Grânulos de Fordyce: entenda tudo sobre!

Grânulos de Fordyce

Os Grânulos de Fordyce são pequenas pápulas amarelos e esbranquiçados que se apresentam nos lábios, no interior da bochecha e nos órgãos genitais. Confira tudo sobre!

Grânulos de Fordyce o que são?

Os Grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas que se formam fora da sua localização normal, formadas principalmente na mucosa oral e no lábio superior. Sendo assim, são glândulas sebáceas aumentadas, benignas e indolores.

Os Grânulos de Fordyce aparecem como pequenas bolinhas amarelos/alaranjados podendo se unir umas às outras, formando uma placa. Geralmente são simétricas, distribuídas igualmente pelo local acometido, sendo lesões assintomáticas, mas que comumente levam a um desconforto estético.

Frequência

Condição que acomete principalmente o lábio superior, sendo mais frequente em homens. Condição mais frequente na puberdade, não estando relacionado a problemas infecciosos, nem apresentando problemas a saúde, podendo aparecer em qualquer idade de forma natural.

Causas

Sendo uma condição muito comum na população, os Grânulos de Fordyce não possuem causas específicas, não estando associadas a nenhuma condição patológica. De maneira geral, o aparecimento dessa condição está associado a condições fisiológicas.

Dessa forma, qualquer paciente pode apresentar esse problema, embora seja muito rara em crianças muito pequenas, com menos de 3 anos.

Grânulos de Fordyce

Com caráter assintomático, os ductos das glândulas sebáceas se abrem diretamente na superfície da pele. Dessa forma, se caracterizam por múltiplas pápulas de 0,1 a 1mm de diâmetro. O diagnóstico é clinico, sendo necessário esticar a pele para melhor análise caso sejam discretos. Sendo assim, para diagnóstico dessa condição não se faz necessário exames complementares.

Grânulos de Fordyce é transmissível?

Os grânulos de Fordyce estão relacionados a alterações hormonais, dessa forma não são contagiosos. Dessa maneira, como não estão relacionados com agentes infecciosos como bactérias, fungos ou vírus, não são transmissíveis, se apresentando de forma natural na região da boca e genitais.

Grânulos de Fordyce nos lábios

Como já mencionado se trata de uma condição benigna e normalmente confundida com espinhas, inchaços sebáceos ou manchas, sendo essa condição a presença de glândulas de natureza sebácea.

É muito importante ressaltar que os Grânulos de Fordyce não causam dor nem coceira, caso o paciente se queixe de um desses sintomas o problema que o acomete é outro. Sendo assim, no caso de Grânulos de Fordyce, as mesmas se apresentam esbranquiçadas, avermelhadas ou na cor da membrana da mucosa, sendo os que se apresentam nos lábios brancos, quase amarelados, muito semelhantes a pequenos grãos de arroz.

Ainda é preciso se atentar que os Grânulos de Fordyce se formam na parte externa dos lábios, afetando principalmente a linha que os separa da pele normal do rosto. Além disso, tendem a se formar principalmente na parte interna dos lábios e na região das amígdalas, podendo conter até centenas de grânulos.

Os grânulos também podem se fundir entre si e resultar em uma glândula maior, sendo muitas vezes confundida com sintomas de hiperplasia sebácea na pele. Portanto, é importante se atentar as características dos sintomas relatados pelo paciente além das características dessa condição.

Qual o tratamento para grânulos de Fordyce?

O tratamento é feito apenas por questões estéticas, e em alguns casos não é possível eliminar totalmente as lesões. Sendo assim, algumas opções de tratamento que podem ser recomendados para essa condição são:

• Uso de pomadas e cremes: produtos como a tretinoína ou ácido dicloroacético, que auxiliam na eliminação de alterações na pele.
  • Micro-punção: após aplicação e anestesia local se utiliza um equipamento apropriado para retirada dos grânulos.
  • Laser de CO₂: é realizada a ablação com a ajuda do laser, entretanto deve-se ter cuidado com a escolha dessa técnica já que a mesma pode deixar cicatrizes.
  • Secagem elétrica: assim como o laser, remove as pápulas, mas pode deixar cicatrizes.
  • Crioterapia: consiste em congelar as pápulas com nitrogênio líquido.
  • Curetagem com eletrocoagulação: se trata da destruição das lesões por meio de um aparelho de eletrocoagulação, destruindo o tecido por desidratação e carbonização das células, resultando na formação de nova pele no final do tratamento.
  • Terapia fotodinâmica: ajuda a reduzir a condição através da utilização de luz.
  • Laser de corante pulsado: laser de primeira escolha que apresenta ótimos resultados para essa condição.

Resultados esperados

Alguns estudos mostram que mesmo após alguns anos, não ocorre a recidiva dos Grânulos de Fordyce na área tratada, sendo a resposta estética aos tratamentos efetuados muito satisfatórias.

Prevenção

Embora seja uma condição que não possa ser evitada, manter hábitos alimentares saudáveis e corretos e devida higiene pessoal desempenha e reflete um papel importante na saúde bucal.

É muito importante aconselhar seus pacientes a manter a pele do rosto limpa usando bons produtos de limpeza e esfoliando sempre para remover as células mortas da pele, devendo evitar o acumulo de sebo. Sendo assim, é aconselhável o uso de produtos bucais que sejam adequados às necessidades de cada paciente, orientando sempre de maneira correta a fim de sempre proporcionar os melhores tratamentos e diagnósticos.