Tratamentos odontológicos

Nimesulida serve para dor de dente?

nimesulida serve para dor de dente

Antes de perguntar se nimesulida serve para dor de dente, é necessário conhecer melhor esse medicamento. Primeiramente, é importante saber que seu princípio ativo age diretamente no sistema nervoso central e nas partes do cérebro que funcionam como alerta e impedem a fabricação de radicais livres, ou seja, aliviando dores, inclusive as de dente.

O nimesulida pode ser encontrado em cápsulas, gotas, gel, supositórios ou pomada e pode ser comprado em farmácias. Porém, é necessário haver certas precauções ao fazer o uso desse medicamento, pois todos os remédios possuem efeitos colaterais que podem desencadear complicações.

Além disso, é importante lembrar que não se deve indicar o nimesulida para menores de 12 anos, e sempre é aconselhável ter prescrição para fazer o uso de medicamentos. Sendo assim, vamos te contar mais sobre esse assunto no decorrer do texto, veja:

O que é nimesulida? 

A nimesulida ajuda na dor de dente e outras dores provenientes de algum processo inflamatório, além de controlar a febre. Por esse motivo, é comum que clínicos gerais e dentistas o prescrevem, quando há necessidade. 

Sua administração é feita via doses pequenas em um curto período. Porém, nos quadros clínicos severos há possibilidade de aumento, mas a definição é uma responsabilidade do profissional de odontologia. 

Pode-se encontrar esse medicamento em farmácias ou drogarias, com os nomes comerciais Cimelide, Nimesilam, Scaflam, Optaflan ou Arflex, mas para comprar é preciso que o dentista prescreva uma receita médica.

Quando se trata de nimesulida para dor de dente, o medicamento é encontrado mais comumente em apresentações de comprimidos, comprimidos dispersíveis e solução em gotas.

Quais são os tipos de Nimesulida?

A nimesulida e seu princípio ativo, o Nisulid®, pode ter outros nomes comerciais, como Nortilid, Nimesilam, Maxsulid, Arflex, Scaflam e Cimelide, além das suas versões genéricas:

  • Comprimidos – 100mg: A ingestão deve ser feita entre refeições e os comprimidos possuem uma dose recomendada de 50 a 100 mg, o que se refere a um meio a um comprimido, em um intervalo a cada 12 horas.
  • Comprimidos dispersíveis – 100mg: O indicado nesse caso é que se dissolva 1 comprimido ou granulado em meio de água (100mL), tomando a cada 12 horas.
  • Gotas – 50mg/ml: A solução deve ser pingada diretamente na boca ou diluída em um pouco de água. A solução em gotas costuma ter o efeito mais rápido entre as demais e deve se ingerir logo após as refeições.
  • Supositório – 100mg: recomenda-se o uso do supositório em situações em que a ingestão oral da nimesulida, seja em gotas ou comprimidos, se encontra impossibilitada.
  • Gel – 20mg: A pomada dermatológica é o uso tópico da nimesulida, proporcionando alívio e a desinflamação do local. Se usa mais essa forma para amenizar a dor dos tendões, ligamentos, articulações e músculos decorrentes de traumatismo

Tendo em vista que as diferentes apresentações que a nimesulida pode ter, é importante levar em consideração as suas possíveis abordagens e formas de uso.

Para que serve nimesulida?

O nimesulida é um anti-inflamatório não esteroidal e como tal é geralmente receitado em casos de inflamação. Sendo assim, é comum utilizá-lo para amenizar a dor, a febre e o processo inflamatório em determinadas regiões, incluindo a bucal.

As principais situações em que se indica a Nimesulida são:

  • Dor de dente, de ouvido, de garganta, de cabeça e/ou nas articulações;
  • Cólica menstrual;
  • Febre;
  • Osteoartrite;
  • Inflamações das vias aéreas, como a sinusite.

Além disso, o nimesulida em forma de gel, também chamada de forma tópica, serve para aliviar dores em tendões e músculos.

Nimesulida serve para dor de dente?

O Nimesulida é um anti-inflamatório, e como tal possui a função de amenizar os sintomas gerados pela inflamação e tratar sua causa. Sendo assim, o nimesulida é uma das primeiras opção de medicamento para aliviar a dor de dente, principalmente quando ela se deriva de processos inflamatórios.

Dessa forma, o nimesulida serve para dor de dente quando sua causa são problemas como pulpite, abscesso, traumas, fraturas dentárias e outras.

Além do uso do medicamento, vale indicar tratamentos secundários que possam contribuir para reduzir a quantidade de bactérias presentes no local e ajudar a diminuir a inflamação.

Cuidados e contraindicações da Nimesulida

Apesar do nimesulida servir para dor de dente, o medicamento pode gerar alguns efeitos colaterais. Os mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com nimesulida são diarreias, náuseas e vômitos.

Pode também ocorrer coceira, em caso de alergias, suor excessivo, prisão de ventre, aumento dos gases intestinais, gastrite, tonturas, vertigens, hipertensão e inchaço. Dessa forma, é necessário que o paciente administre o remédio exatamente do jeito que o dentista prescreve.

Além disso, vale ressaltar que ele está contraindicado para pessoas com alergia a qualquer componente do medicamento, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios.

Também não se deve indicar o nimesulida para pessoas com úlcera no estômago, com hemorragia no trato gastrintestinal ou com insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave. Além de não ser aconselhável a ingestão desse remédio junto ao uso de bebidas alcoólicas.

Quanto tempo a nimesulida para dor de dente faz efeito?

A nimesulida para dor de dente inibe uma enzima chamada de cicloxigenase, fazendo com que o organismo não produza uma substância conhecida como prostaglandina, responsável pelo aparecimento da dor. Dessa forma, é possível conter consideravelmente as dores.

Como citamos no início, o seu princípio ativo atua de forma direta no sistema nervoso central e nas partes do cérebro, para evitar que eles emitam sinais de alerta quando há presença de algum desconforto ou que radicais livres sejam fabricados.

À vista disso, em cerca de 15 a 30 minutos a medicação se torna capaz de agir contra o incômodo, levando em torno de 1 a 2 horas para controlar a febre. O seu tempo de duração varia de 6 a 12 horas. 

Quantos dias tomar nimesulida para dor de dente?

O tratamento com nimesulida para dor de dente é feito durante um período de 5 a 7 dias, sendo extremamente importante não estender esse tempo, a fim de evitar o aparecimento de possíveis efeitos colaterais, como sonolência, náusea, vômito, dores e tontura.

Portanto, o período correto de uso só pode ser feito por um profissional da área odontológica, pois mesmo com o auxílio da bula, é necessário seguir todas as instruções do profissional. 

Vale ressaltar que, se o paciente não apresentar melhoras em seu estado geral, o dentista deve ser consultado. Em hipótese nenhuma a prática da automedicação deve ser executada, levando em consideração os enormes perigos que costuma provocar.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.