Procedimento Estético

Lipo de papada: tudo sobre o procedimento

lipo de papada

A lipo de papada é um procedimento que vem sendo procurado cada vez mais nos consultórios odontológicos. O Conselho Federal, por meio da resolução CFO 198/2019,   capacita o dentista a realizar esse tratamento de harmonização orofacial, desde que o profissional tenha as especializações necessárias para realizar o procedimento com segurança.

Além disso, a  lipoaspiração de papada realizada por dentistas é considerada menos invasiva quando comparada aos métodos utilizados em cirurgias plásticas. Dentre muitos fatores de vantagem, o principal é por não precisar internar o paciente e nem aplicar anestesia geral. Veja o que preparamos para você sobre esse assunto:

O que é Lipo de Papada ou Lipo Enzimática?

A Lipo de Papada ou Lipo Enzimática é um tratamento minimamente invasivo que permite a redução de medidas através da diminuição de gordura. A técnica será via micro injeções subcutâneas, semelhantes às injeções de insulinas, em que ao se aplicar na região indicada, conseguirá deixar o rosto livre da papada.

A substância aplicada na região é chamada de Ácido Deoxycholate a 1%. Ela é responsável por produzir a quebra das células de gordura ao redor do pescoço, eliminando a área chamada de queixo duplo.

Como é feita a lipo de papada?

Lipo de papada

Como já mencionamos, a lipo de papada não vai necessitar de anestesias ou cortes. Dessa forma o profissional vai remover a gordura da papada através da aplicação de microinjeções com ácidos deoxicólico. Sendo assim, a substância enzimática vai quebrar as moléculas de gordura e as destrói de forma definitiva. 

Para realizar esse procedimento, são necessárias, em média, de 4 a 6 sessões. As aplicações são de aproximadamente 30 minutos cada e o intervalo entre uma sessão e outra é de 30 dias.

Esse tempo é o ideal para que a região desinche e possa se preparar para uma nova fase. Portanto, é normal que após cada sessão, apareça efeitos colaterais, como inchaço leve a moderado do local.

Apesar do resultado começar a aparecer a partir da primeira sessão em alguns pacientes, em outros o resultado não aparece de imediato, necessitando da finalização do tratamento por completo.

Além disso, vale ressaltar que a técnica realizada e o produto utilizado são reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que permite a realização desse procedimento se realize de forma segura e eficaz.

Para quem está indicado a Lipo de Papada?

Com o tempo ou devido a fatores como idade, peso e genética, o pescoço pode se tornar volumoso e começar a acumular gordura. Esse problema muitas vezes interfere na autoestima do paciente e como forma de resolvê-lo é indicar o tratamento de lipo de papada, uma vez que ele é simples e efetivo. Portanto, pode-se indicar esse tratamento tanto para homens quanto para mulheres adultos.

Qual o valor desse procedimento?

A maior dúvida dos pacientes está relacionado ao valor do procedimento. Desse modo, o valor pode variar, mas, geralmente, é cobrado por sessão. Além disso, o valor vai depender da necessidade de sessões e, do resultado alcançado durante cada etapa do tratamento. O indicado é que no mínimo sejam realizadas 3 sessões que custam em torno de R$320,00 a R$360,00 cada.

Quais os riscos e contraindicações da Lipo de Papada?

Como qualquer outro procedimento, a lipo de papada requer capacitação do profissional que irá fazer a aplicação, pois o risco de injeção errada pode causar vários problemas, como disfunção marginal do nervo mandibular e necrose.

Além disso, esse procedimento é contraindicado para pacientes lactantes, ou que possuem alguma infecção, cistos no local da papada ou nódulos tireoidianos, como bócio.

Quanto tempo dura o efeito do tratamento?

Para conseguir resultados evidentes e duradouros, a lipo de papada deve ser feita entre 4 a 6 sessões. Sendo assim, geralmente, o resultado da lipo de papada só será obtido após a realização de todas as sessões de aplicações necessárias.

Mas, ao contrário de outros procedimentos estéticos populares, como o botox e o preenchimento, o ácido deoxicólico usado na lipo atua de forma definitiva. Pois ele vai eliminar as células de gordura, fazendo com que não haja o tempo de espera de sua absorção pelo organismo.

A Lipo de Papada resolve a flacidez?

Não. A flacidez ocorre pela perda de sustentação da pele, enquanto a lipo elimina os adipócitos. Portanto, é preciso esclarecer ao paciente que a eliminação da papada de gordura pode acarretar um surgimento de uma papada causada pela flacidez.

O que não pode fazer depois de uma Lipo de Papada?

Apesar da lipo de papada ser minimamente invasiva e o paciente poder voltar à vida normal um pouco depois do fim das sessões, existem alguns cuidados a serem tomados, como:

  • não praticar exercícios físicos nas primeiras 48 horas;
  • não fazer uso de anti-inflamatórios, porque eles podem diminuir ou até paralisar o efeito do produto aplicado;
  • não fumar;
  • fazer o uso de compressora ou microporosa à noite, após o quarto dia da aplicação, juntamente com uma drenagem local.

Benefícios da Lipo de Papada

Sem dúvida, a primeira grande vantagem é a estética. Com ela, vêm o rejuvenescimento da face, a retomada da autoestima e da confiança em si. Além disso, uma vez feita a Lipo Enzimática de Papada, o aspecto duplo do queixo só retornará se houver ganho excessivo de peso.

Dentre outros benefícios estão: técnica pouco invasiva e indolor, ou, em alguns pacientes, dor mínima, resultados rápidos e curto tempo de recuperação.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.