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Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

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Empreendedorismo

Propaganda dentista: 30 maneiras de divulgar seu negócio!

Propaganda dentista

Como diria o ditado: “A propaganda é a alma do negócio”, portanto, a propaganda dentista é essencial como estratégia para atrair mais pacientes.

A propaganda dentista pode ser utilizada em várias ocasiões, como datas festivas, ações de promoção a saúde, ou diariamente nas redes sociais do consultório.

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Entretanto, para se ter sucesso na estratégia empregada é necessário entender as regras especiais que devem ser seguidas, mantendo a ética odontológica.

Portanto, preparamos esse artigo completo com 30 ideias de propaganda para você se inspirar, assim como as exigências do Código de Ética Odontológica e Conselho Federal de Odontologia.

Pensando em alavancar seu consultório? Então não deixe de conferir esse artigo!

O que pode ser feito na propaganda odontológica?

O Código de Ética Odontológica, artigo 46, estabelece que as propagandas odontológicas são permitidas a todos os indivíduos que exercem a profissão. Dessa forma, ela engloba pessoa física ou jurídica, com clínicas, convênios, policlínicas, credenciamentos, operadoras de planos de saúde, dentre outros.

Entretanto, é importante se atentar as regras do CFO, sendo elas:

Divulgação dos serviços prestados:

É permitido a divulgação de todos os serviços prestados, podendo listar os tratamentos e procedimentos realizados. Entretanto, para que isso seja feito é necessário constar o título da especialidade e o nome do profissional dentista.

Nos casos em que o dentista não possua especialidade e o procedimento não necessite da mesma, a qualificação apresentada na propaganda deve ser a de dentista clinico geral.

Materiais de conscientização:

Materiais de conscientização sobre doenças bucais e métodos de prevenção também são permitidas aos dentistas. Entretanto, deve se atentar para a comprovação científica dessas informações.

Como forma de divulgação, esses materiais de conscientização podem conter informações básicas do especialista da clínica, como logotipo, telefone, endereço, convênios, credenciais e outras formas de identidade visual e meios de contato.

Apresentação da especialidade de atuação:

A apresentação da especialidade de atuação é permitida pelo CFO. Sendo assim, o dentista não só pode, como deve apresentar sua especialização e área de atuação em suas propagandas.

Portanto, deve-se apresentar os títulos de formação acadêmica stricto sensu, bem como os de magistério relativos à profissão. Um ponto importante é lembrar que as especialidades precisam ser reconhecidas pelo CFO e registrada no CRO.

Esclarecimento sobre as técnicas usadas:

É permitido a divulgação das diferentes técnicas utilizadas pelo profissional para a realização dos procedimentos e tratamentos odontológicos.

Ainda, após a resolução CFO-196/2019 é permitido a veiculação de imagens no momento do diagnóstico e após a realização do tratamento, o conhecido antes x depois.

Entretanto, ainda fica proibido a apresentação e veiculação de vídeos dos procedimentos, sendo liberados apenas para publicações científicas.

O que é proibido na propaganda dentista?

Ao realizar propagandas, deve-se checar alguns detalhes para não ir contra as determinações do Conselho Federal de Odontologia, dentre eles:

Divulgar valores e promoções:

É proibido efetuar a divulgação de preços dos tratamentos oferecidos. Ainda, não se deve falar a respeito de promoções, ofertas ou descontos.

A divulgação desses valores e a veiculação de promoções se deve, pois, o CFO prevê como infração a comercialização da odontologia.

Realizar sorteios:

A realização de sorteios ou a oferta de prêmios, seja via concursos, aquisição de algum bem, realização de tratamentos, procedimentos ou demais serviços é proibida, pois fere o código de ética da profissão.

Anunciar especializações fora do CFO:

Toda especialidade que for promovida e propagada pelo dentista deve ser reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia.

Ainda, toda técnica e terapia, bem como equipamentos e instalações, devem estar registradas nos órgãos competentes, bem como ter comprovação científica.

Criticar outros profissionais:

Fere diretamente o Código de Ética veicular qualquer tipo de crítica a outros dentistas, ou as técnicas realizadas nos procedimentos.

Ainda, fica proibido induzir o paciente a acreditar que existe exclusividade na oferta de um procedimento ou técnica, equipamento ou qualquer outro recurso.

