Tratamentos odontológicos

ATM: sintomas e tudo sobre essa condição

ATM sintomas

A disfunção da articulação temporomandibular (ATM) é uma anormalidade na articulação da mandíbula que está presente em 40% dos brasileiros. Essa articulação é a única que liga os dois lados da face, ou seja, quando se movimenta o lado esquerdo da mandíbula, o lado direito também se move, possibilitando a articulação dentária. Veja mais sobre essa disfunção e quais são os sintomas da ATM.

O que é ATM?

A Articulação Temporomandibular (ATM) é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio, sendo uma das articulações mais complexas do corpo humano. A ATM pode ser fraturada, ficar inchada, dolorida e/ ou inflamada , limitando os movimentos da mandíbula e fazendo com que a dor irradie para outros locais, como cabeça e pescoço. A DTM é outra sigla muito comum de se encontrar quando se fala de ATM , pois é a disfunção da articulação temporomandibular que ocorre quando algo impede a função ou o funcionamento adequado desse sistema de músculos. 

Como funciona a ATM?

O modo de funcionamento da ATM pode variar de duas formas: a primeira é o movimento de dobradiça, como um simples abre e fecha a boca, e a segunda  forma, é por um deslizamento chamado translação, no qual a mandíbula se move para baixo e para frente, como o movimento de bocejar, por exemplo.

Causas da ATM

As causas dessa disfunção ainda não são plenamente compreendidas, podendo ser gerada por múltiplos fatores, as mais comuns de disfunção da ATM estão relacionadas com:  

  • Bruxismo: apertar ou ranger de dentes durante o dia, ou durante a noite, sendo essa uma das causas mais comuns;
  • Mordida: o mau posicionamento na arcada dentária pode levar à mastigação incorreta, gerando uma série de problemas desde a lentidão ao comer até dores orofaciais;
  • Próteses mal adaptadas ou “gastas”: Toda prótese deve ser moldada individualmente e, além disso, deve-se realizar as manutenções periodicamente.

Sintomas mais comuns da disfunção da ATM

– dores de cabeça na região da testa, fundo de olho e nas têmporas;

– dores e zumbidos no ouvido;

– dificuldade para mastigar, principalmente alimentos duros;

– dores durante a mastigação;

– tonturas e  vertigens;

– barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca;

– desgaste dental excessivo;

– sensação de travar a mandíbula.

Como tratar a ATM?

Embora não exista uma cura, existem diversos tratamentos que podem diminuir consideravelmente os sintomas da ATM, são eles:

  • Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou por medicamentos;
  • Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou “splint” – aparelho feito sob medida para cada paciente;
  • Fazer técnicas de relaxamento para controlar a tensão muscular na mandíbula;
  • Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação poderá ser recomendada.

O que acontece se não tratar os sintomas da ATM ? 

Ao não fazer o tratamento da disfunção na ATM, poderá ocorrer a perda da qualidade de vida do indivíduo, ou seja, ter dor ou diminuição na capacidade de movimentação bucal, como alimentar-se, falar, bocejar, entre outros. Além disso, o problema pode se agravar, devendo procurar um dentista especialista para fazer o atendimento e tratar corretamente a disfunção na ATM.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.