Bolha embaixo da língua: 4 causas que você precisa conhecer!

bolha embaixo da língua

A cavidade oral é uma região que pode ser acometida com diversos tipos de lesão, dentre elas, a bolha embaixo da língua pode gerar grande desconforto.

Bolhas na língua podem ter diversas origens, desde fatores infecciosos, autoimunes, traumáticos, neoplásicos, dentre outros.

Dessa forma, por acometer vários pacientes e se tratar de um problema recorrente, preparamos um artigo completo sobre bolha embaixo da língua. Confira!

Bolha embaixo da língua: o que pode ser?

A bolha embaixo da língua pode ter diversas origens, dentre eles reações a medicamentos ou alimentos, baixa imunidade, consumo de alimentos quentes, traumas, fatores infecciosos, dentre outros.

Sendo assim, independente da causa base desse problema, é uma condição que geralmente gera bastante dor e desconforto.

Dentre os motivos mais comuns de aparecimento de bolhas embaixo da língua estão:

Papilite lingual transitória:

Condição que se define pela inflamação das papilas gustativas, sendo geralmente passageira.

Dessa forma, entre os motivos que levam a papilite lingual transitória estão a falta de sono, estresse, mudanças hormonais, alimentação inadequada, deficiência de vitaminas, tabagismo e consumo de alimentos ácidos.

Essa condição pode ter como fator de risco: alergias, língua geográfica, problemas gastrointestinais e asma.

Portanto, a papilite lingual transitória propicia a formação de bolhas na língua, ardência, formigamento, dor, vermelhidão, boca seca e alteração de paladar.

Apesar do incômodo gerado, por ser uma condição temporária, não necessita da prescrição de medicamentos, nem de tratamentos específicos. Entretanto, caso o problema persista, é importante investigar com o paciente a origem da repetição desse problema.

Câncer na língua:

A presença de uma bolha embaixo da língua, que se desenvolve em ferida e não cicatriza, associada ou não com dormência na língua, mau hálito, sangramento da língua, dificuldade ou desconforto para mastigar ou engolir, pode ser um indicativo de câncer na língua.

Dentre as causas mais comuns que levam ao desenvolvimento do câncer na língua estão o tabagismo, alcoolismo, higienização oral inadequada, lesões crônicas desenvolvidas mediante próteses dentárias não adaptadas, que podem levar a formação de tumores.

É importante orientar de maneira devida o paciente caso se desconfie do surgimento do câncer. Sendo assim, o paciente deve ser encaminhado para equipe médica, que em conjunto com o dentista irá traçar a melhorar estratégia de tratamento.

Dessa forma, dentre os tratamentos mais comuns relacionados a câncer de língua estão a quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou combinações entre estes.

HPV

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível que pode ser transmissível através do beijo ou do contato com objetos contaminados com o vírus.

Pode se apresentar na cavidade oral como bolinhas na língua e nas mucosas orais, inclusive embaixo da língua.

O HPV, apesar de poder gerar alumas complicações, pode ser tratamento facilmente através da terapêutica correta e orientação adequada dos pacientes.

Mucocele

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é um tipo de bolha que se forma no lábio, na língua, bochechas e céu da boca. Sendo assim, esse problema se deriva do acúmulo de saliva no interior do tecido, através do rompimento de canais que transformam a saliva devido algum trauma local.

Sendo assim, as bolhas geradas pela mucocele podem ter um tamanho que varia entre 2 ou 3 centímetros de diâmetro, sendo uma lesão benigna, não causando dor caso não esteja acompanhada de algum ferimento.

Ainda, a mucocele não é uma doença contagiosa, regredindo normalmente sem a necessidade de nenhum tratamento. Entretanto, alguns pacientes irão necessitar de uma pequena cirurgia para remover o cisto e glândula salivar afetada.

Caso ocorra a necessidade de cirurgia, a mesma se trata de um procedimento simples, sem a necessidade de internação do paciente, realizada em algumas horas no consultório, com os retornos das atividades habituais do paciente em 2 dias.

Em pacientes com histórico de ressurgimento da mucocele se faz necessário analisar o caso e averiguar a necessidade de novas intervenções.

Ademais, a presença de bolha embaixo da língua pode ter como causa traumas, próteses e aparelhos ajustados indevidamente, problemas de imunidade, dentre outros fatores que devem ser analisados, antes de se pensar em problemas mais graves.

Como diferenciar bolha embaixo da língua de câncer?

Primeiramente, é importante o dentista saber diferenciar os três tipos de lesões bucais, sendo elas: leucoplasia, eritroplasia e a eritroleucoplasia.

Leucoplasia:

A leucoplasia é um tipo de lesão que afeta a boca, se manifestando em forma de placas espessas esbranquiçadas ou acinzentadas, aderidas na mucosa oral. Portanto, é uma lesão plana com potencial de malignização, podendo evoluir para câncer.

Não se sabe exatamente quais as causas da leucoplasia. Entretanto, as pesquisas sugerem que seu desenvolvimento se deve devido à irritação crônica da mucosa oral, associada a tabagismo, elitismo, candidíase oral crônica e traumas de origem mecânica.

Um ponto importante a ressaltar são os fatores de riscos associados ao desenvolvimento de leucoplasia, como idade acima de 60 anos, raça branca e exposição ao tabaco e álcool.

Eritroplasia:

A eritroplasia se caracteriza por manchas ou placas vermelhas na mucosa oral e orofaringe.

Também se trata de uma condição associada tabagismo e elitismo, além de saúde bucal inadequada, baixo consumo de vegetais, hipovitaminose e desnutrição.

É muito importante mencionar que a presença de bolha na língua com as características de eritroplasia necessitam de atenção especial, pois possuem chances maiores de evoluírem para câncer.

Sendo assim, quando o paciente apresentar bolha na língua, que não regride, por mais de 15 dias, pode ocorrer a necessidade de biopsia para averiguar a condição.

Eritroleucoplasia:

A eritroleucoplasia se caracteriza pela lesão onde ocorre a associação entre a leucoplasia e a eritroplasia.

Bolha embaixo na língua tem cura?

A bolha na língua geralmente é tratável e potencialmente curável. Sendo assim, mesmo em casos graves de câncer de boca, desde que se obtenha o diagnóstico precocemente e o tratamento devido seja iniciado prontamente, as chances de cura são boas.

De maneira geral, as causas que levam ao desenvolvimento de bolhas embaixo da língua são múltiplas, devendo o dentista se atentar para o motivo base do problema. Dessa forma, as terapêuticas atuais se mostram eficazes e até em casos mais graves o paciente possui um bom prognóstico.