Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Odontologia

Músculos da face e suas funções

músculo da face

Os músculos da face possuem funções importantes além das expressões faciais, relacionando-se com fonação, mastigação, deglutição, fala, piscar de olhos, etc. Ademais, é valido ressaltar que, quando recrutados de forma incorreta, podem trazer consequências à saúde do paciente. 

Dessa maneira, este artigo procura listar todos os músculos da face, bem como suas funções e possíveis problemas relacionados a estes. 

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Quantos são os músculos da face? 

Músculos da face

Existem cerca de 20 estruturas esqueléticas e planas no rosto, que se adaptaram para produzir movimentos e realizar as perspectivas funções. Estes músculos, em sua maioria, possuem como origem estruturas fibrosas, ou o crânio, não se cercam por fáscia, e se irradiam por meio de um tendão elástico. 

Antes de mais nada, para melhor compreensão e didática, é possível separar os músculos da face em cerca de 5 grupos, como:

  1. Músculos do crânio e pescoço
  2. Músculos dos olhos
  3. Músculos do nariz
  4. Músculos da boca
  5. Músculos do ouvido 

Músculos da cabeça e pescoço e suas funções: 

Os músculos da cabeça/crânio, apesar de menores, também possuem funções relacionadas a movimentação das estruturas cranianas e na expressão facial. 

A musculatura epicraniana, também conhecida como epicrânio, é separada em ventre occipital e ventre frontal, uma vez que reveste o vértice e a lateral do crânio, desde o osso occipital até a sobrancelha. Ambos ventres atuam promovendo os movimentos de levantar a sobrancelha, franzir a testa e tracionar para trás o couro cabeludo. Sendo assim, atuam em expressões faciais, como: surpresa, discordância, irritação, etc.

Já no pescoço, estão os músculos esternocleidomastoideos, os escalenos e o platisma. Estes três músculos permitem flexão e rotação da cabeça, auxiliam na elevação das costelas para inspiração e na mobilidade da mandíbula. 

Músculos dos olhos e suas funções:

Na região dos olhos é possível agrupar em 2 grandes grupos. Existem os músculos oculares extrínsecos e os intrínsecos, sendo um responsável pela posição e movimento dos olhos e o outro por controlar o foco e a luz, respectivamente.

Primeiramente, no grupo dos músculos extrínsecos existem 6 músculos e cada um possui uma função principal, como:

  • Reto superior: controlar o movimento ascendente do olho
  • Reto lateral: abduzir o olho e dirigir o olhar lateralmente
  • Reto inferior: permite o movimento dos olhos para baixo
  • Reto medial: permite o movimento de adução
  • Oblíquo superior: responsável pelo movimento de entorse
  • Oblíquo inferior: extorsão do olho ao olhar para frente

Todavia, diferentemente do grupo extrínseco, os músculos intrínsecos como o nome sugere se localizam dentro do olho e atuam involuntariamente. Dessa maneira, dentro deste grupo vale citar os músculos:

  • Ciliar: permite a espessura correta do cristalino para foco em objetos próximos ou distantes;
  • Dilatadores radiais da pupila: aumenta o tamanho das pupilas;
  • Esfincter da pupila: responsável pela contração da pupila.

Músculos do nariz e suas funções:

Na região do nariz estão o músculo nasal (compressor e dilatador), próceros e o depressor do septo nasal. O ramo bucal do nervo facial é responsável pela inervação de todos esses músculos que possuem diversas funções, como:

  • Dilatar a narina
  • Franzir o nariz e gerar as rugas verticais da testa
  • Deprimir o septo nasal
  • Puxar as asas do nariz para baixo

Dessa maneira, os músculos na região do nariz atuam em conjunto na respiração e permitindo pequenas expressões faciais. 

Músculos da boca e suas funções:

Os músculos da boca abrangem diversos músculos na bochecha, lábios, queixo e língua, com inúmeras funções que se relacionam com movimentos e funções da boca.

Dito isso, os músculos da boca podem se separar, em:

  • Músculo orbicular da boca
  • Músculo mentoniano
  • Músculo bucinador
  • Músculo risório
  • Músculo elevador do lábio superior
  • Músculo depressor do lábio superior
  • Músculo elevador do ângulo da boca
  • Músculo depressor do ângulo da boca
  • Músculo Masseter
  • Zigomático maior
  • Zigomático menor
  • Músculos da língua

Como atuam em conjunto, vale citar algumas das principais funções destes músculos, como: facilitar a mastigação, auxiliar na articulação da fala, fechamento direto dos lábios, enrugamento da pele do queixo e elevação das maças do rosto.

Além disso, estes músculos são responsáveis por diversas expressões faciais, como ironia, tristeza, alegria, etc. 

Músculos do ouvido e suas funções: 

Apesar de menores e menos conhecidos, os músculos do ouvido desempenham papéis importantes na função auditiva, equilíbrio e na proteção do ouvido interno.

Vale citar 4 principais músculos do ouvido:

Músculo tensor do tímpano:

É um músculo que está ligado ao osso martelo na orelha média, dessa maneira, quando se contrai, puxa o osso martelo e tensiona o tímpano, reduzindo a amplitude das vibrações sonoras que chegam ao ouvido interno e ajudando a proteger o ouvido de sons intensos. 

Músculo Estapédio:

Está localizado na orelha média, conectado ao osso estribo e quando se contrai, reduz a amplitude dos movimentos do osso estribo e da janela oval, limitando a transferência excessiva de vibrações sonoras para o ouvido interno. Ao mesmo tempo, essa ação também protege o ouvido interno contra possíveis danos relacionados a sons intensos.

Músculo Auricular:

O músculo auricular se separa em anterior, superior e posterior. Sendo assim, se localiza na região externa da orelha em três áreas e é responsável por movimentar a orelha para frente e para cima.

Músculo Antítragico:

Localiza-se na região do trago da orelha, para ajudar na movimentação do trago e de outras partes da orelha externa.

Principais problemas relacionados aos músculos da face:

Os músculos da face são muitos e atuam a todo tempo nas funções cotidianas e nas expressões faciais. Dessa maneira, é válido entender possíveis problemas e condições relacionados aos músculos da face que podem afetar a função e a aparência do rosto e podem aparecer nas clínicas odontológicas. 

Alguns dos principais problemas relacionados aos músculos faciais, são:

Paralisia Facial:

A paralisia facial pode ocorrer devido a danos no nervo facial, o qual é o responsável por controlar os músculos da face. Essa paralisia pode resultar em perda de controle muscular em um lado do rosto, levando a dificuldades na expressão facial, fechamento dos olhos, sorriso e outros movimentos, como fala, mastigação, etc.

Bruxismo:

O bruxismo é o ranger ou apertar dos dentes, muitas vezes durante o sono e pode causar tensão nos músculos da mandíbula e do rosto, levando a dores de cabeça e dor na mandíbula. Além disso, o bruxismo pode causar desgaste nos dentes, fraturas, desalinhamento dentário e danos a restaurações.

Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM):

A DTM afeta a articulação entre o osso temporal e a mandíbula. Dito isso, essa disfunção causa dor na mandíbula, dificuldade em abrir ou fechar a boca, além de dor facial.

Por fim, a fim de permitir que o profissional consiga um diagnóstico e um plano de tratamento adequado, ressalta-se a importância dos conhecimentos anatômicos dos músculos da face. 

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.