Tratamentos odontológicos

Gengivas sangrando: conheça tudo sobre o problema

Gengivas sangrando

A gengivite é a inflamação da gengiva, uma condição comum e geralmente causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na linha da gengiva. Se não for tratada, a gengivite pode levar a complicações mais graves, como a periodontite, levando a sangramentos gengivais. Confira tudo sobre gengivas sangrando no texto que preparamos para vocês!

Gengivas sangrando ocorrem por quais motivos?

Gengivas sangrando é um sinal que não pode ser ignorado. O sangramento gengival não é normal e pode indicar problemas sérios de saúde bucal. Dessa maneira, as principais causas para esse problema são:

• Fatores mecânicos: em alguns casos o motivo do problema se deve a escovação. Sendo assim, uma força excessiva nos movimentos, uso de escovas muito duras ou desgastadas podem ser o motivo das gengivas sangrando.
  • Problemas de saúde: problemas de saúde podem ser motivos para sangramento gengival. Alguns sintomas da gengivite incluem vermelhidão, inchaço e sangramento das gengivas durante a escovação ou uso do fio dental. Dessa forma, a gengivite é uma forma inicial de doença gengival, causada pelo acúmulo de placa bacteriana na linha da gengiva, que pode levar a inflamação e sangramento. Esta condição é favorável ao sangramento gengival por estímulos (escovação ou uso de fio dental) ou até mesmo espontaneamente.
  • Não usar fio dental regularmente ou usar de forma inadequada pode resultar em sangramento da gengiva.
  • Mudanças hormonais durante a puberdade, gravidez e menopausa podem causar sangramento.
  • Alimentação inadequada: uma dieta pobre em nutrientes essenciais como vitamina C e vitamina K pode enfraquecer a gengiva e levar ao sangramento.
  • Hábitos ruins: fumar pode diminuir a circulação sanguínea para a gengiva, resultando em sangramento.
  • O uso de alguns medicamentos, como anticoagulantes, podem aumentar o risco de sangramento gengival. Se a gengiva sangrar frequentemente ou persistir por vários dias, é importante procurar um dentista para avaliação e tratamento adequado.

Quais alternativas para fazer a gengiva parar de sangrar?

• Pressionar suavemente a gengiva com um pedaço de gaze ou algodão limpo. Isso pode ajudar a interromper o sangramento.
  • Orientar o paciente ao uso de um enxaguante bucal, antisséptico sem álcool, para aliviar a dor e reduzir a inflamação.
  • Explicar a importância de não interromper o uso de fio dental. Mesmo que a gengiva esteja sangrando, é importante continuar o uso, pois sangramento indica inflamação.
  • Orientar o paciente a comparecer a uma consulta com o dentista. Se o sangramento persistir ou se relacionar a outros sintomas, como inchaço, vermelhidão ou dor intensa, pode ser necessário o encaminhamento para análise médica.

Sobre as deficiências de vitaminas e gengivas sangrando

A vitamina C é um nutriente importante para a saúde geral do corpo e, também, essencial para a saúde bucal. A deficiência de vitamina C pode causar uma série de problemas, incluindo o sangramento das gengivas.

Essa vitamina ajuda a fortalecer o tecido conjuntivo que une os dentes e as gengivas, mantendo-os saudáveis e resistentes. Além disso, ela tem propriedades antioxidantes que ajudam a combater as bactérias que causam a gengivite e outras infecções bucais.

A deficiência de vitamina C pode enfraquecer os vasos sanguíneos das gengivas, tornando-os mais propensos a sangrar. Além disso, a deficiência de vitamina C pode levar a uma condição chamada escorbuto, que causa gengivas inchadas, sangramento e dor.

Para prevenir a deficiência de vitamina C, é importante incluir alimentos ricos em vitamina C na dieta, como laranjas, limões, kiwis, morangos, mamão, brócolis, couve-flor, pimentão e espinafre. Além disso, a vitamina C, pode ser consumida mediante suplementos.

A melhor forma de se evitar os problemas gengivais é orientando o paciente a prevenção. Visitas ao dentista regularmente, uso de fio dental diariamente e escovação dos dentes ao menos duas vezes ao dia, com escova de cerdas macias são essenciais para gengivas sadias e sem sangramento.