Usar veículos de divulgação em massa para diagnósticos:

É proibido utilizar veículos de divulgação em massa para emitir diagnósticos, realizar consultas ou prescrever tratamentos. Sendo assim, a utilização é permitia apenas para esclarecimentos, e promoção a saúde bucal, com referência a assuntos odontológicos.

Utilizar concorrência desleal e provocar poluição visual

É vedado a utilização de serviços odontológicos em sites de compras coletivas, usar linguagem popular para aliciar pacientes, efetuar anúncios em stands e sites promocionais, mala direta e outras práticas que caracterizem concorrência desleal.

Ainda, a propaganda não pode promover poluição visual do ambiente, devendo ser seguidas as regras da prefeitura local.

O que acontece ao utilizar propagandas que ferem o Código de Ética?

As infrações são passíveis de alguma punição pelo CFO. Dentre elas, pode haver advertências, censura confidencial ou pública, suspensão do exercício da profissão por até 30 dias e, em casos mais graves, até a cassação do registro.

É importante se atentar que as punições são estendidas para todos os que contribuírem para a infração, conforme o grau de envolvimento.

Ainda existe agravamento na pena em casos de reincidência, prática com dolo, perjúrio, abuso de autoridade, falso testemunho, tentativa de obstrução de processos e aproveitamento de momento de fragilidade do paciente.

30 formas de propaganda dentista:

1 – Postagens em rede social

As redes sociais ainda são uma enorme vitrine de divulgação de trabalho. Portanto, possuir as redes sociais ativas e atualizadas é uma ótima forma de propaganda.

Dessa forma, esses meios de comunicação permitem não só alcançar pacientes potenciais, como manter contato com seus atuais pacientes, impactando na divulgação do seu trabalho e fidelização.

2 – Elaboração de panfletos

Os panfletos podem ser uma ótima forma de propaganda dentista local, entretanto é importante lembrar que poluição visual fere o Código de Ética estabelecido pelo CFO.

Portanto, antes de efetuar ações de panfletagem verifique os regulamentos que estão vigentes na prefeitura local.

3 – Elaboração de e-book

Um e-book informativo pode ser uma ótima forma de promover o seu negócio. A criação de um conteúdo com técnicas de prevenção e promoção a saúde, contendo seu nome, contatos, rede social e endereço pode ser uma ótima estratégia de atrair pacientes.

Portanto, crie um e-book como forma de promoção a saúde bucal, lembrando sempre de se respaldar em comprovações cientificas e adicionar as referências.

4 – Vídeos explicativos

Utilizar recursos como o YouTube com vídeos de promoção a saúde bucal, informativos sobre técnicas e tratamentos realizados é uma boa forma de promover seu negócio.

Com esse recurso também é possível gravar vídeos do seu consultório, com a sua equipe e as tecnologias empregadas.

5 – Live no Instagram

A live no Instagram pode ser utilizado como um espaço de interação direta. Dessa forma, é possível promover o seu negócio nesses momentos, tirando dúvidas, informando mais sobre sua especialização, procedimentos e técnicas realizadas, mantendo sempre o contato do consultório acessível nessas ações.

6 – Conteúdo no TikTok

O TikTok é uma ferramenta atualmente, muito acessada, podendo ser utilizada a fim de promover seu consultório.

A ferramenta promove a socialização entre usuários, criadores, prestadores de serviços e marcas. Dessa forma, é possível produzir conteúdo esclarecendo sobre técnicas e procedimentos, assim como promoção de saúde bucal e impulsionar seu consultório/clinica.

7 – Criação de um site

Sua clínica e/ou consultório são a sua empresa, e toda empresa tem que ter um Website. A criação de um site pode ser um ponto de partida para pacientes atuais e potenciais conhecerem seu trabalho.

Portanto, mesmo que o paciente lhe encontre em redes sociais ou no Google, eles vão querer mais informações sobre você.

Um bom site não é apenas uma ferramenta promocional, ele conta a sua história, informando os tipos de procedimentos e tratamentos que realiza, assim como seu endereço e contato, de uma forma que reflete a sua personalidade e marca.

