Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Empreendedorismo

Financiamento odontológico: saiba tudo sobre!

Financiamento odontológico

Sem dúvidas um profissional de odontologia já presenciou em uma consulta um paciente que precisava de um tratamento odontológico, mas, por questões financeiras, não o fez!

Quando se pensa na importância da saúde bucal, e também o quanto a estética pode atrapalhar a autoestima do paciente, momentos como esse são tristes para a profissão, por isso, oferecer diferentes formas de pagamento acaba sendo uma ótima alternativa para ampliar o acesso aos tratamentos odontológicos.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Nesse sentido, o financiamento odontológico é uma forma de pagamento que as clínicas podem oferecer aos pacientes, melhorando a taxa de conversão. 

Porém, apesar do financiamento odontológico ser uma forma de ampliar o acesso de muitos pacientes para alcançaram um sorriso bonico e saudável, ainda é pouco utilizado nas clínicas odontológicas.

Pensando nisso, este artigo objetiva tratar todas as dúvidas acerca desta forma de pagamento, quais benefícios, desvantagens e muito mais. 

Como funciona o financiamento odontológico? 

O financiamento odontológico, nada mais é, do que mais uma forma de pagamento além das opções a vista, com dinheiro, PIX ou débito e que, diferentemente do crédito que muitas vezes oferece parcelas de até 12x, o financiamento possibilita parcelas maiores de 18x, 24x e até 36x.

Dito isso, essa opção pode acontecer de duas maneiras: o paciente contrata uma empresa de financiamento e faz um empréstimo ou a clínica contrata a empresa e oferece aos pacientes como opção. 

A primeira forma acaba sendo uma ótima opção para aqueles pacientes que, ou não possuem limite no cartão de crédito, ou não querem comprometê-lo.

Sendo assim, ele pode contratar uma empresa, preferencialmente, especializada em financiamento odontológico, que muitas vezes trabalha da seguinte forma: paciente se cadastra na plataforma, faz o orçamento do financiamento do valor do tratamento avaliando número de parcelas e juros, aguada a análise e pode conseguir o crédito na mesma hora.

Ao final, existem empresas que oferecem a cartela de clínicas odontológicas parceiras e empresas que possibilitam que o paciente contrate qualquer dentista, por isso atente-se em cada alternativa. 

Já na segunda opção, a própria clínica que contrata a empresa responsável pelo financiamento. Dessa forma, ela quem solicita o empréstimo online, acompanha a análise de crédito da empresa, o paciente assina contrato digital e, depois disso, a empresa recebe o valor e o paciente as devidas parcelas.

Portanto, vale pontuar a importância dos profissionais ao menos estudarem essa forma de pagamento, para compreender melhor sobre essa opção e analisar se faz sentido ou não para a clínica. 

Quais as vantagens do financiamento odontológico? 

Sem dúvidas, ter outras opções disponíveis de pagamentos aumentará as chances do paciente que fez o orçamento concluir aquele tratamento. Por isso, vale pensar nos benefícios de oferecer a opção do financiamento odontológico, como:

Opção para contornar objeção:

Quando se fala de fechamento de vendas, a objeção muitas vezes se torna um bicho de sete cabeças aos dentistas.

A objeção nada mais é que uma “desculpa” que o paciente da para não realizar o tratamento, e isso acaba sendo frustrante para o profissional que conseguiu atrair pacientes, faz muitos orçamentos durante o dia, mas no final, acaba não fechando nenhum tratamento. 

Pensando nisso, quando se oferece o financiamento odontológico, se a objeção do paciente for financeira, a clínica conseguirá contorná-la facilmente oferecendo uma solução prática, o que representa maiores chances de conversão.

Vantagem competitiva:

Pensando em uma situação, na qual o paciente faz o orçamento com dois consultórios odontológicos, sendo que um ele tem que realizar o pagamento à vista e no outro tem a opção de financiá-lo, é possível enxergar uma vantagem competitiva, não é mesmo?

Nessas situações, vale refletir também que nem todo tratamento é planejado pelo paciente, muitas emergências podem acontecer, e a falta de diferentes formas de tratamento pode fazer com que o dentista perca aquele cliente.

Logo, ter a opção de financiamento odontológico faz com que, muitas vezes, aquela clínica saia na frente de concorrentes. 

Aumento da base de clientes:

Como foi dito, empresas de financiamento podem ser contratadas ou pelos pacientes, ou pelas clínicas odontológicas. Quando a clínica contrata a empresa, ela recebe encaminhamento de novos pacientes, prospectados por essa terceira, que têm interesse em realizar um tratamento e precisam financiá -o. 

Portanto, além de aumentar as chances de conversão para aqueles pacientes que já conhecem a clínica, contratar uma empresa de financiamento pode aumentar ainda mais a base de clientes de maneira passiva. 

Fluxo de caixa mais estável:

Como consequência da vantagem competitiva, a clínica aumentará a base de clientes e também terá fechamentos mais recorrentes e maior previsibilidade de recebimentos. Além disso, a instituição financeira é quem fica responsável pelo recebimento das parcelas, logo a clínica tem o recebimento do tratamento garantido. 

Com isso, cria-se um fluxo de caixa mais estável, favorecendo a saúde financeira do consultório odontológico. 

Aumento de vendas de tratamentos complexos:

Tratamentos complexos exigem maior planejamento financeiro do cliente, a exemplo dos implantes dentários, nos quais os valores variam de R$.1.500,00  a R$ 9.000,00 por dente. Com isso, muitos pacientes, mesmo interessados nesses tratamentos, acabam adiando ou não realizando e profissionais acabam sendo prejudicados financeiramente.

Porém, com a opção de financiamento, o paciente conseguirá parcelar esse valor de muitas vezes, aumentando as chances da venda. Consequentemente, as conversões de tratamentos complexos aumenta, aumento o ticket-médio, o que representa um ótimo benefício para o financeiro da clínica.

3 dicas essências para realizar financiamento odontológico de forma segura? 

Uma das preocupações de dentistas e clínicas odontológicas quando se trata se financiamento é em relação à segurança. Por isso, algumas medidas são importantes para garantir a segurança mútua, como: 

  1. Contrate uma empresa especializada e com credibilidade:

De nada adianta contratar uma empresa para ficar responsável por esta parte financeira, sem que se reconheça a credibilidade desta. Por isso, estude as opções do mercado e tire todas as dúvidas com os representantes.

Além disso, é valido conversar com clínicas que também fazem este serviço com a empresa para entender a perspectiva de um cliente.

  1. Atente-se a uma comunicação objetiva e clara com paciente:

Para muitos pacientes, a opção de financiar o tratamento odontológico pode ser uma novidade, o que pode gerar dúvidas. Por isso, é de extrema importância que o responsável por essa negociação tenha uma comunicação clara, objetiva, impedindo qualquer erro de interpretação do paciente. 

Procure perguntar ao paciente se ele tem alguma dúvida várias vezes durante a explicação, repita quantas vezes for necessário e utilize linguagem simples e objetiva.

  1. Trabalhe sempre com contrato:

O contrato é essencial mesmo quando não se trata de financiamento, porém, com o financeiro ele se torna ainda mais indispensável.

Muitas empresas já oferecem o contrato e realizam essa intermediação entre paciente e clínica, mas, se não for o caso, imponha sempre esta condição. 

O contrato formal oferecerá proteção e equilíbrio na relação entre o paciente e profissional e garante maior segurança para ambos. 

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.