Tratamentos odontológicos

Clareamento dental a laser: saiba tudo sobre o procedimento

Clareamento a laser

Possuir os dentes mais brancos é o desejo de muitos pacientes, sendo as técnicas de clareamento dental cada vez mais procuradas nos consultórios odontológicos. Dentro dessas técnicas temos o clareamento dental a laser, que está entre os mais utilizados pelos dentistas.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), o clareamento dental é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas odontológicas. Dessa forma, ofertar esse serviço pode ser um ótimo investimento para o seu consultório, confira tudo sobre a técnica.

O que é o clareamento a laser

O clareamento a laser é um dos procedimentos existentes que clareia dentes manchados e escurecidos. Portanto, se realiza dentro no consultório com a utilização de um laser responsável por ativar o gel clareador.

Como é efetuado o clareamento dental a laser

Em resumo, o procedimento ocorre através do correto isolamento da gengiva do paciente, efetuando a aplicação do gel que contém agentes clareados. Dessa forma, ao efetuar a aplicação do laser, seu contato com os agentes clareadores, vai branquear os dentes de maneira indolor, confortável e rápida, sendo todo o processo efetuado, em uma média de 60 minutos.

Existem dois tipos de clareamento dental a laser, sendo o externo e o interno.

O clareamento a laser externo tem o objetivo de remover as manchas superficiais dos dentes, devendo efetuar a adequada proteção da gengiva e lábios para não ocorrer danos. Além disso, deve-se aplicar gel para prevenir sensibilidade pós-procedimento, sendo aplicado em seguida o gel clareador, que é posteriormente ativado com o laser realizando movimentos como se estivesse realizando pinceladas. As durações das sessões duram de 40 a 60 minutos, sendo o processo realizado normalmente em 3 semanas, podendo se estender para 4 semanas em pacientes com dentes muito manchados.

O clareamento interno por sua vez, é realizado em dentes que geralmente passaram por procedimentos endodônticos, sendo a inserção do gel clareador realizada dentro do dente. Assim como no clareamento externo, após a inserção do gel, o mesmo é ativado através da exposição a luz do laser, também levando uma média de 3 semanas para sua realização, podendo ser prorrogado em casos de dentes muito escurecidos.

Clareamento dental a laser valor

O valor do clareamento dental a laser pode variar conforme o local e o profissional que irá realizar. Entretanto, o clareamento a laser, comparado as outras formas de clareamento, possuem um valor mais elevado.

Esse tipo de procedimento requer o investimento em equipamentos mais avançados, para que a ativação do gel seja eficaz, aumentando o valor de suas sessões. Dessa maneira, cada sessão pode custar até R$3000,00 (três mil reais), ou mais.

Quantas sessões são necessárias para clarear os dentes a laser?

Não existe um número padrão de sessões realizadas, devendo determiná-las conforme a necessidade de cada paciente. Entretanto, geralmente, é preciso realizar o procedimento com frequência, pois várias sessões podem ser necessárias para atingir os objetivos desejados.

Quais as vantagens do clareamento a laser

É importante ressaltar que o tratamento realizado pelo paciente deve ser cuidadosamente avaliado. Entretanto, o clareamento dental a laser costuma ser indicado para pacientes que possuem maior sensibilidade nos dentes, que buscam resultados mais rápidos e confortáveis. Dessa maneira, as principais vantagens desse procedimento são:

  • Tipo de clareamento dental realizado por pacientes que possuem uma maior sensibilidade aos dentes;
  • Tratamento rápido, sendo o branqueamento dos dentes já observado na primeira sessão;
  • Por ser um procedimento rápido, proporciona maior conforto para os pacientes.

Clareamento dental a laser quanto tempo dura

Existe um mito relacionado a duração do clareamento dental a laser, levando as pessoas a crença de que os dentes permanecem brancos, independente dos hábitos do paciente. Dessa maneira, é muito importante deixar o paciente ciente que o resultado do clareamento a laser dura em média três anos. Entretanto, o tempo de duração pode variar conforme os seus hábitos.

Sendo assim, deixe claro para o paciente sobre o tempo de duração do procedimento, informando que ao escurecer, o mesmo pode retornar ao consultório pare realizar retoque nos dentes, prolongando a duração da brancura.

Contraindicação do clareamento dental a laser

Esse procedimento não possui muitas contraindicações. Entretanto, se recomenda a não realização em:

  • Mulheres gravidas ou que estão amamentando,
  • Pessoas com menos de 15 anos,
  • Portadores de doenças periodontais, ou de alguma patologia mais grave;
  • Fumantes compulsivos;
  • Indivíduos alérgicos a algum componente do gel.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.