8 – Otimização de mecanismos de pesquisas

Não basta promover o seu negócio na internet, deve-se garantir que o Google promova. Sendo assim, deve-se desempenhar técnicas de SEO, conjuntos de práticas que alinha seu negócio ao algoritmo de classificação do Google.

Portanto, aprender sobre essas técnicas irá melhorar a sua classificação nas pesquisas, garantindo destaque nas pesquisas dos pacientes.

9 – Elaboração de podcast

O podcast se tornou uma excelente estratégia de marketing, capaz de atrair uma audiência engajada e receptiva.

É possível utilizar esse recurso como forma de esclarecimento sobre os procedimentos e serviços odontológicos, assim como promoção da saúde bucal, ganhando autoridade na área e divulgando sua clínica e especialização.

10 – Perfil comercial no Google

A criação de um perfil comercial no Google é uma excelente forma de propaganda, pois irá permitir que seu consultório ou clínica apareça no Google Maps, na seção local dos resultados da Pesquisa Google e também no painel de conhecimento nos resultados da pesquisa.

A chave para promover a sua empresa no perfil no Google é verificar a propriedade de sua ficha mediante uma conta no Google Meu Negócio. Dessa forma, após adquirir propriedade é possível otimizar sua lista para aparecer em uma posição superior nos resultados de pesquisa.

11 – Criação de um blog informativo

Uma das formas de atrair pacientes para si é com um blog informativo, na voz do seu negócio, em torno de perguntas e termos que seus pacientes buscam no Google.

Dessa forma, ao ler um artigo informativo ou educacional no seu blog, o seu paciente pode ir até você a fim de esclarecer, ou solucionar de vez o problema.

12 – Google Ads

Caso possua um orçamento e queira uma exposição imediata no Google, a ferramenta Google Ads é a solução. Portanto, é através dessa ferramenta que são exibidos anúncios no topo das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, acima das listagens orgânicas locais.

Entretanto, antes de utilizar a ferramenta é necessária estudá-la um pouco, a fim de efetuar uma campanha otimizada.

13 – Diretórios Online

Alguns consumidores visam os diretórios online como ferramenta para pesquisar e avaliar empresas e prestadores de serviço que atendam às suas necessidades específicas. Sendo assim, esses sites costumam ter um alto tráfego, longa data com alta autoridade de domínio.

Sendo assim, essa pode ser uma boa alternativa, não demorando muito tempo para sua criação e podendo ajudar a melhorar sua presença online, atraindo pacientes próximos e interessados em algum serviço odontológico.

14 – Avaliação de clientes online

Como se sabe bem, o “boca a boca” é uma das melhores formas de propaganda. Sendo assim, os depoimentos em seu próprio site, resenhas e comentários em plataformas oficiais como Google, Facebook e Yelp são uma ótima forma de conseguir notoriedade e autoridade na sua área.

Sendo assim, responder e monitorar esses comentários é uma ótima forma de promover seu negócio, já que as avaliações são confiáveis e protegidas de avaliações falsas e/ou Spam.

15 – Facebook

O Facebook é uma rede social enorme e que não pode ser esquecida. Dessa maneira, efetue a criação de uma página de negócios no Facebook com suas informações de contato e um CTA. Além disso, use os eventos do Facebook para promover e maximizar sua marca e realize sessões ao vivo explicando os procedimentos e promovendo saúde bucal.

16 – Conecte-se e contribua no LinkedIn

O LinkedIn evoluiu para além de um espaço de postagem de currículo online, se tornando um lugar para participar de discussões em grupo, conectar a pacientes potenciais, fazer network e divulgar seu negócio.

Sendo assim, não deixe de usar o LinkedIn e ter mais uma ferramenta de divulgação!

17 – Anúncios no YouTube

Antigamente as propagandas de televisão era o principal meio de propaganda de imagem. Entretanto, com o crescimento do YouTube, e os milhares de acessos diários, a plataforma se tornou uma ótima forma de promover negócios!

Sendo assim, caso possua dinheiro para o investimento, anunciar no YouTube pode se tornar uma ótima maneira de atrair novos pacientes.

18 – Twitter

O Twitter é um meio de comunicação gratuita, e pode ser utilizada para divulgação do seu consultório. Apesar de ser uma plataforma que demanda atividade mais intensa para construção de um público, é possível promover a clínica através dele com twitter sobre o dia a dia, curiosidades sobre os procedimentos e informações sobre saúde bucal.

