Empreendedorismo

O que é exomarketing: 6 dicas que irão te ajudar

o que é exomarketing

Conhecemos como exomarketing todas as medidas de marketing externas que visam dar visibilidade e expandir sua divulgação para o público que ainda não conhece a sua empresa. Quando falamos em consultórios odontológicos, há várias ações que podem ser realizadas e gerar bons resultados, para que você fortaleça os laços com os pacientes antigos e comece a atrair novos.

Sendo assim, para que sua clínica prospere é importante investir nas técnicas de marketing e fazer com que ela se destaque em meio à concorrência. Fazendo isso, você consegue mostrar para aqueles que não são clientes ainda, que o seu consultório e seus profissionais são de confiança e são a melhor escolha. 

Portanto, é necessário que o exomarketing faça parte da sua rotina de trabalho, por isso vamos te mostrar agora algumas ideias de implementá-lo no seu consultório. 

Exomarketing na divulgação de consultórios 

Como já mencionamos, com o exomarketing, você  irá divulgar o seu consultório para um público que ainda não conhece o seu trabalho. É por meio dele que você irá traçar estratégias para captar novos clientes. 

Essa é uma técnica indispensável durante todo seu negócio, mas é necessário principalmente em casos de consultórios odontológicos recém inaugurados, pois eles ainda não contam com uma boa base de pacientes fixos. 

Por outro lado, é importante ressaltar que mesmo que você esteja muito tempo no mercado e tenha um alto número de clientes, isso não significa estabilidade. Uma vez que, em nosso país, não é costume a visita regular ao dentista e em muitos casos a população recorre ao dentista somente em casos de emergências.

Por isso, a demanda de consultas não é sempre a mesma, e diante desse cenário observamos que é necessário sempre captar novos pacientes.

Qual a diferença entre endomarketing e exomarketing?

O endomarketing está voltado para a manutenção e a fidelização dos clientes já conquistados, atuando já dentro do consultório, e é realizado de forma mais passiva e receptiva. Já o exomarketing é trabalhado de forma mais ativa, ele é indicado a melhor estratégia para a conquista de novos clientes

Podemos concluir que ambos são importantes de serem executados, uma vez que a captação de novos pacientes é tão importante quanto a fidelização deles.

6 ações que auxiliam no seu exomarketing:

Utilize as redes sociais 

Uma das melhores formas de divulgação são as redes sociais. Isso inclui todos os públicos, inclusive você dentista, pois com elas, é possível se conectar e interagir com seu público em potencial. 

A estratégia de exomarketing utilizada para as redes sociais é criar conteúdos informativos. Por exemplo, assuntos que envolvam a escovação, saúde bucal, alimentação e procedimentos pós-operatórios são muito importantes, e tentem chamar a atenção e gerar valor para o público.

Essa estratégia das redes sociais é muito benéfica para os profissionais de Odontologia, seja para fidelizar clientes ou conseguir novos pacientes.

Circular a sua empresa

Outra forma de se realizar o exomarketing, é quando o dentista realiza o atendimento em forma de convênios, planos e outras modalidades sociais. Essa costuma ser uma estratégia utilizada principalmente por recém formados para começar a montar sua clientela. 

Para realizar o exomarketing, o contato entre os conveniados, associados e outros membros do benefício, é forma de iniciativa de divulgação. 

Lembranças em datas especiais

Para fidelizar seus clientes, prestar os serviços odontológicos é o mínimo que seu consultório deve fazer. Isso porque, independentemente da qualidade dos serviços, há diversos outros dentistas.

Mostrar apreço pelos pacientes, por outro lado, pode cativá-los e fazer com que procurem seus serviços novamente. Portanto, em datas especiais (como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal), procure mandar mensagens e lembranças, demonstrando que eles são importantes para seu consultório.

Mantenha também o registro de aniversários atualizados para enviar felicitações. Isso pode ser feito por WhatsApp, porém não envie uma mensagem pronta. Faça um texto individual e nominal para cada paciente.

Participação em palestras e cursos

Uma excelente ação de exomarketing para conhecer pessoas e ser visto é estar presente em cursos e palestras, seja como palestrante ou apenas participante.

No primeiro caso, além de você colaborar com o evento, você ainda passa informações e conhecimentos sobre saúde bucal em cada encontro. Além de mostrar um pouco do seu trabalho e do seu diferencial, mostrando suas experiências na carreira. Você pode montar materiais de apresentação tanto com informações pessoais como com metodologias e explicações sobre o assunto da pauta.

Já como participante, é interessante que você comece a frequentar palestras de outros profissionais em congressos de Odontologia. Para que, você possa fortalecer sua rede de contatos, aumentar seu círculo social e se tornar mais conhecido na área.

Publicação de artigos

Para aqueles dentistas que estão, além do atendimento, inseridos na pesquisa, existe uma possibilidade de exomarketing ótima. Com uma elaboração e posterior publicação de trabalhos e artigos você pode se tornar cada vez mais conhecido. 

Além dos temas abordados, você tem a possibilidade de deixar seu nome nessas publicações que muitas vezes adicionam credibilidade e geram conceito. Sendo assim, isso gera uma possibilidade de indicação ou obtenção direta de novos clientes.

Participações

“Quem não é visto não é lembrado.” E por isso, é muito importante que você esteja presente em eventos, como os acontecimentos sociais em diversas comunidades, workshop, palestras e fazendo parcerias com outros profissionais. Fique sempre atento aos eventos que acontecem ao seu redor. Essas são situações em que não se pode desperdiçar a chance de conseguir um network. Por isso, sempre se apresente, e sempre que possível, divulgue o seu contato e as suas redes sociais para as pessoas, um cartão de visitas é uma ótima ferramenta.

Conclusão

Existem diversas formas de você conseguir realizar um bom exomarketing. Nós listamos apenas algumas sugestões de atividades simples e fáceis para que você, mesmo com a correria rotineira, faça uma dinâmica proveitosa, que gerem o resultado esperado com os clientes que você deseja captar. Além disso, vale ressaltar que as formas de comunicação estão em constantes mudanças e por isso, é necessário que você se aprimore e esteja sempre estudando sobre o assunto.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.