Tratamentos odontológicos

Quiropraxia: preço, curiosidades e muito mais

quiropraxia

O preço da quiropraxia é algo que traz muitas dúvidas para o dentista na hora de realizar a técnica e vamos te mostrar melhor sobre como você pode estipular esse valor.

Para começar, a quiropraxia faz parte da medicina alternativa que evita o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Além disso, é uma técnica que oferece diversos benefícios para o paciente a longo prazo, principalmente no tratamento de doenças crônicas, pois busca fazer com que a movimentação da articulação da mandíbula ocorra corretamente.

Ela é usada para a melhora do bruxismo e da DTM, uma vez que essa prática busca normalizar a tensão que pode ter na musculatura do pescoço e da face.

Porém, é importante ressaltar que a quiropraxia deve servir como um tratamento complementar, mas não único.

O que é Quiropraxia?

A quiropraxia é uma técnica manual reconhecida pela OMS que trata diversas doenças dos músculos, articulações e tendões, vértebras e nervos através do manuseio corporal. Essa prática consiste em alinhar, ajustar e estabilizar as estruturas, restabelecendo a saúde, focando na coluna vertebral, o qual é o centro de sustentação do corpo todo.

Além do alívio e do tratamento desses problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, a quiropraxia também realiza a sua ação preventiva, prezando pelo melhor estado biomecânico do corpo.

A sessão de quiropraxia é conhecida pelos estalos corporais, que é um de seus recursos terapêuticos. Além disso, a técnicas de quiropraxia são aplicadas em qualquer pessoa, ou seja, todas as idades podem se beneficiar com esses métodos.

Quando é indicada a Quiropraxia?

A quiropraxia é uma indicação para as pessoas que buscam uma forma mais alternativa de tratamento. Dentre os problemas diagnosticados e tratados pelo quiroprático estão:

  • DTM – Disfunção temporomandibular e dor orofacial;
  • Dores nas costas, lombar, pescoço e ombros;
  • Tensões musculares;
  • Lesões;
  • Problemas locomotores;
  • Problemas menstruais;
  • Enxaqueca;
  • Bruxismo;
  • Lombalgias;
  • Cervicalgias;
  • Ciatalgias;
  • Fibromialgia;
  • Hérnias de disco;
  • Osteoartrite;  
  • Cervicais;
  • Desequilíbrios físicos, orgânicos e emocionais;
  • Remoção da compressão nos nervos espinhais;
  • Regeneração da propagação dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para tecidos e órgãos.

Quais são os benefícios da técnica?

A quiropraxia consegue agir em várias partes do corpo e há uma série de benefícios que se pode adquirir por meio do contato com essa metodologia. Os benefícios são significativos e capazes de manter a adesão do paciente à metodologia mesmo após os resultados do tratamento.

Sendo assim, esse hábito traz vantagens quanto ao bem-estar e a promoção da qualidade de vida geral, ajudando com o controle do estresse, dos aspectos do sono e na maior longevidade de vida.

Ademais, a prática da quiropraxia também promove melhoras quanto à atenção, ao equilíbrio energético, relaxamento, e o funcionamento do sistema nervoso central, otimizando assim o foco e a memória.

Como é feito o diagnóstico utilizando a quiropraxia?

Assim como em outras subdivisões da saúde, o diagnóstico da quiropraxia é feito de forma clínica, por meio da palpação muscular e articular, exames de radiografia e de imagem.

Com isso, cabe ao dentista realizar a avaliação das características mecânicas e posicionais das articulações, fazendo a anamnese e observando exames para ver se é possível utilizar a quiropraxia.

Como são feitos os tratamentos com essa técnica?

O tratamento é feito por meio de movimentos manuais e pelo uso de certas tecnologias, que promovem a correção da postura e suas anomalias.

Sendo assim, as sessões de quiropraxia costumam durar de 15 a 30 minutos, o que vai depender das necessidades do paciente. Para estipular o tempo das sessões é necessário considerar o problema e o seu período de existência, uma vez que vários anos de dor ou desvio não se resolvem em poucas sessões.

Além disso, o tratamento feito pela quiropraxia pode se executar em 3 fases:

  • Intensiva: compreendida de 1 a 3 consultas na semana e tem como foco o condicionamento e as dores do paciente.
  • Corretiva: é feita 1 vez por semana ou a cada 15 dias, visando a melhora gradual do problema do paciente, ou seja, realizar um acompanhamento.
  • Manutenção: a manutenção é feita 1 vez ao mês, trimestre ou semestre, e como o próprio nome indica, foca na constância de seus resultados.

Qual o preço da quiropraxia?

Geralmente, são feitas várias sessões para poder diagnosticar e tratar as lesões. A partir disso, o valor de cada sessão pode sofrer alterações devido à origem do problema e da forma de tratamento a se realizar.

Porém, é possível criar a estimativa de que as sessões podem ficar em torno de R$ 100 (cem reais) e R$ 300 (trezentos reais), em que alguns casos o primeiro atendimento pode ter um valor mais alto, já que é feito à avaliação e exames no paciente.

Além disso, essa técnica se enquadra na categoria de terapias integrativas, com outras modalidades como acupuntura. Sendo assim, é possível também que esse atendimento se realize através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tratamento do bruxismo e DTM com quiropraxia:

Há estudos que mostram que casos de bruxismo e DTM podem ser tratados com quiropraxia devido à ligação direta com coluna cervical e mandíbula.

Isso ocorre, pois a quiropraxia busca fazer com que a movimentação da articulação da mandíbula venha ocorrer de forma mais correta, além de buscar normalizar a tesão que fica na musculatura do pescoço e da face, já que a dor do esforço diminui.

Sendo assim, o bruxismo é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica. Desse modo, esse hábito parafuncional pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite.

Normalmente, ele é tratado com placas de proteção dentárias, medicamentos e compressas de água fria. Mas a quiropraxia para bruxismo também é um método alternativo de tratamento. O tratamento é feito a partir do relaxamento muscular e com a liberação dos pontos de tensão e sua duração depende do quadro clínico do paciente.

Além disso, por se tratar de uma disfunção na articulação da mandíbula, a quiropraxia também é um tratamento indicados para reduzir os incômodos da DTM. Porém, vale lembrar que ela vai ser um tratamento auxiliar, uma vez que o dentista deve utilizar de outros recursos para tratar a DTM.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.