19 – Pinterest

Apesar de o Pinterest ser uma plataforma de fotos, suas fotos postadas através dele pode levar o paciente até o site do seu consultório.

Sendo assim, a publicação de fotos de procedimentos e tratamentos podem levar pacientes até você!

20 – Comunidades online

Uma ótima maneira de realizar network é em comunidades, sendo as comunidades online um ótimo caminho para isso.

Participar de comunidades ajuda a construir uma reputação e formar conexões, trazendo pacientes para o seu consultório por indicação de outros profissionais de especialidades distintas.

Sendo assim, busque comunidades no LinkedIn, Facebook, Reddit, por exemplo, e promova seu trabalho!

21 – Invista em publicidade em redes sociais

Campanhas de publicidade no Instagram, YouTube, TikTok, dentre outros canais de comunicação pode atrair vários clientes.

Anúncios nessas redes podem atrair um público interessante ao seu consultório, principalmente se o foco de atendimento for de pessoas mais jovens.

22 – Forme parcerias

Forme parcerias com outras clínicas, profissionais, empresas que fornecem produtos e suplementos para o público alvo.

Com essas parcerias dê dicas sobre o uso de produtos e sobre cuidado dos dentes. Entretanto, fique sempre dentro das normas do Conselho regional e federal de odontologia. Use toda a sua criatividade!

23 – Networking

O networking é essencial em toda área e profissão, na odontologia não é diferente! Portanto, exerça o networking sempre que possível, efetuando parcerias e tornando o seu nome e de seu negócio conhecido!

24 – Participar, hospedar ou patrocinar eventos locais

Participar, hospedar ou patrocinar eventos é uma ótima forma de propaganda odontológica. Portanto, desde que fique dentro do código de ética odontológica, aproveite essas oportunidades para chamar atenção!

25 – Encaminhar mensagens em datas festivas

Essa é uma forma de propaganda e de mostrar cuidado e atenção com seus pacientes. Sendo assim, encaminhar mensagens em datas comemorativas como natal, dia das mães, aniversários, dentre outras, é uma forma de lembrar o paciente sobre você e mostrar carinho e atenção.

Portanto, invista nessas mensagens! Para otimizar essa ação é possível contar com um software odontológico para te ajudar.

26 – Anuncio local e off-line

Efetuar anúncios locais em forma de outdoor e panfletos é uma ótima opção. Entretanto, lembre-se que o CFO considera poluição visual uma infração ao código de ética odontológica, devendo ser verificado os regulamentos vigentes na prefeitura local sobre essas ações.

27 – Feira de negócios

Feira de negócios é uma ótima opção para anúncios e divulgação da sua marca. Sendo assim, verifique feiras, congressos e simpósios na sua área e marque presença. Participando desses eventos é possível agregar valor ao seu nome e a seu consultório, sendo uma ótima forma de propaganda!

28 – Campanhas de marketing por e-mail

O marketing por e-mail é uma estratégia utilizada há muito tempo, sendo eficiente por ser constantemente verificado pelos usuários, podendo ser uma estratégia criativa e eficaz dentre os meios de comunicação existentes.

Entretanto, lembre-se sempre de verificar as regras sobre anúncio e publicidade estabelecidas pelo órgão regulamentador.

29 – Google post

O Google post são conteúdos produzidos em textos, imagens e vídeos que podem ser adicionados no cartão de uma conta no Google Meu Negócio.

Portanto, é possível utilizar o canal para divulgar os serviços e tratamentos que realiza na sua clínica odontológica.

Dessa forma, os conteúdos produzidos vincularão no cartão MyBusiness e serão vistos pelas pessoas que o visualizarem no Google. Sendo assim, será uma ótima maneira de ganhar um pouco de exposição extra sem pagar nada.

30 – Influenciadores

Atender pacientes influenciadores, pode ser uma estratégia de propaganda dentista. Entretanto, antes de fechar essa parceria se atente para as regras do Código de ética.

Portanto, é possível perceber que várias estratégias podem ser utilizadas para promover sua clínica/consultório, sendo importante estudá-las e entender quais delas se enquadram no seu negócio.

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