Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Doenças odontológicas

Dor na gengiva: 10 causas que você precisa conhecer!

dor na gengiva

A dor na gengiva é uma condição recorrente nos consultórios odontológicos, devendo ser um motivo de atenção entre os dentistas.

De maneira geral, sentir dor na gengiva é um sinal de que algo não está bem, sendo um sintoma de alguma condição na mucosa oral. A gengiva é um tecido fundamental no corpo humano, realizando a proteção da dentina, sendo essa a região mais superior do dente, e também da mandíbula.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Apesar de muitas pessoas negligenciarem a dor na gengiva, é papel do dentista sempre orientar e prevenir essa condição, podendo ter diversas causas e problemas associados.

Portanto, conhecer os fatores associados e os tratamentos devidos é essencial a clínica odontológica.

Confira tudo sobre dor na gengiva e forneça um atendimento completo e diferenciado a seus pacientes!

Principais causas de dor na gengiva:

Primeiramente, o mais importante é entender a origem da dor da gengiva, sendo possível determinar o tratamento posteriormente. Dentre os principais motivos que geram esse desconforto estão:

Má higiene oral

Principal fator que gera dor na gengiva, a má higiene oral pode causar uma inflamação na gengiva, resultando em dor. Isso se deve, pois, a falta de escovação e uso do fio dental gera a multiplicação da microbiota bucal de maneira desordenada.

Portanto, ao se proliferarem, essas bactérias se instalam nos dentes, geram placas bacterianas e em seguida uma inflamação, podendo evoluir para uma condição denominada gengivite.

A gengivite é uma inflamação do tecido gengival, com sintomas característicos de dor e sangramento, principalmente durante a escovação e uso de fio dental.

Um ponto de preocupação da gengivite, é que se não tratada, pode evoluir para uma condição denominada periodontite. A periodontite provoca uma retração gengival e perda de massa óssea, o que pode gerar o amolecimento do elemento dentário e até sua perca.

Sendo assim, caso o paciente evolua para periodontite e ocorra desfalques na arcada dentária, a mastigação é prejudicada. Dessa forma, o paciente não irá triturar bem os alimentos, refletindo no desenvolvimento de problemas estomacais e mau hálito.

Para evitar essas condições é importante manter hábitos saudáveis de higiene bucal e alimentação. Ainda, deve-se orientar o paciente sobre a importância das consultas periódicas a cada 6 meses.

Aparelhos e próteses

Aparelhos e próteses também podem ser a causa de dor na gengiva. Isso se deve devido à má adaptação destes, podendo provocar inchaço gengival.

Ainda, o acúmulo de alimentos entre os aparelhos e próteses pode favorecer a proliferação de microrganismos, resultando em infecção e consequentemente dor, rubor e sangramentos gengivais.

Nesses casos, é importante reforçar com o paciente a importância de manter uma boa higiene oral, assim como hábitos alimentares saudáveis a fazer uso desses recursos.

Ainda, deve-se orientar o paciente acompanhamento constante ao dentista, para profilaxia e ajuste dos aparelhos ou próteses.

Aftas

As aftas são um motivo recorrente de dor na gengiva. Dessa forma, essas lesões se caracterizam por pequenas lesões dolorosas que podem surgir na língua ou gengiva.

As aftas podem surgir de pequenos ferimentos na boca, consumo de alimentos ácidos ou picantes, deficiência de vitaminas, estresse, desordens hormonais e autoimunes.

Alguns recursos podem ser utilizados para ajudar o paciente com esse problema, como uso de gel com propriedade anti-inflamatória ou antissépticos. Entretanto, em alguns casos em que o problema é recorrente, é necessário avaliar de maneira mais cautelosa a causa do problema.

Nascimento do dente siso

O nascimento do siso ocorre entre os 17 e 21 anos, provocando dor na gengiva, além de grande desconforto.

Nesses casos, é possível prescrever gel com benzocaína e bochechos com anti-inflamatórios. Entretanto, em casos onde o siso interfere na arcada dentária do paciente ou sua higienização é dificultada, sua remoção pode ser indicada.

Traumas

Traumas na gengiva são fatores que geram dor e inchaço na região. Independente do motivo do trauma, o mesmo pode ter proporções relevantes, podendo desencadear dor e desconforto, prejudicando alimentação, comunicação e até o sono.

Sendo assim, é importante entender a origem do trauma e os tratamentos devidos, incluindo uma equipe multiprofissional caso necessário.

Sapinho

O sapinho é uma doença infecciosa, causada pelo fungo Candida albicans, podendo atingir boca, língua, bochechas e gengiva, gerando dor e desconforto.

É importante verificar o paciente, iniciando o tratamento mais adequado, administrando antifúngico diretamente na região afetada.

Abcesso dentário

O abscesso dentário resulta de uma bolsa de tecido inflamada com pus, derivado de uma infecção na raiz do dente, provocando dores intensas e inchaço na gengiva.

Nesses casos, é efetuado a remoção do abcesso dentário, podendo ser administrado antibióticos e anti-inflamatórios.

Alterações hormonais

As alterações hormonais também podem resultar em dor na gengiva. Entretanto, é uma condição que afeta mais mulheres, que possuem oscilações hormonais derivadas da gravidez, menopausa, puberdade e ciclo hormonal.

Na puberdade e gravidez, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo nas gengivas, tornando-as sensíveis e dolorosas. Isto posto, na menopausa os níveis hormonais diminuem, podendo provocar dor e sangramento nas gengivas.

Nesses casos, é necessário encaminhar a paciente ao ginecologista que irá orientar o tratamento mais adequado em cada caso.

Diabete

O diabete é uma condição que gera alterações nos vasos sanguíneos, deixando-os mais grossos, reduzindo a quantidade de nutrientes que chega até a gengiva.

Além disso, essa condição dificulta a remoção de resíduos produzidos pelas células, enfraquecendo a gengiva, o que gera mais riscos de infecções.

Sendo assim, é importante uma anamnese bem-feita, com o histórico de doenças registradas e conhecidas, uma vez que a causa de inchaços e infecções recorrentes na gengiva, pode ser a descompensação do diabete.

Hábito de fumar

A nicotina presente no cigarro reduz o fluxo sanguíneo na gengiva, resultando no acúmulo de tártaro nos dentes. Dessa maneira, desenvolve-se inflamação ou inchaço na gengiva e/ou boca.

Ainda, a nicotina também diminui o oxigênio no sangue, dificultando a regressão e a cicatrização da gengiva inflamada. Portanto, deve-se sempre explicar aos pacientes os prejuízos do hábito de fumar e incentivar o término desse hábito.

Como evitar dor na gengiva?

Algumas recomendações podem ser passadas aos pacientes para evitar a dor na gengiva. Dessa maneira, as principais recomendações são referentes a boa higiene bucal, uma vez que a maior causa de dor na gengiva deriva dele.

Sendo assim, deve-se recomendar o paciente:

  • Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia;
  • Efetuar a escovação sempre com movimentos leves e circulares, além de evitar força e agressividade;
  • Priorizar escovas de cerdas macias;
  • Efetuar o uso regular do fio dental;
  • Realizar consultas odontológicas a cada 6 meses.

Concluindo, a dor na gengiva é geralmente de fácil identificação e tratamento. Entretanto, deve-se sempre analisar com cautela e atenção cada caso, evitando um diagnóstico equivocado e a progressão do problema.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.