Empreendedorismo

Decoração de consultório odontológico: 8 dicas que irão te ajudar

Decoração de consultório odontológico

A decoração de um consultório odontológico é um investimento muito importante para os profissionais que estão abrindo novas clínicas e também para aqueles que estão reformando seu espaço. Com a decoração correta é possível oferecer ao paciente uma melhor experiência durante sua consulta, e personalizar o ambiante tornando-o único. Por isso, esse artigo traz 8 dicas para a decoração de consultório odontológico.

1- Tenha bem definido o seu público-alvo

Primeiramente, ao definir ou mudar a decoração da sua clínica é preciso definir o público alvo. Tendo isso definido, a clínica consegue investir em uma decoração que ajude a criar um ambiente que atraia e fidelize o perfil dos seus pacientes, tornando a experiência da visita à clínica mais agradável e confortável.

Por exemplo, uma clínica voltada para o público infantil pode optar por uma decoração colorida e lúdica, enquanto uma clínica voltada para idosos pode optar por uma decoração mais aconchegante e sofisticada.

2- Defina uma paleta de cores

Para clínicas odontológicas, as cores mais recomendadas são as que transmitem uma sensação de limpeza, higiene e tranquilidade, além de serem cores que promovem um ambiente mais calmo e relaxante. Algumas das cores mais adequadas para uma clínica odontológica incluem

  • Branco: É uma cor que transmite limpeza e higiene, além de ser uma cor que proporciona uma sensação de calma e tranquilidade. 
  • Azul: É uma cor que promove a sensação de tranquilidade e relaxamento. É uma cor que pode ajudar a acalmar os pacientes e a reduzir a ansiedade antes ou durante o tratamento odontológico.
  • Bege: É uma cor que transmite aconchego e conforto, além de ser uma cor neutra que pode combinar bem com outras cores e elementos da decoração. O bege pode ajudar a criar uma sensação de acolhimento e tranquilidade para os pacientes.

É importante lembrar que a escolha das cores deve ser feita de forma coerente com a identidade visual da clínica e com o estilo da decoração do consultório odontológico.

3- A iluminação é muito importante 

A iluminação é um fator crucial em uma clínica odontológica, pois pode influenciar na qualidade do trabalho do profissional, no conforto do paciente e até mesmo na percepção de higiene do ambiente. 

O dentista deve se atentar na iluminação geral do ambiente, que deve ser branca e uniforme, de forma que evite sombra e reflexos em excesso. Também deve considerar a iluminação indireta, que irá ajudar a criar um ambiente mais acolhedor e aconchegante nos locais de espera e recepção.

4- A sala de espera deve ser aconchegante 

Ir ao consultório odontológico pode não ser o programa favorito de muitas pessoas, uma vez que é de conhecimento geral que muitas ainda possuem medo. Tendo isso em vista, iniciar uma boa experiência do paciente já na recepção e sala de espera, ajudará no processo. Como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”. Logo, por ser o primeiro ambiente que terão acesso, é muito importante que seja aconchegante, tanto para a pessoa que irá consultar, quanto para seus familiares que poderão ficar aguardando. 

Na decoração da recepção, plantas também são ótimas escolhas, darão vida a sala e além de serem itens que cabem no bolso, são lindas. Aposte em plantas que não necessitam de cuidado e irrigação diária e se dão bem em ambientes fechados, como Samambaia e Espada de São-Jorge. 

Por fim, ter poltronas e sofás confortáveis também será um ponto muito importante, não somente para decoração, mas para que todos se sintam confortáveis no ambiente. Entretanto, não se esqueça de considerar que é necessário um espaço livre para circulação de todos.

5- Não se esqueça dos banheiros

O banheiro é outro ambiente muito importante quando se pensa na decoração do consultório odontológico. É necessário que o ambiente traga a maior sensação de higiene e cuidado possível. 

Os espelhos são ótimos aliados que trazem maior amplitude ao ambiente e também são funcionais para o seu paciente, sendo assim opte por espelhos generosos, sejam eles redondos ou retangulares. Outro elemento como gancho para bolsa também é super funcional e mostrará que você pensou em todos os detalhes durante a decoração.

Tratando de um consultório odontológico, ter mimos no banheiro relacionados a higiene bucal são indispensáveis, como pasta de dente, fio dental, enxaguante bucal, etc. Somando esse detalhe, a iluminação voltada para a área do espelho e lavatório também ajudará o indivíduo na escovação, retoque da maquiagem, entre outros. 

6- Cuidado com o piso e teto

Os revestimentos para piso e teto são partes importantes da decoração do consultório, mas se atentem às normas recomendadas pela Anvisa

O piso deve ser de fácil limpeza, sem permitir a absorção de qualquer tipo de líquido. Embora não seja necessário que os cantos entre as paredes e o chão sejam arredondados, é importante dar atenção especial ao rodapé e ao chão para evitar o acúmulo de poeira ou sujeira e facilitar a limpeza. Nas áreas críticas de contaminação, não deve haver tubulações aparentes nos tetos ou paredes. Caso sejam expostas, devem ser protegidas com um material resistente a impactos, lavagens e desinfetantes.

7- Monte uma brinquedoteca infantil 

Caso tenha espaço na clínica, montar uma brinquedoteca infantil pode ser um diferencial em clínicas odontológicas pediátricas, e também em clínicas com outro público-alvo, uma vez que, assim, responsáveis das crianças podem ir à clínica consultar com tranquilidade, sabendo que a criança terá um espaço para se entreter. 

É relevante pontuar alguns pontos para a brinquedoteca. Primeiramente, que tenha espaço o suficiente para que as crianças possam brincar confortavelmente. Além disso, é preciso certificar que é um ambiente seguro, higiênico e monitorado.

8- Invista em quadros e obras de arte

Quadros e obras de arte são elementos importantes na decoração de uma clínica odontológica, pois ajudam a criar um ambiente menos estéril. 

Uma boa opção é escolher obras que tenham cores claras e suaves, como paisagens ou obras abstratas com tons suaves. Evite obras muito intensas, vibrantes ou com figuras humanas, pois elas podem causar desconforto ou distração aos pacientes.

Além disso, pode ser interessante escolher quadros e obras de arte que tenham relação com a área de saúde, como imagens de dentes, bocas, entre outros. Essas imagens podem ajudar a criar uma conexão com a área de atuação da clínica odontológica.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.