Fluorose dentária: o que é, como prevenir e muito mais

Fluorose dentária

Sem dúvidas um dos principais motivos de procura aos consultórios odontológicos é devido a problemas estéticos, dentro deles, a fluorose dentária. Essa alteração no esmalte dos dentes acontece na infância e pode incomodar os pacientes, deixando manchas no sorriso e mexendo com a autoestima.

Entretanto, nem toda mancha no dente é uma fluorose dentária. Logo, este artigo visa responder todas as dúvidas em relação a essa patologia, o que é, como identificá-la, porque acontece, como tratá-la e muito mais.

O que é fluorose dentária?

A fluorose se trata de uma condição que, durante a formação dos dentes, altera o esmalte dentário formando manchas que podem ser de diversos tamanhos. Porém, como foi dito, nem toda mancha significa a presença desse distúrbio específico, sendo necessário cuidado no diagnóstico.

As manchas causadas por essa patologia são consideradas simétricas quanto aos dentes formados no mesmo período, pois estes apresentam alterações semelhantes. Também mudam conforme a gravidade do caso, aumentando de tamanho e também de opacidade. Portanto, inicia como linhas finas e os casos mais graves e avançados, se caracterizam por manchas marrons que ocupam mais de 50% do dente, podendo também, alterar o formato.

Além disso, outro fator característico da fluorose é o momento na qual surge, pois como acontece durante a formação dos dentes, se evidencia em bebês e crianças. Dessa forma, profissionais especializados em odontopediatria devem se atentar ainda mais a essa condição.

O que causa a fluorose dentária?

A causa da fluorose, como o próprio nome diz, está relacionada ao flúor, melhor dizendo, a ingestão em excesso desse composto de forma crônica nos dentes. Sabe-se que o fluoreto oferece benefícios à saúde dental, como prevenção a cáries dentárias, porém, quando em excesso pode causar problemas.

O flúor pode interferir no processo de mineração, deixando parte dos dentes mais suscetíveis a manchas. Também, caso fique acumulado nos tecidos dentários, causa uma alteração na estrutura do esmalte, resultando na coloração mais escura.

Dito isso, bebês e crianças se veem em situações propensas à fluorose, uma vez que, além de a arcada dentária estar se formando, muitas vezes não conseguem realizar a escovação de forma correta, não só deixando excesso do flúor do creme dental nos dentes, mas também ingerindo parte do produto.

Existem também outras fontes de flúor além da pasta de dente, como frutos-do-mar, aves, chás, águas minerais, sucos industrializados, refrigerantes e fórmulas infantis, dessa maneira, o excesso da ingestão desses alimentos também pode ser um fator de risco

Quais as complicações?

Diferentemente do que muitos pacientes pensam, a fluorose não se trata apenas de manchas nos dentes, podendo causar graves danos na saúde dentária.

Isso acontece, pois a fluorose acaba causando maior sensibilidade e fragilidade nos dentes, deixando-os mais suscetíveis a fraturas ao morder alimentos duros, por exemplo, e também corrosões.

Além disso, também pode favorecer o aparecimento de cáries dentárias. Apesar do flúor ser reconhecido na prevenção dessa condição, o excesso aparentemente pode causar o contrário, pois podem existir áreas dos dentes que, devido às manchas, leva o esmalte a ficar mais poroso e suscetível ao surgimento dessas bactérias.

Por fim, biografias também relacionam gengivite e tártaros à fluorose. Portanto, esta condição vai muito além da estética, mas também pode interferir na saúde bucal, por isso, deve ser prevenida e tratada o mais precocemente possível.

Como diagnosticar a fluorose dentária?

A causa da fluorose é o excesso de flúor nos dentes, porém, como identificar se as manchas nos dentes foram ou não induzidas por esse íon? De fato não é algo simples de realizar, causando discussões na odontologia em relação ao uso desse termo tão específico. Apesar disso, existem algumas maneiras de diagnosticar essa condição, como:

• Primeiramente, relacionar a idade do surgimento das manchas, uma vez que a fluorose se evidencia na primeira infância
  • Fazer uma anamnese completa, incluindo hábitos alimentares, de higiene bucal, uso de produtos dentários
  • Realizar inspeção sobre luz adequada, visando estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais
  • Buscar simetria nas manchas

Por fim, o importante está em não realizar diagnósticos precoces utilizando esse termo tão específico, mas focar sempre na saúde bucal do paciente.

Como tirar a fluorose dos dentes?

Apesar de não ter uma cura definitiva, existem maneiras de reduzir e até acabar com as manchas nos dentes. Esse tratamento, irá variar conforme a gravidade, tamanho das manchas, quantidade de dentes afetados e também idade do paciente. Pensando nesses fatores, é possível listar algumas opções de tratamentos, como:

Microabrasão:

Este é o procedimento mais utilizado por ser pouco invasivo, recomendado para casos com manchas pequenas e superficiais. Nele, o profissional realiza um desgaste na superfície do dente com a coloração mais escura, voltando com a cor original, sem danificar outras partes.

Clareamento:

O clareamento pode ser utilizado sozinho ou como complemento da microabrasão. Quando sozinho, o clareamento, seja em consultório ou domiciliar, consegue diminuir a diferença de coloração dos dentes, pois remove a camada mais externa dos dentes, podendo ser o suficiente em alguns casos para deixar o sorriso mais homogêneo.

Porém, este tratamento é mais utilizado como complemento da microabrasão, no qual será responsável por proporcionar um resultado ainda melhor.

Facetas de porcelana

Diferentemente dos citados acima, as facetas serão recomendadas para casos mais avançados, nos quais os procedimentos pouco invasivos não são o suficiente para remover a coloração mais escura dos dentes.

As facetas de porcelana irão cobrir parcialmente a superfície daqueles dentes afetados pela fluorose, melhorando instantaneamente a aparência. Entretanto, em algumas restaurações é necessário realizar o desgaste dos dentes, o que se considera um procedimento invasivo. Por isso, se faz necessária uma avaliação criteriosa até que se realize a restauração dentária.

Coroas dentárias:

Considerada o método mais invasivo de tratamento dessa condição, as coroas dentárias são uma restauração para casos em que os dentes estão severamente comprometidos, cobrindo completamente os dentes, podendo mudar não somente sua coloração, mas também a forma.

Como prevenir a fluorose dentária?

Apesar de existirem possibilidades de reduzir ou remover as manchas, a melhor opção será sempre a prevenção. Dito isso, devido às causas, algumas formas de prevenir o surgimento das manchas nos dentes, são:

• Reduzir a oferta de industrializados para crianças
  • Buscar fórmulas infantis que possuem menor concentração deste íon
  • Orientação e supervisão dos pais durante a escovação das crianças até que consigam enxaguar e cuspir todo creme dental

Além desses fatores, se faz muito importante a presença do odontopediatra desde o nascimento ou não do primeiro dentinho, para orientar os responsáveis em relação à fluorose, pois, apesar do risco, o íon tem seus benefícios.