Saliva grossa: 6 causas que você precisa conhecer!

saliva grossa

A saliva grossa pode ser relatada por alguns pacientes como um ponto de incômodo, podendo trazer consequências como mau hálito e sensação de boca seca.

Entretanto, existem diversas causas que o dentista deve investigar para entender o caso e orientar a forma correta para tratar a condição.

Sendo assim, este artigo busca entender as principais causas da saliva grossa, assim como formas de melhorá-la.

6 Principais causas da saliva grossa:

Em diversas situações, a saliva grossa é considerada algo normal, no entanto, é necessário investigar a origem, a fim de verificar se o paciente está enfrentando algum distúrbio de saúde que esteja contribuindo para a alteração na consistência da saliva.

São diversos os motivos que podem causar a saliva espessa, com destaque para:

Idade:

As transformações na composição da saliva são decorrentes tanto da fase inicial da vida quanto do processo de envelhecimento.

Inicialmente, em bebês, a saliva espessa pode surgir devido ao nascimento dos dentes, provocando uma inflamação na gengiva que resulta em aumento da produção de saliva.

Por outro lado, é frequente, à medida que as pessoas envelhecem, observar que a consistência da saliva aumentou.

Isso ocorre devido às transformações hormonais decorrentes do processo de envelhecimento, afetando o fluxo salivar e tornando a produção mais lenta. Dessa forma, isso leva a sensação de saliva densa na boca percebida e queixada pelos pacientes.

Dito isso, quando desencadeada por mudanças nos hormônios, a redução na produção de saliva pode aumentar a vulnerabilidade às cáries dentárias, bem como o risco de erosão nos dentes.

Tabagismo:

O cigarro, devido as suas substâncias nocivas, pode alterar a secreção salivar, fazendo, por exemplo, que o corpo não produza saliva suficiente, deixando-a com aparência menos fluída.

Com isso, pacientes tabagistas que apresentam alteações na saliva precisam se atentar mais a prevenção de cáries e outros problemas bucais.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo esofágico se caracteriza pela volta do ácido do estômago pelo esôfago, causando no paciente uma sensação de queimação e irritação.

Como consequência, um dos sintomas do refluxo gastroesofágico é a saliva grossa, devido a esse aumento de acidez da boca causado pela volta do ácido gástrico.

Baixa hidratação:

Sabe-se que a maioria da saliva é composta por água, sendo em média 99%, enquanto o restante se compõe de proteínas variadas e substâncias inorgânicas.

Dito isso, quando o paciente não se hidrata adequadamente, a composição da saliva será afetada, deixando a espessura mais grossa.

Infecção na boca ou na garganta:

Infecções como gengivite, periodontite ou até mesmo amigdalites podem acompanhar sintomas como saliva grossa. Isso acontece, pois como uma das funções da saliva é a proteção contra proliferação de bactérias e vírus, quando há uma infecção, uma das respostas do corpo é aumentar a produção de muco.

Estresse excessivo:

Muitas vezes dentistas tentam investigar a causa da saliva grossa e não encontram algo concreto, quando, na verdade, a causa está na rotina estressante do paciente.

O estresse excessivo aumenta os níveis de cortisol e adrenalina, hormônios que pioram a qualidade e a quantidade da saliva.

Logo, a sensação de saliva grossa pode ser proveniente do aumento de produção salivar e também do muco das vias respiratórias que pode se juntar a saliva.

Por fim, além dessas causas principais, existem outros possíveis fatores, como:

• Dentaduras mal encaixadas
  • Uso de medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos
  • Gravidez
  • Tuberculose
  • Estomatite

Portanto, conclui-se que a saliva grossa pode ter diversas causas, e cabe ao profissional investigar o caso do paciente para propor o tratamento adequado.

Como saber se o paciente tem a saliva grossa?

Quando o paciente chega ao consultório com a queixa de saliva mais espessa, o dentista pode realizar um teste chamado sialometria

O exame de sialometria se trata de um método utilizado para avaliar diversas características da saliva, como: volume (ml/minuto), viscosidade, coloração e turbidez. A duração do exame é de aproximante 20 minutos, e acontece da seguinte forma:

Primeiramente o paciente deve ficar 2hrs antes do exame em jejum, não ingerindo nem mesmo água e não é recomendado que fume.

Durante o exame, o paciente ficará com a cabeça inclinada, segurando um copo e deixando a chamada saliva de repouso gotejar no copo por 5 minutos.

Depois disso será avaliada a saliva estimulada do paciente, que deve mastigar uma bolinha de silicone por mais 5 minutos e toda vez que encher a boca de saliva deve descartá-la no copo.

Ao final, o dentista deve comparar os resultados da saliva de repouso e de estímulo com uma tabela que contém valores normais de volume, viscosidade e turbidez. Com esses resultados o profissional conseguirá avaliar melhor a saliva e visualizar se está realmente mais espessa, ou se há outras alterações.

Além desse método, existem outras formas caseiras simples em que o paciente conseguirá visualizar se a saliva está grossa. Uma das formas é o paciente acumular um pouco de saliva da palma de uma mão, e com o dedo indicador da outra mão, pressionar e afastá-lo. Caso o fio de saliva formado passe de 4 centímetros, considera-se uma saliva grossa.

Como tratar a saliva grossa?

Como existem diversas causas da saliva grossa, as formas de tratá-la também serão diferentes. Entretanto, é possível citar algumas formas que ajudarão a diminuir esse problema, como:

• Ingerir bastante água: devido à composição da saliva, uma das principais formas de deixá-la menos espessa é beber bastante água. Nesse ponto, é sempre importante relembrar ao paciente que a sede é um sinal de alerta do corpo, que não se pode esperá-la para beber água. Logo, orienta-se manter sempre uma garrafinha de água ao lado e ingerir durante todo o dia
  • Marcar chicletes: a goma de mascar pode auxiliar o estímulo da produção de saliva, diminuindo a sensação de saliva grossa. Porém, esta deve ser sem açúcar para não aumentar o risco de cáries.
  • Ingerir alimentos mais ácidos: outra forma de estimular a salivação de forma natural é ingerir alimentos mais azedos, por exemplo, maça verde ou limão. Isso acontece, pois esses alimentos causam uma “cólica salivar”, em que as glândulas salivares se “espremem” e secretam mais saliva para a boca.

Além disso, uma higiene bucal adequada também auxiliará na manutenção de uma saliva saudável e fluída. Ademais, uma boa higiene bucal previne diversos problemas como cáries, mau hálito e demais doenças, devendo sempre ser tratada com atenção.