Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Doenças odontológicas

Retração gengival: tudo que você precisa saber!

Retração gengival

A retração gengival é um problema comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando a gengiva começa a se afastar do dente, expondo a raiz e deixando-a vulnerável a cáries, sensibilidade e outros problemas dentários. Este artigo, explora em detalhes o que é a retração gengival, suas causas e sintomas, bem como as opções de tratamento disponíveis.

O que é retração gengival?

Retração gengival é um termo utilizado para descrever a condição em que a gengiva se retrai ou recua, expondo a raiz do dente. Isso pode ocorrer gradualmente ao longo do tempo ou de repente, dependendo da causa subjacente.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Ademais, essa condição pode resultar em sensibilidade dentária, uma aparência estética desagradável e um risco aumentado de cáries dentárias e doenças periodontais.

Como diagnosticar uma retração gengival?

Também é importante que o profissional saiba diagnosticar essa condição. Por isso, o diagnóstico de retração gengival geralmente envolve um exame clínico realizado pelo dentista ou periodontista. Durante o exame, o dentista examinará a gengiva e os dentes em busca de sinais de retração, como raízes dentárias expostas, sensibilidade dentária e bolsas periodontais. 

O dentista pode usar instrumentos especiais, como sonda periodontal, para medir a profundidade das bolsas periodontais e avaliar o grau de retração gengival.

Além do exame clínico, o dentista pode usar outros métodos de diagnóstico para avaliar a saúde da gengiva e dos dentes, como radiografias dentárias e tomografia computadorizada, uma vez que esse métodos de diagnóstico podem ajudar a identificar a causa subjacente da retração gengival, como doença periodontal ou trauma.

Para ajudar, o profissional também pode fazer perguntas durante a anamnese sobre os hábitos de higiene bucal e estilo de vida do paciente, como uso de tabaco, para avaliar o risco de desenvolver doenças periodontais e retração gengival.

Essas informações serão utilizadas para determinar a causa subjacente e recomendar o tratamento apropriado.

Sintomas da recessão da gengiva

A retração gengival pode ser assintomática em seus estágios iniciais, o que significa que a pessoa pode não apresentar sinais visíveis ou sensações desconfortáveis. No entanto, à medida que a gengiva se retrai, pode haver alguns sintomas e sinais que se desenvolvem, incluindo:

  • Sensibilidade dental: à medida que a raiz do dente é exposta, a pessoa pode sentir dor ou sensibilidade ao comer ou beber alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou ácidos.
  • Aparência de dentes mais longos: a retração da gengiva pode fazer com que os dentes pareçam mais longos do que o normal.
  • Mudança na cor dos dentes expostos: a exposição da raiz pode fazer com que os dentes pareçam mais escuros ou amarelados do que o normal.
  • Sangramento gengival: quando a retração da gengiva é causada por doença periodontal, a pessoa pode notar sangramento durante a escovação ou o uso do fio dental.
  • Mau hálito persistente: a doença periodontal e a retração gengival podem causar mau hálito persistente, mesmo após a escovação e uso do enxaguante bucal.

Causas da retração gengival 

A retração gengival pode ter várias causas, incluindo:

Escovação agressiva:

Isso acontece, porque uma escovação muito vigorosa ou feita com uma escova de cerdas duras, pode danificar a gengiva e o tecido conjuntivo que a sustenta. Isso pode levar a uma retração da gengiva e à exposição da raiz dentária, a qual é normalmente coberta pela gengiva. 

Além disso, a pressão excessiva sobre os dentes pode causar a remoção do esmalte dentário, tornando os dentes mais sensíveis.

Tabagismo

O tabagismo é um fator de risco bem conhecido para doenças periodontais, incluindo a retração gengival. Isso acontece, pois o fumo reduz o fluxo sanguíneo para a gengiva, o que pode levar à diminuição da oxigenação e nutrição dos tecidos gengivais, tornando-os mais vulneráveis a infecções e inflamações. 

Além disso, o tabaco pode afetar o sistema imunológico do corpo, tornando-o menos eficaz na defesa contra bactérias e outras infecções.

A recessão gengival causada pelo tabagismo pode ser agravada por outros fatores, como uma má higiene oral e uma dieta pobre em nutrientes. 

Genética 

A genética pode ter um papel importante na ocorrência de retração gengival em algumas pessoas, pois algumas pessoas podem ter uma gengiva naturalmente mais fina, o que as torna mais propensas a sofrer a redução da gengiva. 

Estudos mostram que a genética pode influenciar como o corpo responde à inflamação, incluindo a inflamação gengival associada às doenças periodontais. Isso significa que algumas pessoas podem ter um maior risco de desenvolver doenças periodontais, o que pode levar à retração gengival.

No entanto, a influência da genética na condição não é absoluta. Fatores como hábitos de higiene oral e estilo de vida também podem desempenhar um papel importante na saúde da gengiva.

Bruxismo 

Devido ao bruxismo ser uma condição em que a pessoa range ou aperta os dentes com força, muitas vezes involuntariamente, enquanto dorme ou durante o dia, esse hábito pode causar uma pressão excessiva nos dentes e na gengiva, levando ao desgaste do esmalte dentário e à retração gengival.

Além disso, o bruxismo pode levar à sobrecarga muscular na região da gengiva, o que pode afetar a irrigação sanguínea local, favorecendo o aparecimento de retrações gengivais.

Doenças periodontais: 

As doenças periodontais podem levar à retração gengival devido à perda óssea e de tecido conjuntivo que ocorre durante o processo inflamatório. Com isso, à medida que a doença progride, as bactérias e as toxinas produzidas por elas afetam a estrutura de suporte dos dentes, causando a perda óssea e o enfraquecimento do ligamento periodontal. 

Logo, como resultado, a gengiva se retrai, expondo a raiz do dente.

Como tratar a retração gengival

O tratamento da retração gengival depende da causa subjacente e da extensão da recessão. Aqui estão algumas opções de tratamento comuns que um dentista pode recomendar:

  1. Limpeza profissional: uma limpeza profissional remove a placa bacteriana e o tártaro que se acumularam nos dentes e na gengiva. Isso pode ajudar a prevenir a progressão da retração gengival.
  1. Enxerto gengival: esta é uma técnica cirúrgica em que o dentista remove tecido de outra área da boca e o anexa à área com retração gengival. Isso pode ajudar a cobrir a raiz exposta e proteger a área contra sensibilidade e cáries.
  1. Cirurgia de retalho gengival: esta é uma técnica cirúrgica em que o dentista levanta um retalho da gengiva ao redor do dente e o reposiciona para cobrir a raiz exposta.
  1. Correção de mordida ou bruxismo: se for causada por problemas de mordida ou bruxismo, o dentista pode recomendar um tratamento adequado para corrigir esses problemas e prevenir danos adicionais à gengiva e aos dentes.
  1. Ajuste de restaurações ou próteses: se as restaurações ou próteses forem a causa, o dentista pode fazer ajustes para corrigir o problema.
  1. Melhora da higiene oral: é importante manter uma boa higiene oral para prevenir a progressão da retração gengival. O dentista pode ensinar técnicas adequadas de escovação e uso do fio dental para prevenir o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Por fim, é importante lembrar que o tratamento adequado depende da causa subjacente da retração gengival e do estágio da condição.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.