Tratamentos odontológicos

Aparelho Hyrax : conheça o expansor odontológico

Aparelho Hyrax

O aparelho Hyrax é utilizado devido a um problema muito presente na população: o estreitamento do palato, sendo uma condição que afeta bastante a vida dos indivíduos.

Essa condição ocorre quando o céu da boca é estreito, e as consequências podem gerar problemas como, mordida cruzada e dentes apinhados.

Dessa forma, para solucionar o problema da falta de espaço para os dentes, desenvolveram o chamado aparelho expansor Hyrax, conhecido também como disjuntor maxilar.

Vamos te contar agora sobre esse aparelho, suas indicações e seus benefícios.

Para que serve o aparelho Hyrax?

O Hyrax, conhecido como “aparelho do céu da boca”, pode ser fixo ou móvel.

Esse tipo de aparelho é uma solução auxiliar para o tratamento de problemas específicos causados pelo estreitamento do palato, sendo eles a arcada dentária em V, apinhamento, ou falta de espaço para o nascimento dos dentes permanentes. 

A função principal dele é aumentar o perímetro da maxila e remanejar o arco dentário, visando um maior espaço para alinhamento dos dentes apinhados e tortos.

Precisa-se de uma avaliação do dentista para saber o espaço ideal a ser aberto. Além do acompanhamento durante todo o tratamento para que o uso do aparelho forneça o resultado esperado pelo paciente. 

Quais as indicações?

O aparelho de disjunção maxilar Hyrax, é indicado em disfunções no céu da boca, que geralmente são casos de atresia maxilar.

Além disso, o uso do Hyrax é mais efetivo no público infanto juvenil. Pacientes com até 15 anos possuem melhores resultados. Isso porque a junção dos ossos faciais não está totalmente calcificada, o que seria mais fácil de corrigir.

Já em adultos, o aparelho também pode ser utilizado, porém, a expansão será mais lenta, e em casos severos pode haver intervenções cirúrgicas.

Como funciona o aparelho Hyrax?

Estruturalmente ele pode ou não possuir uma placa de acrílico e o aparelho ortodôntico ficará preso aos dentes laterais, pois ele será utilizado somente na parte superior da boca.

No centro do aparelho tem um parafuso, que será girado por uma chave periodicamente, conforme o ortodontista, para aumentar o alargamento da arcada dentária.

Realizando esse método rotineiramente, uma leve pressão exercida na boca irá fazer com que os ossos do céu da boca se movam de forma gradual, até chegar no lugar esperado.

Lembramos a você que o tratamento é totalmente indolor!

Quanto tempo tem que usar o aparelho?

O tempo de tratamento de cada caso é muito subjetivo, e dessa forma o período pode durar de semanas a meses.

Geralmente, o tratamento possui resultados rápidos, pois o tempo médio para obtenção de resultados efetivos e satisfatório é de 3 a 9 meses.

Qual o valor do aparelho Hyrax?

Já o valor do expansor Hyrax vai variar conforme a necessidade do paciente, material utilizado e o seu tipo.

Porém, a média de preço costuma ser em torno de R$750,00.

Quais os cuidados com o aparelho expansor?

Como qualquer outro aparelho ortodôntico, o expansor demanda alguns cuidados, como higienização e manutenção do tratamento.

Você pode instruir o paciente na higienização realizando alguns passos:

Com a escova de dentes, ele deve fazer movimentos para que as cerdas penetrem em todo espaço, de forma a evitar acúmulo de placas bacterianas.

Além disso, deve ser feita a utilização do fio dental periodicamente, passando, principalmente, entre o aparelho e a mucosa. 

Para finalizar, com água ou o enxaguante bucal, faça jatos, com seringas sem agulha, com bastante pressão para conseguir remover restos de resíduos do aparelho.

Quais os benefícios da utilização do aparelho Hyrax?

Além de corrigir o problema do palato, o expansor pode trazer diversos benefícios se utilizado de forma correta e com acompanhamento, veja:

Estabiliza a mastigação:

O aparelho permite que pessoas com mordida cruzada e dentes tortos realizem uma mastigação estável e eficiente. Além disso, ele auxilia na trituração dos alimentos e elimina as dores e os machucados causados por mordida cruzada.

Melhora a fala:

O mau posicionamento do dente prejudica a fala , isso ocorre devido a distúrbios no posicionamento da língua.

Sendo assim, quando encerra o tratamento há melhora na fala, devido ao aparelho expansor e sua finalidade adequar o tamanho da arcada dentária.

Evita as extrações:

Os dentes, com o estreitamento do palato, podem crescer de forma irregular, necessitando de extração, e com o uso do aparelho, um espaço é liberado, tornando a extração dentária dispensável.

Reduz o tempo de tratamento:

O uso do aparelho expansor como aparelho auxiliar, reduz em até 50% o tempo de tratamento ortodôntico, já que há espaço na arcada dentária, possibilitando um maior movimento dos dentes, ajudando em outros procedimentos.

Deixa o sorriso mais bonito e melhora a autoestima

O aparelho possui também benefícios estéticos, ele vai ajudar na correção dos dentes apinhados, que em alguns casos causam desconfortos e constrangimentos ao paciente.

O tratamento realizado de forma correta e sem desistência do paciente, possui elevadas chances de satisfação com o resultado, devido à melhora considerável na sua qualidade de vida, e também da autoestima.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.