Marketing Odontológico

Símbolo odontologia : origem, significado e muito mais

símbolo odontologia

Quando o assunto é odontologia, é comum associar essa área à imagem do famoso símbolo composto por um círculo e uma serpente enrolada em um bastão. Logo, esse artigo visa explicar mais a fundo sobre o símbolo da odontologia, sua origem, significados e muito mais.

Qual é o símbolo da odontologia? 

Em 1993, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) definiu oficialmente que o símbolo seria composto pelo bastão de Esculápio, na cor grená, em um círculo também grená. No entanto, registros indicam que esse símbolo já era utilizado há muitos anos pelos profissionais da área.

Em 1912, a American Medical Association adotou o bastão de Esculápio como símbolo da medicina, e em 1914, o dentista Benjamin Constant Nunes Gonzaga publicou um artigo descrevendo um modelo semelhante ao símbolo atualmente reconhecido como símbolo da odontologia. Entretanto, depois disso, o CFO oficializou o símbolo com as proporções e características específicas, como o bastão marrom e a serpente com estrias pretas.

Qual a origem do símbolo da odontologia?

A origem do símbolo da odontologia remonta à mitologia grega, especificamente ao deus Asclépio, considerado o deus da medicina e cura. Asclépio era frequentemente representado com um bastão entrelaçado por uma serpente, conhecido como o “Bastão de Asclépio”. A serpente enrolada em torno do bastão tornou-se um símbolo associado à medicina em geral.

Com o passar do tempo, a odontologia começou a utilizar esse símbolo como uma forma de identificação e representação da profissão. Acredita-se que essa adoção tenha ocorrido em meados do século XIX, quando a odontologia estava se estabelecendo como uma disciplina profissional separada da medicina.

Desde então, o símbolo da odontologia, com o círculo dividido em três partes iguais e a serpente enrolada em um bastão, tornou-se amplamente reconhecido e utilizado por profissionais e organizações odontológicas em todo o mundo.

Significado do símbolo da odontologia

O símbolo da odontologia, possui significados associados à profissão odontológica. Embora possa haver variações nas interpretações, geralmente os elementos do símbolo têm os seguintes significados:

1. Serpente:

A serpente enrolada em um bastão é uma referência ao símbolo de Asclépio, deus grego da medicina e cura. Representa a sabedoria, cura e renovação na odontologia. Além disso, a serpente pode simbolizar o cuidado e a capacidade de restaurar a saúde bucal dos pacientes.

2. Bastão de Asclépio:

O bastão representa a profissão médica e está associado à cura e à medicina. Na odontologia, esse símbolo enfatiza a busca pela saúde e a dedicação ao cuidado bucal.

3. Círculo:

O círculo, como uma forma geométrica, simboliza a totalidade, unidade e perfeição. Representa a integridade e a abrangência da profissão odontológica, englobando a saúde bucal em sua totalidade.

Como definir a cor do símbolo que representa a odontologia 

Não há uma cor oficial ou universalmente definida para representar a odontologia. Embora a mais comum em algumas associações e organizações odontológicas seja o vermelho ou o bordô em sua identidade visual. Entretanto, não há um consenso sobre a cor específica associada à profissão.

A escolha da cor pode variar conforme a preferência pessoal, identidade visual da clínica odontológica ou marca, bem como fatores culturais ou regionais. Mas, ainda, sim, é comum que as cores associadas à área da saúde, como o vermelho, sejam utilizadas, uma vez que denotam vitalidade, energia ou urgência.

No entanto, é importante ressaltar que a cor associada à odontologia pode ser diferente em diferentes contextos e regiões. Portanto, recomenda-se verificar as diretrizes e identidade visual específicas de cada organização ou profissional para determinar a cor predominante em seu contexto específico.

Como colocar o símbolo da odontologia na bio do Instagram?

Normalmente, os teclados de smartphones não possuem símbolos de profissão disponíveis, nem mesmo opções de terceiros que podem ser baixadas na App Store ou Google Play. Sendo assim, para utilizar esses símbolos é necessário acessar sites que funcionam como repositórios desses caracteres.

Com esse propósito existem alguns sites que oferecem centenas de símbolos gratuitos de diferentes tipos, como símbolos matemáticos, de gênero, astrológicos e de moedas.

Para utilizar os símbolos no Instagram, siga estes passos:

  1. Abra um site que tenha emojis e símbolos para copiar, acima usando o navegador de internet do seu celular. Como exemplo de site para essa utilidade tem-se https://www.piliapp.com/symbol/#whatisit
  1. Mantenha o site aberto no navegador e, em seguida, abra o aplicativo do Instagram.
  1. Ao entrar no login do seu Instagram, acesse o seu perfil e clique em “Editar perfil”.
  1. Ao adicionar símbolos no campo “Nome de usuário” ou em outras seções relevantes, é importante ter em mente que outras pessoas podem encontrar dificuldades para localizar o seu perfil. Isso ocorre porque cada site de símbolos possui diferentes formas e interpretações para cada tipo de símbolo.

Ao seguir esses passos, será possível adicionar símbolos ao seu perfil do Instagram, personalizando-o de acordo com suas preferências. Lembre-se de verificar a compatibilidade e visibilidade dos símbolos em diferentes dispositivos e aplicativos.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.