e em qualquer idade, podem usar do óxido nitroso para a realização de procedimentos odontológicos.

Como a técnica não apresenta efeitos colaterais sobre o sistema cardiovascular, respiratório, fígado, rim e cérebro, pacientes que necessitam de cuidados especiais (como cardiopatas, diabéticos e hipertensos), podem usar o óxido nitroso sem alguma preocupação.

Adultos, crianças, idosos, e pacientes especiais podem utilizar a sedação para diminuir o medo durante a consulta odontológica.

Efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais são praticamente inexistentes. Os de curto prazo são náuseas, vômitos e tonturas. E mesmo assim, são efeitos colaterais observados em baixa frequência. Normalmente acontece quando o gás é inalado muito rapidamente ou em quantidade excessiva. Em casos raros, pode ocorrer tosse, suor excessivo e tremores.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.