Tratamentos odontológicos

Placa Miorrelaxante: saiba para que serve

Placa miorrelaxante

A placa miorrelaxante é muito utilizada no tratamento de bruxismo e DTM. Ela é um aparelho móvel de acrílico ou silicone feito sob medida para cada paciente, objetivando um encaixe perfeito, tanto na arcada superior ou inferior. 

Além dos problemas citados no início, se o paciente fizer o uso correto da placa miorrelaxante, outros problemas podem ser tratados. Sendo eles: extrusões e migrações dentárias, necrose do nervo de algum dente, deslocamento de restaurações antigas e problemas de mordida aberta anterior podem ser evitados.

Venha saber mais sobre esse acessório utilizado por dentistas.

O que é uma placa Miorrelaxante?

A placa miorrelaxante é um dispositivo móvel, de acrílico ou silicone usado para impedir o choque e evitar os danos causados pelo ranger de dentes do bruxismo. Também é bastante usual os nomes de placa para bruxismo, placa de mordida ou placa para ATM. Esse dispositivo móvel, de acrílico ou silicone, é usado para impedir o choque e evitar os danos causados pelo ranger de dentes do bruxismo.

O uso mais recorrente dessa placa é para o tratamento de bruxismo. Essa condição se trata de um distúrbio que o paciente relata o ranger e apertamento dos dentes. Os sintomas do bruxismo podem apresentar dentes soltos e desgastados, além de dores na extensão da boca, mandíbula e cabeça. 

Além disso, as causas do bruxismo podem ser físicas, genéticas ou psicológicas, sendo estresse, ansiedade, problemas de oclusão, refluxo estomacal e reação a certos tipos de medicamentos, outras causas.

Como funciona o uso da placa miorrelaxante?

Para indicar o uso da placa miorrelaxante, assim como ocorre em demais tipos de tratamentos, primeiramente deve-se realizar uma anamnese no seu paciente para identificar a causa do incômodo que ele apresenta.

Após a detecção do problema e o início do tratamento, você vai fazer um molde da arcada dentária e indicar qual o melhor tipo de placa para aquele caso. Para indicar se é a placa de silicone ou a resina acrílica, devemos considerar a capacidade da placa de conter a força do contato entre os dentes.

Além disso, caso tenha que utilizar a placa por mais de 30 dias, deve-se considerar o ajuste nos dentes e a resistência, rigidez e durabilidade do material. Sendo assim, consideramos placa de resina acrílica a melhor opção, por apresentar maior durabilidade.

Em relação ao processo de confecção, considerando a tecnologia dos dias de hoje, a produção da placa miorrelaxante é consideravelmente simples. Dessa forma, os moldes podem ser feitos digitalmente e concretizados por scanners intraorais, além de poderem ter sua fabricação feita por impressoras 3D.

Quanto custa uma placa Miorrelaxante?

Primeiramente, o preço da confecção de uma placa de mordida é bastante variável e irá depender do material que vai se utilizar. Por exemplo, se a produção será de uma placa de acrílico ou se será a placa de silicone.

Sendo assim, em média, o preço da placa de acrílico é de R$ 500 (quinhentos reais). Já o valor médio da placa de silicone é em torno de R$ 250 (duzentos e cinquenta reais).

Quais são os tipos de placa miorrelaxante?

Para você escolher qual será a placa utilizada para seu paciente, primeiro você deve entender as particularidades do caso. Deixamos para você aqui alguns tipos disponíveis:

Placa de acrílico – placa de bruxismo rígida

Essa placa conhecida como placa de bruxismo rígida é feita em acrílico transparente e em acabamento externo liso. 

Ela é considerada a melhor indicação para o bruxismo justamente por sua rigidez. Ela é considerada a primeira opção de tratamento em casos de bruxismo cêntrico e excêntrico. O primeiro se refere a casos em que o paciente só aperta os dentes, ou seja, não há desgaste dos dentes. Já em bruxismo excêntrico, além de apertar, o paciente também range os dentes e isso gera um desgaste.

A estrutura da placa de bruxismo possui um espaçamento que impede que a boca se feche, permitindo o relaxamento dos músculos da mandíbula. Além disso, a placa também possui superfícies externas lisas, que evitam a livre movimentação das mandíbulas e o travamento da oclusão em posição inadequada.

Placa de silicone – placa de bruxismo macia

Já a placa de bruxismo macia é feita em silicone transparente e possui uma maior flexibilidade em comparação ao modelo rígido. 

Ao contrário da indicação da placa de acrílico, a de silicone é indicada para aliviar sintomas de bruxismo que apresentam características de DTM. Dessa forma, vale lembrar que não se deve indicar a placa em casos de bruxismo na ausência de disfunções da ATM.

É muito importante que seu paciente faça o uso da placa miorrelaxante de forma correta, uma vez que o uso irregular pode favorecer o efeito contrário, ou seja, provocar mais dor e inflamação. 

Além disso, vale considerar que, por ser macia, a placa de silicone é mais suscetível a danos e perfurações. Sendo assim, você deve alertar seu paciente sobre os cuidados que ele deve ter com o acessório, uma vez que esse cuidado requer muita atenção, além de lembrá-lo de não fazer uso dessa placa por muito tempo devido aos seus danos.

Outro fator relacionado a placa de silicone que devemos ter atenção, é o fato desse modelo ser poroso. Esse modelo facilita a proliferação de microrganismos e bactérias. Dessa forma, você deve passar para seu paciente a higiene correta, com os mínimos detalhes, para impedir a proliferação das bactérias.

Por quanto tempo se deve utilizar a placa miorrelaxante?

O tempo de utilização da placa vai depender do seu diagnóstico para o paciente. Em muitos casos utiliza-se a placa no período da noite todos os dias e durante todo o sono. Porém, em casos mais complicados e/ou nos períodos de crise, pode ser que seja necessário indicar o seu uso também durante o dia.

Em resumo, a duração do tratamento e, consequentemente, o uso da placa vai depender de cada caso. Além disso, há uma média de tempo para realizar a troca da placa, sendo o período entre 6 a 12 meses. Essa troca é necessária devido à força que o paciente faz sob os dentes, pois como o bruxismo tem a capacidade de destruir os dentes, essa força exercida na placa também pode deteriorá-la.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.