Tratamentos odontológicos

Pericoronarite: saiba mais sobre o tratamento, causas e sintomas

Pericoronarite

Publicado por

Luan

Na sociedade atual nossa saúde bucal é muito importante. Isso por nosso sorriso ser um cartão de visitas para nosso relacionamento interpessoal e profissional. Entretanto, muitas vezes negligenciamos nossos cuidados, acarretando pequenos ou até mesmo problemas mais graves na nossa saúde bucal, tornando inevitável o comparecimento ao dentista. Hoje conversaremos um pouco mais sobre pericoronarite.

O que é a pericoronarite?

A pericoronarite é uma afecção dos tecidos que circundam um dente em erupção, sendo mais recorrente nos dentes dos terceiros molares inferiores, chamados popularmente de sisos.

Isso acontece porque no momento da erupção do dente, acaba faltando espaço para o posicionamento completo do dente na arcada dentária, fazendo com que o mesmo fique encoberto pela pele da gengiva.

Quando isso acontece à pele acaba se transformando em uma “proteção” para o dente, tornando praticamente impossível a correta limpeza do local. Dessa forma, restos de alimentos, fungos e bactérias se acumulam no dente e com o passar do tempo, o local acaba infeccionado. Esta inflamação que denominamos de pericoronarite.

Essa afecção acontece principalmente nos sisos inferiores, independentemente da idade do paciente, mas é mais recorrente em pacientes jovens na fase do nascimento dos dentes do siso. Apesar de acontecer com mais frequência nos sisos, pode acontecer em qualquer outro dente também, principalmente naqueles que não nasceram de maneira completa.

Principais sintomas da pericoronarite

Os sintomas são diversos, podemos destacar:

• Dor no local, podendo ser no dente ou na gengiva. Essa dor pode ser leve, moderada ou intensa, dependendo do seu caso;
  • Mau hálito em alguns casos;
  • Inflamação da gengiva;
  • Dificuldade e dor durante o processo de mastigação;
  • Sangramento no local que circunda a área lesionada;
  • Dificuldade e dor de engolir os alimentos;
  • Em alguns casos é possível surgir gânglios no pescoço;
  • Mal-estar;
  • Febre, podendo alternar entre febre baixa ou alta, conforme o grau de desenvolvimento da doença;
  • Diminuição da abertura bucal;

Causas da pericoronarite

A princípio as causas principais são:

• A parcial erupção do dente;
  • A proliferação de bactérias entre a parte superior do dente e a gengiva;
  • Falta ou dificuldade de higienização no local devido à obstrução do dente pela pele da gengiva;

Como aliviar a dor?

Realmente a dor nesse tipo de inflamação é muito intensa. Portanto, o aconselhável é sempre ir imediatamente ao dentista para realizar o procedimento correto no seu caso.

Do surgimento da dor até o comparecimento ao dentista, o ideal é orientar o paciente a realizar bochecho com água morna e um pouco de sal, até o momento da consulta.

A automedicação deve sempre ser evitada, pois ela pode piorar o seu caso, aumentar a inflamação ou tornar as bactérias mais resistentes devido ao uso indevido de medicação.

Como funciona o tratamento?

Se tratando de um processo muito comum de ocorrer, o tratamento para essa inflamação dependerá da individualidade de cada caso, mas envolve a retirada do dente ou do excesso de pele geralmente.

Cuidados para evitar a pericoronarite:

• Compareça regularmente ao dentista, pois qualquer alteração será notada no momento da consulta;
  • Escovar os dentes de maneira correta;
  • Manter hábitos alimentares saudáveis;