Tratamentos odontológicos

Tipos de aparelhos dentais: conheça todos

tipos de aparelho dental

Os primeiros tipos de aparelhos dentais surgiram há muitos séculos, no Egito e na Grécia antiga. Mas os primeiros modelos parecidos com os que conhecemos hoje, surgiram entre 1950 e 1965. Com o avanço da tecnologia os tipos de aparelhos dentais também evoluíram e atualmente existem vários no mercado. Confira!

Por que usar aparelho dental?

Só o profissional pode avaliar o motivo e qual tipo de aparelho dental a ser escolhido, em geral, para recuperar a harmonia do sorriso, mas existe também outro fator importante que é a boa execução das funções bucais.

O tratamento com o aparelho dental é a solução para o alinhamento dos dentes tortos, porém não é um processo simples, afinal, os problemas relacionados comprometem não só a estética do sorriso, mas também interferem no bom desempenho da fala e da mastigação. Por isso o paciente deve procurar tratamento quanto antes com o ortodontista, que vai indicar o tipo de aparelho dental mais adequado.

Como funciona o tratamento com aparelho dental?

A função do aparelho é aplicar uma força para movimentar os dentes que precisam ser colocados na posição correta. Essa movimentação provoca modificações no ligamento periodontal, causando a reabsorção do osso de um lado do dente, nas áreas de pressão, e a posição do osso do outro lado, nas áreas de tensão.

Abaixo então os problemas ortodônticos mais comuns que geralmente são os motivos do uso dos aparelhos dentais:

  • Mordida cruzada,
  • Mordida aberta,
  • Mordida cruzada anterior,
  • Diastema e apinhamento.

Quais os tipos de aparelhos dentais?

Os aparelhos dentais podem ser divididos em fixos e móveis. Os móveis dependem da colaboração do paciente em utilizar o aparelho pelo tempo recomendado. Já os aparelhos fixos são indicados para casos mais complexos, e só podem ser retirados pelo dentista. Dentro dessas duas categorias, existem vários tipos de aparelhos dentais. Por meio da indicação de um ortodontista define-se qual deles usar. E então o paciente deve escolher o que melhor se adequar às suas expectativas e orçamento.

Aparelho odontológico fixo

Esse é o tipo mais comum, ele funciona por meio de peças coladas nos dentes, chamados de bráquetes. O aparelho fixo entrega excelentes resultados de alinhamento dos dentes, costuma ter manutenção descomplicada e preço mais acessível do que demais opções disponíveis no mercado. Essa versão divide-se em duas categorias: fixo simples e fixo especial.

Aparelho fixo simples e fixo especial

A diferença entre o aparelho fixo simples e o fixo especial está no fato deste último ter braquetes transparentes. Por isso, é o mais indicado para quem se preocupa com o fator estético.

Aparelho Odontológico Porcelana

O aparelho odontológico porcelana, que se caracteriza por ter tonalidade branca leitosa e o material não é suscetível à alteração de cor. Seu preço costuma ser maior do que o de policarbonato, mas ainda assim, são bem mais baratos que o de safira.

 Aparelho Odontológico Safira

O aparelho odontológico de safira é confeccionado com monocristais de safira. O material é semelhante ao vidro, portanto, é transparente. Por isso, mistura-se à cor dos dentes naturais e é quase imperceptível. É o mais caro dos aparelhos estéticos e não muda de cor. Porém, em relação ao tratamento, demoram mais do que os de metal, sendo indicados apenas para os casos mais simples.

Aparelho de Policarbonato

É um aparelho ortodôntico fixo feito de plástico. Tem um custo inferior, mas a qualidade também fica comprometida, pois mudam de cor com o tempo e quebram com facilidade.

Aparelho Invisível

Os tipos principais de aparelhos invisíveis são o clear aligner, o clear correct e o invisalign.
São usados principalmente por pacientes que desejam um tratamento mais estético. É uma alternativa com benefícios. Atendem muitas vezes num prazo menor do que o aparelho tradicional fixo. Outra vantagem é a possibilidade de remover o aparelho, fazendo toda a diferença, pois dá para usar o fio dental e fazer uma escovação mais eficaz. No entanto, o aparelho ortodôntico invisível tem um ponto negativo: seu preço é o mais alto em comparação a outras opções.

Aparelho odontológico autoligado

Trata-se de um aparelho confeccionado em metal e sem borrachinhas. Possui um sistema que prende o fio metálico sem elásticos, eliminando o atrito e garante movimentos mais precisos. Assim, o tempo de tratamento diminui e os resultados são melhores e mais rápidos. Além de proporcionar maior conforto e maior facilidade de limpeza, também costuma ser mais discreto que o aparelho fixo tradicional. Também chamado de sistema Damon, tem um custo bem mais alto que o tradicional.

Aparelho odontológico nivelador

Esse aparelho não possui fios ou braquetes e pode ser removível. É feito sob medida, porém, o tempo de tratamento usando essa versão costuma ser maior do que um aparelho fixo ou móvel invisível.

Aparelho reposicionador de mandíbula

Tipo de aparelho indicado para tratamento de transtorno de ATM, que é a disfunção da articulação temporomandibular.

Aparelho de contenção

Tem como função evitar que os dentes se movimentem, portanto, ajuda a manter os resultados que o paciente teve com o tratamento.

Aparelho extensor palatino

Opção geralmente indicada para pacientes com estrutura de palato reduzida, o que pode influenciar no espaço para nascimento e movimentação dos dentes fixos.

Aparelho dentário lingual

Usado principalmente para fins estéticos, é também um aparelho de metal, mas colocado na parte posterior dos dentes. Pode haver um pouco de incômodo nos primeiros dias de adaptação, mas os especialistas garantem que em cerca de um mês, o paciente já se acostumou com o aparelho. A desvantagem está principalmente na higienização, que por ser mais difícil, precisa de mais atenção por parte do paciente. O custo dessa técnica é superior à dos outros fixos.

Aparelho extrabucal

O aparelho extrabucal é um dos modelos que menos agrada os pacientes, pois traz um desconforto estético. Entretanto, ele é um tratamento fundamental diante de alguns casos mais graves, atuando diminuindo as chances de extrações de dentes ou cirurgias.

Aparelho ortopédico dental

Esse aparelho realiza movimentos na estrutura óssea das arcadas dentárias, com isso, pode evitar a necessidade de futuros tratamentos ortodônticos.

Aparelho para o tratamento de ronco

É indicado para as pessoas que roncam e têm risco de sofrer apneias. Só pode ser utilizado em pacientes que tenham a dentição saudável, já que ele necessita de boa sustentação.

Qual é o tipo de aparelho dental mais barato?

O preço dos aparelhos dentários normalmente variam conforme a necessidade de cada paciente. O aparelho fixo metálico tem um valor menor comparado aos outros modelos de aparelhos, ficando na faixa de R$60,00 mensais, podendo variar o preço. Já o aparelho estético safira e de porcelana tem um custo diferente, em média R$110,00 mensais, podendo variar o preço também.

Quais são os cuidados necessários em todos os tipos de aparelhos dentais?

Utilizar fio e enxaguante bucal, cuidado com a alimentação, cuidado com o manuseamento, principalmente com os móveis, os removendo e guardando de forma apropriada. Visitas regulares ao dentista, ter bons hábitos de higiene bucal.

Concluindo, é necessário, desde o início do tratamento, a visita ao profissional para guiá-lo na escolha dentre os tipos de aparelhos dentais. E depois, durante o tratamento, fazer isso frequentemente para que a manutenção ocorra corretamente.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.