Doenças odontológicas

Boca tremendo: principais causas e tratamentos

Boca tremendo

A boca tremendo gera diversos incômodos ao paciente, porém o que se sabe sobre as causas desta indisposição? Embora na maioria das vezes, esta reação seja uma resposta natural do corpo, a boca tremendo pode ser indício de outras patologias.

Saiba quais as maiores causas da boca tremendo e quando se preocupar com ela.

O que é a boca tremendo?

Antes de descrever o que é a boca tremendo, vamos relembrar quais os músculos existentes na anatomia da região bucal, além de importância desta para nossa condição de saúde.

A boca faz parte da mastigação e sucção dos seres humanos. Portanto, nesta região concentram-se os músculos mastigatórios, funcionando para elevar a mandíbula de encontro a maxila e gerar expressões faciais.

Vários músculos são responsáveis por esta ação, entretanto, apenas o orbital da boca, responsabiliza-se pelas ações dos lábios, como fazer biquinho, por exemplo.

Além disso, possuem sua movimentação guiada pela resposta neurológica a uma ação voluntária, ou involuntária muscular, para cumprir a ação desejada, seja para abrir a boca ou para sorrir e sugar.

Portanto, a musculatura da boca reage voluntariamente a nossas ações, devido à transmissão da intenção de movimentar-se.

Quando a boca reage involuntariamente às ações neurológicas, como a boca tremendo, devemos observar atentamente seus sinais.

Logo, fatores como duração e intensidade dos tremores, localização (superior ou inferior), além de medicamentos e doenças existentes, podem causar a boca tremendo.

Abaixo, listamos as possíveis causas da boca tremendo e quando se preocupar com isso.

Estresse

Situações e períodos que sobrecarregam nossa carga emocional, geram tremores em diversas partes do corpo, incluindo a contração da boca.

Além disso, o contato direto com situações adversas pode causar doenças como bruxismo e dores orofaciais. Logo, tratamento médico e psicológico, amenizam ou findam estes tremores.

Intoxicação por cafeína

O excesso de café causa a tremedeira bucal. Os sintomas são:

  • Enjoo e náusea;
  • Aumento da micção;
  • Irritação;
  • Membros inquietos;
  • Excitação;
  • Insônia.

Outros sintomas estão associados ao consumo excessivos de cafeína, como taquicardia e tremores em outras partes do corpo, por exemplo.

Por isso, devemos ingerir cafeína controladamente, de modo a não sentir a tremedeira na boca, entre outros sintomas.

Distonia Orofacial

A Distonia orofacial causa tremores bucais devido ao desvio mandibular, trismo ou bruxismo, e desvio lateral ou superior ou protrusão da língua.

Consequentemente dificulta a mastigação, pois limita os movimentos, causando dificuldades funcionais em deglutir, mastigar e falar.

A distonia requer diagnóstico, logo, seu tratamento é realizado com aplicação de toxina botulínica.

Ingestão de certos medicamentos

Para que as causas da contração bucal sejam descobertas, o paciente precisa relatar os medicamentos ingeridos concomitante ao quadro de tremor bucal.

Medicamentos como esteroides e estrogênios, por exemplo, causam tremores, incluindo a boca tremendo. Consequentemente a substituição destes medicamentos geram alívio e o cessar da tremedeira.

Tremores causado por drogas

Para pacientes que tratam alcoolismo e vício em drogas, a boca tremendo é um sintoma ligado a abstinência de substâncias.

Portanto, para cessar este quadro, o acompanhamento médico e medicamentoso, auxilia neste processo que se finda com a abstinência fisiológica no indivíduo.

Espasmo Hemifacial

Primeiramente, este quadro ocorre apenas em um lado da face.

Caracteriza-se pela contração involuntária muscular devido à irritação do nervo, por exemplo.

O tratamento do espasmo hemifacial pode envolver cirurgia em alguns casos. Injeções regulares de Botox também podem ser usadas para congelar os músculos afetados para parar de se contrair.

Traumas

Traumas que comprometem os nervos da face como os neurológicos, cervicais e faciais, por exemplo, causam espasmos bucais.

Compressões

Nervos quando compressos em áreas anatômicas, também podem causar contrações musculares. Entretanto, o tratamento para cessar esta contração, é a descompressão do nervo da área afetada.

Outras condições patológicas e médicas causam a boca tremendo. Entretanto, a observação de sinais e sintomas, assim como, intensidade e local geram diagnósticos e diferenciais tratamentos.

Para diagnósticos precisos, a consulta especializada com profissionais capacitados, garantem tratamentos efetivos e duradouros.

Logo, a aplicação de Botox, feita pelo dentista especialista, é o melhor tratamento atualmente, para a tremedeira bucal. Vale ressaltar que, grande parte das doenças relacionadas a tremedeira tem eficácia terapêutica com o uso do Botox, porém outras condições requerem outros tratamentos.

O uso de estimulantes como o café, por exemplo, podem ser tratadas com a diminuição do consumo deste, a fim de cessar a contratura bucal.

Porém, se os sintomas persistirem, a avaliação médica e odontológica deve ser realizada.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.