Tratamentos odontológicos

Facetas de resina: valor, indicações e curiosidades

Facetas de resina valor

A busca pelas facetas de resina, valor e curiosidades desse procedimento vêm crescendo cada vez mais segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), uma vez que a odontologia estética vem garantindo melhorias no bem-estar e na autoestima das pessoas. Esse tratamento possibilita diversas vantagens, uma vez que o tratamento busca manter os dentes mais bonitos e um sorriso mais atraente e convidativo. 

Mas qual o valor desse procedimento? Vamos te mostrar algumas curiosidades a respeito, veja!

Como funciona a faceta de resina?

As facetas de resina funcionam como coberturas nos dentes naturais, que possibilitam a alteração de cor, forma, tamanho, alinhamento e brilho dos dentes. Na confecção das facetas de resina, ocorre a manipulação de diversas camadas de resina composta.

Além disso, elas atuam como capas de proteção e buscam a uniformidade dos dentes e a renovação da arcada dentária. Além das de resina, as facetas dentárias também podem ser confeccionadas em porcelana, se diferenciando quanto a alguns aspectos, como a espessura.

Aplicação e indicação das facetas de resina

A colocação de facetas de resinas são indicadas tanto para fins estéticos quanto para correção de problemas bucais e o procedimento é realizado no próprio consultório. Portanto, para aplicar a faceta você vai avaliar a arcada, selecionar a resina e começar a esculpir o produto na tonalidade idêntica aos dentes naturais.

Após atingir o formato ideal, aplique uma luz de alta intensidade, que irá endurecer a resina. Já para finalizar, você deve realizar o polimento do produto, até ele ganhar brilho e uma aparência saudável e natural, igualando ao resto dos dentes. Além disso, devemos lembrar que todo esse processo pode ser realizado em um ou mais dentes.

Sendo assim, aqui estão algumas indicações de quando realizar o procedimento:

  • Melhorar a aparência dos dentes quebrados;
  • Cobrir espaços e aproximar os dentes separados uns dos outros;
  • Harmonizar o sorriso e equilibrar o tamanho dos dentes;
  • Branquear ou clarear os dentes;
  • Alinhar os dentes de forma mais rápida;
  • Restaurar fraturas dentárias, traumas e lesões.

Qual o valor das facetas de resina?

Muitos pacientes ficam preocupados com a mesma questão: Qual o valor do procedimento das facetas em resina?

Por mais que seja uma preocupação a questão do preço, algumas outras considerações devem ser feitas. Além do tratamento precisar de habilidades, desde as primeiras avaliações que você irá fazer, até o procedimento completo, outra questão é o material que será utilizado. Materiais mais resistentes e de qualidade melhor custará mais caro, podendo variar entre R$1000 e R$3000 por unidade.

Além disso, para precificar o tratamento, deve-se considerar se há presença de dentes muito escurecidos ou desalinhados, uma vez que esses são mais difíceis de consertar.

Quanto tempo dura a faceta de resina no dente?

De modo geral, as facetas de resina costumam durar de 5 a 10 anos, porém vale lembrar que esse tempo de durabilidade vai depender dos hábitos dos seus pacientes.

Portanto, para manter os cuidados com a faceta, é necessário mostrar ao seu paciente que as consultas devem ser realizadas a cada seis meses, para que você consiga avaliar a saúde bucal e veja se está tudo certo. 

Além disso, principalmente quando são tratamentos com facetas de resina, nessas consultas periódicas, você consegue avaliar se elas estão sem brilho, e, caso veja necessidade, poderá fazer um novo polimento para recuperar as cores originais e o brilho perdido.

Quais são os benefícios da faceta em resina?

Quem opta por realizar um procedimento utilizando a faceta de resina observa que são vários os seus benefícios e um dos principais é solucionar problemas estéticos dentários com apenas um procedimento. Além disso, esse procedimento também se destaca por: 

Durabilidade

Como a resina é resistente, seu paciente pode ficar com ela por diversos anos. Sendo assim, você só terá que realizar o acompanhamento periódico, para polimento e avaliações, que vão ocorrer na mesma consulta de manutenção e de limpeza dentária, realizadas a cada 6 meses.

Aparência

Outro benefício das facetas de resina, é que elas podem ficar com um aspecto super natural, tanto na coloração, como no formato. Portanto, cabe a você fazer todo preparo e avaliação, utilizando, por exemplo, os moldes, para deixar o formato e a cor exatamente como os dentes do seu paciente, impossibilitando a diferença entre facetas e dentes.

Valor das facetas de resina

Outro benefício desse procedimento que você pode apresentar ao seu paciente é o seu baixo custo. Sendo assim, ao comparar outros procedimentos semelhantes, como o tratamento com lentes de contato, as facetas de resina possuem um valor muito mais abaixo e seus benefícios são tão altos quanto outros procedimentos.

Agilidade do procedimento

O processo de aplicação das facetas de resina é mais rápido do que o das facetas de porcelana e lentes de contato, por exemplo, já que esse procedimento pode ser concluído em apenas uma sessão, enquanto os outros citados geralmente perduram por duas ou mais sessões.

Reversibilidade

A ausência de desgastes é uma das principais vantagens da faceta de resina, diferente de procedimentos de porcelana e das lentes. Portanto, trata-se de um procedimento reversível, ou seja, pode ser removida a qualquer tempo da superfície dos dentes.

Quais os cuidados se deve ter com a faceta?

Assim como todos os procedimentos estéticos odontológicos, após esse procedimento, é necessário que você recomende os seus pacientes realizarem alguns cuidados para não comprometer as facetas. São eles:

  • Sempre escovar os dentes depois de todas as refeições;
  • Passar o fio dental entre os dentes, no mínimo 1 vez ao dia; 
  • Realizar as visitas periódicas, geralmente semestrais, ao dentista. 
  • Evitar roer objetos ou as unhas;
  • Evitar alimentos que prejudicam ou escurecem os dentes como, por exemplo, chás escuros e café.
  • Observar se sente dor na mandíbula ou dor de cabeça ao acordar. Pois, isso pode representar bruxismo e danificar as facetas. Caso isso ocorra, marcar uma consulta imediata com o dentista;
  • Sempre procurar o dentista se sentir qualquer desconforto, alteração de cor ou fissuras nas facetas.

Tendo esses cuidados e com a sua orientação, as facetas dos seus pacientes vão durar por muito tempo e o procedimento vai ser totalmente satisfatório.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.