Bolsa periodontal: tudo que você precisa saber!

bolsa periodontal

A bolsa periodontal é uma condição patológica que afeta vários pacientes. Sendo uma consequência da periodontite, se caracteriza por um quadro de inflamação e infecção, podendo provocar a perda da estrutura de sustentação dos dentes.

Por ser um problema sério, podendo resultar na perda do elemento dentário, preparamos um texto completo, com tudo que você precisa saber sobre essa condição!

Venha aprender tudo sobre bolsa periodontal e ofereça um atendimento diferenciado para seu paciente!

O que é bolsa periodontal?

A bolsa periodontal é uma patologia caracterizada por um espaço que se desenvolve entre a gengiva e o dente, ocasionado, geralmente, pelo acúmulo de placa bacteriana ou tártaro na região.

Sendo assim, essa condição se estabelece após um desequilíbrio da microbiota bucal, principalmente devido à má higiene. Dessa maneira, a bolsa periodontal é resultado do rompimento da gengiva e perda total da inserção ao redor do dente, ou seja, da gengiva, do ligamento e do osso.

Portanto, a bolsa periodontal faz com que o dente perca parte dos tecidos que o mantém aderido aos ossos, sendo uma perda óssea vertical.

Essa condição exige um diagnóstico adequado e um tratamento precoce, visando evitar a perda precoce dos dentes ou demais consequências.

Tipos de bolsa periodontal

A bolsa periodontal se caracteriza através da sua profundidade. Portanto, após análise do dentista por meio de uma sonda periodontal, essas bolsas são classificadas em profundas ou rasas.

As bolsas periodontais rasas são aquelas que possuem entre 3,5mm e 5,5mm. Entretanto, as profundas apresentam 5,5mm ou mais, sendo classificadas conforme a sonda periodontal. Dessa forma, as bolsas periodontais profundas estão presentes em pacientes que possuem uma maior perda óssea. Ainda, em alguns casos, o dente que se associa a bolsa periodontal possui algum nível de mobilidade.

Portanto, pacientes que se queixam de “dente mole”, apresentam perda óssea ao redor desse elemento dentário, como decorrência do avenço da doença periodontal. Sendo assim, por ser o osso que retém o dente, quando ocorre a perda deste, o dente começa a apresentar mobilidade.

Todavia, o diagnóstico e tratamento dessas bolsas são muito importantes, para que a perda óssea não evolua e não ocorra a perda dos dentes.

Bolsa periodontal sintomas:

Normalmente essa é uma condição que não apresenta dor, a não ser por uma infecção aguda desenvolvida em uma ou mais bolsas periodontais.

Entretanto, o impacto dos alimentos nas bolsas periodontais pode resultar em incômodos durante as refeições.

Todavia, a presença de placa bacteriana abundante, associada a hiperemia, edema e exsudato é comum. Ainda, as gengivas podem se apresentar sensíveis e sangrar facilmente.

Com o avanço dessa condição periodontal, ocorre o amolecimento dos dentes, e após a perca de um terço da raiz, a mastigação torna-se dolorosa. Ainda, a evolução pode levar a perda total da massa óssea e perca do elemento dentário.

Periodontite como principal causa dessa condição:

A principal causa da bolsa periodontal é a periodontite, sendo esta a evolução da gengivite. Sendo assim, a periodontite é o acúmulo de placa bacteriana e/ou tártaro, abaixo da margem gengival, quando não é tratada da maneira adequada.

É na periodontite que ocorre a formação de bolsas profundas que se formam no tecido periodontal, podendo abrigar microrganismos anaeróbicos. Esses organismos desencadeiam a liberação crônica dos mediadores inflamatórios, incluindo citocinas, prostaglandinas e enzimas a partir de neutrófilos e monócitos. A inflamação resultante afeta o ligamento periodontal, gengiva, cemento e osso alveolar.

Dentre os fatores de riscos que contribuem para a periodontite estão o acúmulo de placa bacteriana, tabagismo, obesidade, diabete, estresse emocional e deficiência de vitamina C.

Doenças sistêmicas associadas a doença hematológica:

Algumas doenças sistêmicas associadas a doenças hematológicas podem resultar na manifestação de periodontite, dentre elas a leucemia, agranulocitose, neutropenia e síndrome de leucócitos preguiçosos.

Doenças sistêmicas associadas a distúrbios genéticos:

Além disso, alguns distúrbios genéticos podem manifestar periodontite como síndrome de Down, neutropenia familiar e cíclica, síndrome de deficiência de adesão dos leucócitos, síndromes de histiocitose, síndrome de Cohen, doença de Crohn, hipofosfatasia, agranulocitose genética infantil, dentre outras.

Portanto, pacientes que apresentam essas condições possuem mais chances de desenvolver bolsas periodontais, devendo o dentista se atentar a esses pacientes.

Bolsa periodontal tratamento:

O tratamento para bolsa periodontal envolve a limpeza das bolsas periodontais, mediante raspagem e aplainamento radicular, sendo eliminado tudo que se encontra dentro da bolsa periodontal como restos de alimentos, tártaro e bactérias.

Existem inúmeras espécies bacterianas que podem estar presentes nas bolsas periodontais e somente a limpeza profissional da cavidade bucal, com raspagem e aplainamento radicular pode corrigir essa condição.

Ainda é possível a utilização de um aparelho ultrassom para eliminação dos tártaros nos dentes, além da raspagem e limpeza através das curetas periodontais. Além disso, um jato de bicarbonato pode ser utilizado para o polimento da região afetada.

Portanto, o objetivo é deixar a região que possui a bolsa periodontal limpa, polida, sem tártaro e com remoção do biofilme. Dessa forma, a inflamação local irá diminuir e a perda óssea também irá cessar. Além disso, deve-se recomendar o paciente a manter bons hábitos de higiene oral.

Diagnóstico da presença de bolsa periodontal

Para diagnosticar essa condição é necessário a utilização da sonda periodontal, que possibilita a medição do sulco entre a gengiva e o osso. Dessa maneira, um sulco saudável deverá apresentar no máximo até 3mm, caso apresente mais que isso, indica a presença da bolsa periodontal.

Além do exame clínico com o auxílio da sonda periodontal, é possível solicitar o paciente exames radiográficos para observar o nível ósseo dos dentes.

Em casos de infecção no local, é possível a presença de pus na bolsa periodontal, e com o simples exame da sonda periodontal, essa secreção pode sair da cavidade bucal.

Entretanto, em alguns casos, a presença desse pus ou prurido tem drenagem espontânea. Denominado abscesso periodontal, a presença desse pus representa uma condição aguda que necessita de adequado tratamento.

Diferença entre sulco gengival e bolsa periodontal:

O sulco gengival possui uma profundidade normal, sendo cerca de 2mm a 4mm. Entretanto, quando ocorre presença da placa bacteriana, com o desenvolvimento de inflamação e aprofundamento do sulco, desenvolve-se uma bolsa periodontal.

Concluindo, a bolsa periodontal é uma condição que deve ser tratada precocemente, evitando a perda dos dentes. Ainda, deve-se sempre orientar o paciente sobre os cuidados adequados com a higiene bucal, além de visitas regulares ao dentista.