Tratamentos odontológicos

Nome dos dentes: aprenda quais são e suas funções

nome dos dentes

Os dentes são os órgãos responsáveis pela mastigação, auxiliares na fonética, além de também possuírem função estética, harmonizando junto aos lábios um sorriso. Estes elementos são compostos de camadas conhecidas como esmalte, dentina e polpa, sendo o nome dos dentes um importante artefato para indicação e diferenciação.

A quantidade de dentes varia conforme a etapa de vida do ser humano. Um adulto dentro do padrão de normalidade possui cerca de 32 elementos dentários. Entretanto, crianças possuem 20, enquanto não começam o processo de troca da dentição. Sendo assim, na fase da dentição mista, onde ocorrem as trocas de dentes decíduos, a quantidade de dentes na boca é variável até a transição estar completa.

Dentes decíduos ou dentes de leite

Chamamos de dentes decíduos os 20 dentes que compõem a primeira dentição humana, estes também são conhecidos como dentes de leite – devido a sua coloração mais branca em relação aos dentes permanentes. Os dentes decíduos possuem coroas menores que seus sucessores, além de raízes curtas e afiladas que irão sofrer reabsorção para darem lugar aos dentes permanentes.

Na dentadura decídua nós temos: 8 incisivos, 4 caninos e 8 molares.

Dentes permanentes

A segunda dentição humana é composta pelos dentes permanentes, estes possuem coloração natural branco amarelada, coroa mais alta e ampla, além de raízes mais largas e delgadas.

Na dentadura permanente nós temos: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 8 molares. Podendo ou não ter 4 molares adicionais, os chamados 3º molares, mais conhecidos como sisos.

Nome dos dentes

A boca é dividida em duas arcadas, superior e inferior; e cada arcada é dividida em dois hermiarcos, esquerdo e direito, onde constam um exemplar de cada um, sendo o nome dos dentes descritos a seguir. Sendo assim, alguns dentes são comuns as dentições decíduas e permanentes e outros não, como veremos em detalhes os nomes dos dentes:

Incisivos centrais

São dentes de anatomia plana que se abrem do terço cervical para o terço incisal, possuindo um formato mais triangular em relação aos outros dentes, sendo 2 incisivos centrais superiores e 2 inferiores. Todavia, a função destes elementos na mastigação é de cortar alimentos para pedaços menores. Portanto, pode-se encontrar este dente nas duas dentições.

Incisivos laterais

Os incisivos laterais se encontram vizinhos aos incisivos centrais, possuindo anatomia semelhante ao anterior, sendo apenas levemente menor em altura. Dessa maneira, estes dentes também possuem função de cortar alimentos. Entretanto, o incisivo lateral é um dente com alta prevalência de agenesia dentária, no entanto, ele segue sendo comum as duas dentições.

Os incisivos, centrais e laterais, também são responsáveis pela execução de fonemas durante a fala e suporte labial.

Caninos

Os caninos são dentes pontiagudos cuja função na alimentação é rasgar alimentos mais duros, tendo ainda função de proteção dos outros dentes por meio das guias laterais. Os caninos fazem parte dos dentes anteriores, sendo 4 caninos, 2 em cada arcada; sendo este dente encontrado tanto na dentição permanente quanto decídua.

Pré-molares

Primeiros pré-molares: O primeiro dos dentes posteriores, o pré-molar é um dente bicúspide que como o próprio nome já diz é o dente que antecede os molares, sua função é amassar alimentos. São 2 pré-molares superiores e 2 inferiores. Estes dentes não são encontrados na dentição decídua, fazendo parte apenas do grupo dos dentes permanentes.

Segundos pré-molares: Estes dentes possuem a mesma função dos primeiros pré-molares, sendo diferentes dos anteriores apenas em largura. Todavia, também 2 superiores e 2 inferiores, não sendo encontrados na dentição decídua.

Molares

Primeiros molares: Os primeiros molares são os sextos dentes da arcada, são também normalmente os primeiros dentes permanentes a erupcionarem no arco. Dessa maneira, estes dentes possuem superfície plana e larga e estão localizados adjacentes aos segundos pré-molares e tem como função mastigar e triturar alimentos. São 2 superiores e 2 inferiores, sendo dentes comuns a dentição decídua e a permanente.

Segundos molares: Estes dentes vem logo em seguida aos primeiros molares e também possuem função de triturar os alimentos, assim como anteriores eles também são 2 em cada arcada e também são comuns a ambas as dentições.

Terceiros molares: Os terceiros molares são dentes de erupção tardia, irrompendo na cavidade bucal por volta dos 18 anos, costuma ser o último dente da arcada quando não há presença de dentes supranumerários. Entretanto, este é o dente com maior prevalência de agenesia, sendo comum que pacientes não tenham algum deles ou todos os terceiros molares. Entretanto, só de encontra os terceiros molares na dentição permanente.

Os dentes superiores, além da função mastigatória, também são responsáveis por manter a altura do rosto.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.