Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Doenças odontológicas

Espinha na boca: saiba tudo sobre esse problema!

Espinha na boca

A espinha na boca é um problema que afeta diversos pacientes, gerando dor e desconforto estético.

Apesar de ser uma condição normalmente simples, relacionada a acne, também pode indicar doenças como herpes labial, foliculite ou doenças de pele como dermatite perioral ou queilite angular.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Sendo assim, saber diagnosticar exatamente a espinha na boca e suas causas é essencial para o dentista. Dependendo da causa podem surgir uma ou mais espinhas, vermelhidão, dor ou inchaço.

Pensando em lhe manter sempre atualizado, preparamos esse artigo completo com tudo que você precisa saber sobre espinha na boa. Confira!

Espinha na boca o que é?

A espinha na boca é um processo inflamatório da pele, sendo derivado da obstrução das glândulas sebáceas, o que normalmente ocorre devido à grande oleosidade da pele e acúmulo de células mortas.

Dessa forma, quando ocorre a obstrução das glândulas e a não eliminação dos resíduos necessários, os mesmos acabam por acumular, resultando na formação de cravos e espinhas.

Normalmente, é um problema recorrente em adolescentes, entretanto pode ocorrer em outras fases da vida, afetando rosto, costas, boca, peito e outras partes do corpo.

Um ponto importante é verificar a respeito sobre a alimentação do paciente, pois a má alimentação pode ser a causa das espinhas. Dessa forma, o consumo de alimentos gordurosos pode favorecer o aparecimento de espinhas na boca.

Causas de espinha na boca:

Como já mencionado, alguns motivos podem levar ao surgimento de espinha na boca, dentre eles:

Acne

Sendo o principal motivo de espinha na boca, a acne é caracterizada por uma elevação na pele, sendo avermelhada e com pus. Nesses casos, em pacientes que apresentam muitas espinhas no rosto, deve-se encaminhá-los a um dermatologista para tratamento com aplicações de cremes, pomadas antimicrobianas, e em casos mais graves uso de medicamentos orais, como a isotretinoína.

Ainda, é importante manter uma alimentação adequada, com o aumento do consumo de fibras, verduras e frutas, evitando, alimentos gordurosos e açucares.

Herpes labial

O herpes labial pode causar lesões na pele semelhante a espinhas na boca, principalmente ao redor dos lábios. Entretanto, essas lesões se apresentam em pequenos grupos e causam alguns sintomas, como vermelhidão na pele e dor, podendo também apresentar pus.

Em casos de herpes labial, o problema tende a melhorar entre 2 a 6 semanas de tratamento adequado. Portanto, é necessário o encaminhamento do paciente a um médico especialista, que irá prescrever antivirais, como aciclovir e valaciclovir, na forma de pomadas ou comprimidos para acelerar o processo de cicatrização.

Foliculite

A foliculite é um tipo de infecção que ocorre na raiz dos pelos, principalmente em pessoas que depilam ou se barbeiam com frequência. Dessa forma, são lesões que podem se assemelhar a espinhas na boca, se apresentando como bolinhas avermelhadas na pele, inflamadas, podendo apresentar pus.

A foliculite pode surgir em qualquer parte do corpo com presença de pelos, desaparecendo entre 7 e 10 dias, apenas com higiene da pele com água morna e sabonete. Ainda, é possível indicar ao paciente, compressa com água morna para aliviar o incomodo gerado.

Em casos onde as lesões são abundantes é importante encaminhar o paciente a um dermatologista para o devido tratamento.

Dermatite perioral

A dermatite perioral é outra condição que pode se confundir com espinhas na boca, provocando sinais como vermelhidão, descamação e bolinhas com pus. Entretanto, é comum a dermatite perioral também afetar outras regiões do rosto como nariz e olhos.

Essa condição geralmente acomete mulheres mais jovens, tendendo a piorar após a aplicação de pomadas com corticoides e produtos de skincare.

Nos casos de dermatite perioral, deve-se encaminhar o paciente a um dermatologista que irá indicar o tratamento devido, normalmente efetuado com antibióticos em forma de pomada ou comprimido.

Espinha na parte interna da boca

É importante informar aos pacientes que se queixam de espinhas internas na boca, que as mesmas não existem. O que impossibilita o surgimento de espinhas na parte interna da boca é a ausência de glândulas sebáceas, sendo então outro problema.

Sendo assim, apesar de não poder surgir espinhas no interior da boca o motivo de queixa do paciente pode ser gerado pela presença de afta ou abscessos dentários, por exemplo.

Causas da espinha na boca

Vários fatores podem causar espinhas na boca. Dessa forma, mudanças hormonais, estresse elevado e uma dieta inadequada são consideradas as principais causas.

Esses fatores costumam estimular a produção excessiva de sebo pela pele, resultando na espinha na boca.

Portanto, apesar de ser um óleo natural, quando produzido em excesso, pode entupir os poros e favorecer o ambiente para o surgimento de espinhas.

Tratamentos para espinha na boca

A principal indicação que deve ser passada para o paciente é não espremer a espinha na boca, mesmo que seja o primeiro impulso.

Apesar do alívio momentâneo que o ato de espremer pode gerar, é importante informar ao paciente que essa atitude pode agravar a inflamação, resultando em maior demora da cicatrização e formação de cicatrizes indesejadas.

Sendo assim, o principal tratamento no caso de espinha da boca é orientar cuidado e paciência, já que o problema costuma se resolver sozinho.

Algumas instruções podem ser repassadas ao paciente, como boas práticas de higiene bucal e uso de produtos tópicos específicos. Entretanto, em casos mais específicos ou recorrentes pode-se encaminhar o paciente ao dermatologista.

O encaminhamento ao dermatologista em casos mais específicos é essencial, pois alguns pacientes precisam fazer uso de medicamento orais.

Ainda, deve-se orientar o paciente a seguir uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, em conjunto com a prática de exercícios físicos. Esses hábitos irão ajudar na regulação da produção de sebo, prevenindo o surgimento de espinhas.

Espinha na boca ou Herpes Labial?

É comum as espinhas na boca serem confundidas com outra condição muito comum, o herpes labial.

Tanto a herpes labial como a espinha na boca surgem na boca provocando um desconforto. Entretanto, é essencial o dentista distinguir as duas, já que existem diferenças notáveis.

Normalmente, a espinha se apresenta como uma lesão avermelhada e inflamada, contendo pus em seu interior. Entretanto, o herpes labial se caracteriza pela presença de agrupamentos de pequenas bolhas.

Dessa forma, quando as bolhas do herpes labial estouram, ocorre a formação de uma crosta, sendo característico dessa condição.

Portanto, o dentista deve saber distinguir corretamente a espinha do herpes labial para direcionar adequadamente o tratamento para o paciente.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.