Trismo: conheça tudo sobre o assunto

trismo
Trismo

A palavra trismo, que vem do grego trismos, pode ser definida como um espasmo tetânico prolongado dos músculos da mandíbula que limita ou dificulta a abertura normal da boca. Simplificando essa definição, trismo indica uma abertura de boca severamente restrita, ou seja, uma abertura de boca de 35 mm ou menos deve ser considerada trismo.

Sendo assim, o trismo é um problema comumente encontrado pelo dentista, com uma série de causas potenciais, além do seu tratamento depender exatamente da causa, veja mais sobre:

O que é trismo?

O trismo é uma condição que dificulta o ato de abrir a boca, ocorrendo em razão de uma contração dos músculos da face e de mastigação.

Para você compreender melhor, uma abertura normal de boca tem 3 centímetros – o que equivale ao tamanho de 3 dedos entre os dentes incisivos (dentes da frente). Já no trismo, a abertura fica menor do que 2,5 centímetros, ou seja, isso dificulta falar, alimentar e manter a higiene oral adequada.

Vale destacar que o trismo pode acontecer após uma situação específica ou apenas em atividades do cotidiano, como ao bocejar ou após falar durante muito tempo.  Além disso, a contração da musculatura da mandíbula também pode ocorrer devido à presença de um tétano: uma infecção grave causada pela toxina do bacilo tetânico.

Por estar diretamente ligado com os músculos da face e de mastigação, o trismo pode causar problemas graves nas pessoas afetadas. Afinal, fica quase impossível mastigar, bocejar, falar e executar muitas outras tarefas sem sentir dores terríveis.

Quais são as suas causas?

O trismo pode ser causado por uma série de motivos, sendo um deles a disfunção na ATM – Articulação Temporomandibular. Essa é uma das articulações mais importantes da face humana, responsável por qualquer movimentação no maxilar. Sendo assim, o trismo pode fazer parte de processos de infecção da faringe, como a amigdalite.

Além disso, o transtorno também pode surgir após espasmo muscular em razão de uma inflamação e pelo efeito anestésico, tendo, assim, um comprometimento dos músculos ou nervos envolvidos no movimento de abertura e fechamento da boca.

Outro motivo que pode causar o trismo são consequência de cirurgias específicas que envolvem a zona bucal e outros tipos de procedimentos dentários, como extração dos sisos. Porém, isso depende muito do tempo que o paciente passa com a boca aberta e da complexidade de cada caso.

Por fim, a condição também pode ser um dos efeitos colaterais do veneno da aranha do gênero Latrodectus (“viúva-negra”).

Dessa forma, podemos dividir as causas do trismo em duas categorias: intra-articular (dentro da articulação) e extra-articular (fora da articulação). Para exemplificar melhor, listamos abaixo os fatores que podem levar ao trismo, veja:

Trismo intra-articular

Esse tipo de trismo pode ser causado por fraturas intracapsulares do paciente ou artrite e problemas nos ossos, sem relação com coisas externas como lesões.

• Sinovite traumática;
  • Fratura intracapsular;
  • Anquilose;
  • Artrite inflamatória séptica;
  • Osteoartrite;
  • Formação de osteófitos;
  • Luxação da articulação temporomandibular.

Trismo extra-articular

Já nesse caso, as causas se relacionam mais a questões externas, como: fraturas não naturais (causadas por lesões em alguma atividade), problemas oriundos de procedimentos cirúrgicos, hematomas, problemas com radiação e tétano.

• Traumas ou fraturas de ossos da face;
  • Edema pós-cirúrgico, após o bloqueio nervoso para tratamento dentário;
  • Infecções agudas dos tecidos orais;
  • Hematoma;
  • Parotidite aguda;
  • Tétano;
  • Tratamento de canal;
  • Problemas de oclusão;
  • Radioterapia;
  • Tumores;
  • Radiação.

Porém, vale lembrar que o trismo também pode ser uma consequência de colisões fortes e traumas decorrentes de acidentes ou prática de esportes, vale realizar uma avaliação antes de se iniciar o tratamento do paciente.

Quais os sintomas apresentados?

Por ser um problema bastante angustiante, o trismo costuma causar muita dor, principalmente para abrir a boca. Ou seja, é bem fácil de notar a presença do transtorno. Outros sintomas que podem aparecer, são:

• Dificuldade ao comer e mastigar;
  • Rigidez na mandíbula;
  • Dores ao falar e escovar os dentes;

Além disso, algumas pessoas podem sentir dores perto do ouvido que se irradiam pela musculatura da face associada aos movimentos da boca.

Quais as consequências do trismo?

Além de indicar outros problemas de saúde, como infecções e traumas, o trismo pode trazer algumas consequências para a saúde geral do corpo. Isso vai ocorrer, pois o transtorno causa dores muito fortes, o que dificulta nitidamente a fala, mastigação e a realização de procedimentos odontológicos de ação preventiva do paciente.

Outro ponto importante é que o trismo pode trazer problemas nos dentes do paciente, como a presença de cáries. Afinal, muitas das pessoas não conseguem abrir a boca para fazer a higienização adequada e, assim, a cárie pode se desenvolver nos tecidos dentários mais profundos, necessitando de outros procedimentos de tratamento além do trismo.

Ou seja, tarefas que antes pareciam simples, como passar o fio dental e escovar os dentes, tornam-se difíceis de se realizar. Portanto, com a má higienização bucal, consequências como o aparecimento de bactérias causadoras de problemas ainda mais sérios, como cáries, gengivite, problemas periodontais e tártaro no dente são os mais comuns de acontecer.

Qual o tratamento para o trismo?

Primeiramente, vale lembrar que o tratamento, geralmente, vai depender muito do motivo que está causando o problema. Sendo assim, como o tratamento tem como propósito de reduzir e/ou eliminar os sintomas, principalmente corrigindo mecanicamente a função das articulações temporomandibulares. Ou seja, cabe ao dentista fazer uma anamnese no paciente para verificar melhor a origem do problema.

Portanto, a conduta pode ir desde a prescrição de uma medicação, sendo eles os anti-inflamatórios, relaxantes musculares para relaxar a mandíbula, antibióticos, analgésicos para aliviar a dor da ATM e compressas, até procedimentos mais demorados, como fisioterapia, sessões de laserterapia, tratamento ortodôntico e procedimentos cirúrgicos.

Além disso, pode ocorrer em alguns casos, como os de problemas na ATM, o dentista fazer a indicação do uso de placas miorrelaxantes. Entre as demais medidas que podem ser tomadas estão o tratamento ortodôntico em caso de mordida incorreta ou disfunção mandibular, solucionando o problema pelo relaxamento muscular.

Portanto, para evitar com que o trismo traga ainda mais malefícios à saúde bucal, a higiene deve ser mantida de forma eficiente, por isso, vale fazer orientações e recomendações aos seus pacientes para evitar problemas adjacentes do trismo.